2011/06/20

Zoosh - um NFC Ultrasónico

O NFC está na moda, com a sua promessa de permitir efectuar transações de forma segura e sem fios. No entanto, isso obriga a que toda a infraestrutura de pagamentos esteja preparada para utilizar esta nova tecnologia - algo que poderá demorar bastante tempo.

Não seria bom se pudessemos usar um sistema que nos oferecesse as mesmas vantagens, mas sem a necessidade de hardware específico dispendioso e dedicado?

Que tal se se utilizassem as colunas e microfones já existentes nos smartphones para transferir dados de forma ultrasónica? É isso mesmo que faz este Zoosh.

É daquelas ideias tão simples e lógicas que nos apetece perguntar: porque é que ninguém ainda se tinha lembrado disto antes?


2 comentários:

  1. Transferir dados através de ultrasons, não me parece a forma mais segura de transferir informação.
    Basta dar uma olhadela à lista de sites que foram recentemente atacados, e a facilidade aparente com que tal foi conseguido.
    Other than that, podia ser uma excelente ideia.

    ResponderEliminar
  2. @Alexandre

    A segurança não tem que estar no "método de comunicação", mas sim no protocolo que funcionar sobre ele. Género o HTTPS ou SSH a funcionar sobre uma ligação WiFi pública.

    Mas, eles próprio disseram que isso foi uma consideração desde o início, usando tokens de uso único - que faz com que, mesmo que uma uma transação fosse gravada por terceiros, seria inútil.

    (De qualquer modo, esse tipo de coisas aplica-se a qualquer outro método de comunicação: quer seja, som, luz, ou RF. :)

    ResponderEliminar