2011/06/01

Análise ao ASUS NAS M25


Quem acompanha o "Aberto até de Madrugada" há algum tempo, saberá que a minha procura por uma solução de NAS perfeita mais parece uma aventura em busca de um tesouro perdido. Foi por isso com especial agrado que recebi este NAS M25 da Asus para fazer uns testes rápidos.

O que é um NAS? Basicamente é uma qualquer "caixa" que funcione como um repositório de informação que possa ser acedida através de uma rede, simplificando o processo de partilha de informação entre vários computadores (e também equipamentos móveis, e até televisores e outros "media player"), e que pode possibilitar também funcionalidades acrescidas, como serviços de FTP, acesso remoto via web, serviços de backup, assim como oferecer protecção de dados em caso de falha de disco (dependendo do modo utilizado).




O ASUS NAS-M25


Este NAS-M25 é um pequena caixa (211mm x 129mm X 120mm) com capacidade para dois discos SATA (até um máximo de 2x 3TB) e rede Gigabit.

Tem um processador ARM a 1.2GHz, com 512MB de Ram e 128MB de Flash, e conta ainda com 3 portas USB para a ligação de discos externos, ou uma impressora USB que poderá ser partilhada pela rede, ou ainda fazer a monitorização do estado de uma UPS.



O processo de instalação dos discos é bastante simples, dispensando o uso de qualquer ferramenta.


Existe uma pequeno botão em baixo para destrancar a tampa, e basta colocar os discos "nús" nos slots existentes. Para facilitar a remoção dos discos existem umas pegas plásticas de encaixe rápido.

A caixa tem uma pequena ventoinha, mas felizmente em condições normais nem se faz notar.


Em Funcionamento


O processo de boot demora menos de 1 minuto, e depois de o ligarmos à rede rapidamente podemos ter acesso ao seu interface através de um qualquer browser, digitando o seu endereço IP (atribuído por DHCP), ou usando o mais amigável nome "NAS-M25".


A página inicial permite-nos entrar nos menus de configuração do NAS, ou na parte do Twonky UPnP Server, que possibilita o acesso a conteúdos multimédia via UPnP.

Existem dezenas de possibilidades de configuração, mas os menus estão organizados de forma bastante simples. (Há ainda a possibilidade de simplesmente utilizarem um Wizard para vos assistir na configuração inicial).


O processo inicial implica que escolham a forma como vão ser utilizados os discos - como dois discos individuais, ou agrupando-os como sendo um só (JBOD), ou em RAID 0, ou RAID 1 (que usa um disco como backup do outro, para salvaguardar os dados em caso de avaria de um deles.)






Depois... é questão de se aventurarem nos diversos menus de configuração que existem para todos os gostos. Desde as opções que permitem saber a "saúde" dos discos - e que vos podem enviar emails de aviso caso alguma coisa corra mal ou saia dos parâmetros recomendados (como a temperatura excessiva) - aos diversos serviços de rede que permitem, para além do SAMBA, funcionalidades de FTP, DHCP, NFS, iTunes server, definir utilizadores com diferentes quotas de espaço e/ou permissões, etc. etc.

Para a maioria das pessoas, nem será necessário aventurar-se em tal coisa: mal escolham a forma como querem utilizar os discos, o NAS fica pronto a usar, portando-se como mais uma "pasta" partilhada na rede.


Desempenho
Nos curtos testes que fiz, o NAS M-25 foi capaz de gravar dados a velocidades de 40-50MB/s numa rede Gigabit (sem ter a preocupação de andar a optimizar as configurações para utilizar "jumbo frames").

Mesmo duplicando um ficheiro do NAS para ele próprio, as velocidades mantinham-se perto dos 30MB/s, o que me parece ser mais que razoável para este tipo de equipamento. (Mas claro, são valores que dependerão dos discos utilizados e da configuração escolhida).

Fiz também testes, misturando ficheiros grandes com milhares de ficheiros pequenos, e em todos os casos ele não teve problemas em "digerir" tudo.


O Consumo


Considerando que um este tipo de equipamento será deixado ligado 24h por dia, o seu consumo torna-se num factor essencial a considerar. Por isso mesmo, poderão ficar descansados, pois em vez dos 40 ou 50W (ou mais) que gastariam com um computador a partilhar os discos, este NAS nunca passou dos 16W em uso intensivo.

