Quantas vezes leram as infindáveis páginas dos contratos dos serviços que utilizam na internet? Se forem como a esmagadora maioria das pessoas, simplesmente marcam a caixinha do "sim, aceito", e seguem em frente sem pensar mais no assunto.
No entanto, no caso do popular serviço de alojamento e partilha de fotografias associado ao Twitter, o TwitPic, parece que esses mesmo contrato irá servir de alerta para muitos outros.
É que, ao utilizarem este serviço, estão também a ceder o direito que eles utilizem toda e qualquer foto que enviem para lá, podendo vendê-las sem vos darem qualquer tipo de satisfação - e pior ainda - dando-lhes o direito de processarem quem utilizar comercialmente essas mesmas fotos sem o seu consentimento!
Ora, se mesmo perante este abuso muitos "anónimos" não se importarão de o continuar a utilizar, o caso muda de figura quando se trata de algum fotógrafo profissional ou alguma individualidade famosa.
Considerando que existem vários outros serviços de fotografia que podem utilizar em vários clientes de Twitter, como o yFrog, parece-me que está na altura de passar a utilizar um que não abuse das nossas fotos da forma como o TwitPic faz.
2011/05/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Essas regras podem parecer esquisitas para nós, mas não me espantam nada nos States, porque de facto muitas vezes as empresas colocam essas alineas para sua defesa.
ResponderEliminarDuvido que eles fossem vender as fotos, porque aí sim, teriam muitos problemas. Mas uma alinea dessas serve por exemplo, para não serem processados se por exemplo passar na TV uma imagem do TwitPic com uma foto de alguém. Esse alguém poderia processar o TwitPic, mesmo eles não tendo culpa nenhuma.
Cumps,
Mais uma sugestão para partilhar imagens de forma rápida e simples: http://imgur.com/
ResponderEliminar