2011/05/24

Análise ao Zapp Epi


Depois de já por aqui ter passado o Zapp Mini, eis que a Zapp me deu oportunidade de testar o seu novo mini-router portátil: o Zapp Spot EPI.




O Zapp EPI

Ao contrário do Mini, este EPI é mais vocacionado para ficar instalado numa posição fixa, embora nada vos impeça de andar com ele para todo o lado, já que possui uma bateria com autonomia para 4h.



Dentro da caixa encontramos tudo o que poderiam precisar para um acesso imediato à Internet, estejam onde estiverem: um Zapp Epi, um transformador, uma antena, e até um pequeno cabo ethernet - já que, ao contrário do "Mini", este EPI vem equipado com uma porta de rede Ethernet tradicional.

A Zapp teve a gentileza de me enviar também uma antena omnidireccional de 5dBi que permite melhorar a recepção (está também disponível outra, direccional de 10dBi), e que muito jeito me fez - já que, morando numa zona com sinal fraco, o uso da antena standard obrigar-me-ia a colocar o EPI perto de uma janela (que é o recomendado, de qualquer forma).
Mas com a antena de 5dBi, foi possível apanhar um sinal decente em qualquer ponto da casa.


Em funcionamento


Usar o EPI não tem segredos. Temos a ficha mini USB para carregamento, uma porta ethernet, um botão de power e o conector para a antena. Pelo que... é apenas ligar tudo nos sítios correspondentes, e carregar no botão do power.

A partir daí, basta lançarmos um browser, para acederemos à página de configuração do EPI, semelhante à de qualquer router.

No caso de tal ser feito via WiFi, teremos primeiro que nos ligar à rede WiFi do Zapp EPI obviamente, usando a password "default" que vem indicada no equipamento.


É aqui que poderão configurar os vossos dados de cliente de acesso ao serviço Zapp; e verificar - a qualquer momento - quantos equipamentos estão actualmente ligados ao EPI (num máximo de 5), e também o estado da bateria e modo de ligação. No meu caso, e graças à antena opcional, consegui o EVDO Rev A (que permitiria um download teórico máximo de 3.1Mbps e uploads de 1.8Mbps).


Apreciação Final

Tratando-se de um serviço "mobile", a qualidade da ligação e velocidades atingidas pelo Zapp EPI dependerão das circunstâncias do momento e do sítio onde nos encontramos: pelo que se torna difícil fazer comparações directas. O facto de alguém atingir os 3Mbps não servirá de garantia para que outra pessoa noutro ponto do país consiga essas velocidades; nem tão pouco que essas velocidades se repitam 1h depois.

No entanto, após quase uma semana de utilização e vários testes, consegui obter sempre valores bastante razoáveis, de 1-1.5Mbps de downlad, e 400-800Kbps de upload. O que, não sendo valores "excelentes", permitem uma utilização "razoável" da internet sem grandes problemas.

Unicamente para efeitos de teste, com a antena fornecida com o equipamento, o sinal recebido era bastante inferior...

... reflectindo em velocidade já nada utilizáveis de 0.12Mbps e upload de 0.04Mbps - mas isto, relembro, era com o EPI colocado dentro de casa e longe de qualquer janela. De qualquer forma, para quem pretender usar um EPI em local fixo, e no caso de ter um sinal insuficiente, recomenda-se o uso da antena de 5 ou 10 dBi para uma melhor prestação.


Para além disso, no caso de terem que ir passar um fim-de-semana fora, ou até passar umas semanas de férias em qualquer lado - em menos de um minuto podem pegar no vosso EPI e levá-lo convosco para acesso à Internet sem limites onde quer que estejam (em Portugal) e disponível para 5 equipamentos. Tudo isto com uma única mensalidade, o que é sempre muito mais atractivo do que pagar múltiplas mensalidades de internet para a casa, computador, smartphone, tablet, etc. etc.


Se a Zapp conseguir melhorar as velocidades e oferecer 3Mbps efectivos à maioria dos clientes, não me custa imaginar que um grande número de pessoas possa considerar utilizar um Zapp como forma de acesso principal à net. Mas, até que isso aconteça, parece-me que se torna mais interessante para todos aqueles que tenham necessidades especiais: por exemplo, pessoas que passem os dias a trabalhar (ou estudar) num local, mas passem os fins-de-semana noutro.

Nesse caso, em que não compense andar a pagar múltiplos serviços que passam a maior parte do tempo sem uso, ou onde nem se possa estar tempo suficiente para justificar um serviço "fixo", a Zapp continua a ser uma das opções mais interessantes a considerar. (Ainda mais se apanharem uma campanha que vos dá 4GB de dados por 14,90€ ou tráfego ilimitado por 22,90€ ;)

Pessoalmente, e para o meu caso pessoal - em que tenho Internet por cabo e uso o Zapp apenas como backup ou quando vou para qualquer lado - o Zapp Mini continua a ser o meu modelo favorito. Mas, este EPI não lhe fica atrás, pelo que se torna apenas justo dar-lhe a mesma pontuação. :)


Zapp EPI


Prós


  • Acesso à Internet simples de usar
  • Preço atractivo (pode até ficar a custo zero, com contrato de 24 meses)
  • Sinal WiFi bastante forte



Contras


  • Velocidade da Internet altamente "variável"

3 comentários:

  1. Carlos,

    Admira-me ao contrario dos outros operadores, não ter sido referido que este operador também pratica a falácia dos tarifários Ilimitados com o limite de "Tarifário sujeito a politica de utilização não abusiva."

    ResponderEliminar
  2. @José Luís

    No caso da Zapp está bem explícito que a velocidade será limitada caso passes os limites do teu tarifário. (E não deixa de ser algo caricato, que mesmo com a velocidade limitada, tenhas velocidades superiores a certos operadores "ilimitados" que nem te avisam disso)...

    ResponderEliminar
  3. @Jose

    A Zapp já me respondeu à questão da PUA, e no caso deles não tem a ver com qualquer "limite de tráfego". Ou seja, nada te impede que faças download de 5000TB por mês.

    A limitação está no caso de o tipo de utilização dada afectar negativamente os restantes utilizadores de uma célula, e prende-se com a gestão necessária para garantir um serviço com qualidade aceitável a todos os clientes.

    Isso é algo que todo e qualquer operador terá necessidade de fazer, e é perfeitamente compreensível. No caso da ZON a questão principal era a existência de um limite não divulgado num plano de dados vendido como sendo "ilimitado".

    E no caso de um operador por fibra/cabo, menos desculpas há a nível de "saturação" da célula, como acontece numa rede wireless.
    (Embora pense que os operadores devem esforçar-se para ter uma infraestrutura adequada que permita satisfazer as condições que "vendem", quando em uso normal..)

    ResponderEliminar