Consumo esse que baixa para os 10W quando um dos discos pára, e para os 7-8W quando ambos os discos entram em modo "sleep" (após 5 minutos, mas configurável através do interface de gestão).

O estado dos discos é indicado nos leds frontais, com os leds a passarem de azul a verde quando eles estão em modo "ecológico" - ou vermelho quando algo corre mal.


Os Extras


Uma vez que seria uma "pena" ter um equipamento deste tipo ligado 24h por dia apenas para servir de disco partilhado, este NAS-M25 tem a possibilidade de aprender alguns truques novos através da instalação de módulos adicionais. Um cliente de bittorrent, serviços de download de ficheiros da web, são alguns dos que estão disponíveis, e que permitirão expandir a utilização deste NAS, podendo "poupar" um computador sempre ligado para este efeito.

O processo de encontrar e instalar estes "extras" é que poderia ser alvo de maior simplicação... descarregando automaticamente os módulos através da internet, por exemplo (algo que também se aplica aos updates de firmware).


Apreciação Final

Não me tendo sido possível explorar "a fundo" todas as possibilidades (a utilização dos programas de backups; o uso de discos externos USB como backup adicional ou expansão de espaço, etc), não posso deixar de me sentir bastante satisfeito com o desempenho deste NAS-M25. Para quem procura uma solução simples e prática de usar, basta comprar esta caixa, adicionar discos, e em menos de 2 minutos pode ter 6TB de espaço à disposição na sua rede.

Por outro lado, quando foi altura de tirar os discos, e mesmo com a ventoinha ainda sem se fazer sentir, os discos sairam a uma temperatura já bastante quente ao ponto de ser desgradável ao toque (mesmo estando ainda dentro dos parâmetros ditos "aceitáveis" de funcionamento). Para alguém que como eu, gosta de ter as coisas bem fresquinhas - parece-me ser sinal de que o método de vetilação poderia ter recebido um maior cuidado (mais entradas de ar frontais, e uma ventoinha maior que permitisse uma mario circulação do ar com baixo nível de ruído).

Os consumos são comedidos, e o desempenho é satisfatório, com a vantagem de permitir funcionalidades extra mediante a instalação dos programas adicionais. Tivesse este NAS lugar para mais dois discos internos, e poderia ter aqui uma solução à minha medida... :)



ASUS NAS-M25


Prós

  • Facilidade de Utilização/Instalação
  • Consumos Reduzidos
  • Funcionalidades Extra (torrents, web download, etc)


Contras

  • Caixa em plástico de aspecto "baratucho"
  • Ventilação pouco eficiente

8 comentários:

  1. Anónimo1/6/11 12:20

    Muito boa a análise..
    Só penso faltar o preço e local para compra em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. O preço que ronda os 165€ não trás nenhum disco, certo?
    Dá para colocar lá dentro só um disco? Ou é sempre necessário 2?
    Os 7/8W é que me parecem um bocado :s

    ResponderEliminar
  3. e ruído algo que se note?

    ResponderEliminar
  4. tenho algumas perguntas! tenho um receio muito grande quanto a estas NAS, como é em caso de recuperação de informação "em caso de emergência", ou seja, o formato de escrita!?! os dados são encriptados?


    Posso tirar os discos e ligar num computador e aceder a esses dados?

    ResponderEliminar
  5. Preços: o kuantokusta indica de 161 a 165€ em diversas lojas (sem discos, claro)

    @metRo_
    Pode meter-se só um disco. Os 7/8 Watts nao me parecem exagerados - ainda mais considerando que uma solução PC-based gastaria bastante mais.
    O ruído como disse, nem se notava (ao lado de um PC normal)...

    @diogo
    Usa EXT2/3, pelo que poderão facilmente ser recuperados ligado a um qualquer PC.
    (Nos discos externos USB, pode aceder a FAT32 e NTFS - este último só em leitura)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo1/6/11 15:36

    atrás (local) Traz (verbo trazer) escrevam um português melhor por favor ;-)

    ResponderEliminar
  7. Uma porta e-sata também é que era...

    Agora os consumos são muito bons mesmo! 16W no máximo com dois discos ligados? Belos discos!!! Este valor surpreende-me bastante!!!

    ResponderEliminar
  8. Nuno Miguel16/6/11 14:54

    Por acaso já alguém teve a oportunidade de aferir se é possível instalar o FreeNas nesta NAS? e qual a compatibilidade com a mesma?

    ResponderEliminar