2011/07/18

Análise ao LG Maximo 2X


Como não podia deixar de ser, tinha muita curiosidade em ver o que a LG tinha para nos oferecer com o seu Maximo 2X (internacionalmente conhecido como Optimus 2X, mas que por motivos óbvios no nosso país teve direito a ser rebaptizado).

Este LG 2X (LG-P990) foi o primeiro smartphone Android dual-core a chegar ao mercado, e embora tenha sido algo ofuscado pelo mais mediático Samsung Galaxy S 2, não deixa de ser merecedor da nossa atenção.




O LG Maximo 2X


Como referi no início, a grande novidade deste LG 2X é o facto de ser um dos primeiros Android equipado com processador Dual-core a 1GHz (ARM Cortex-A9 proccessor, ULP GeForce GPU, chipset Tegra 2) que à partida lhe garantirá prestações invejáveis.

Para além disso, tem uma câmara de 8MP capaz e gravar vídeo HD 720p (30fps) e 1080p (24fps). E, outra das características muito publicitadas, é o seu ecrã LCD IPS de 4"  de alto-brilho (com resolução de 480x800). De resto, podem contar com o que se esperaria de um smartphone de topo: WiFi N, GPS, acelerómetros, giroscópio, câmara frontal, etc.

No entanto, há algumas coisas que deveriam ter sido alvo de mais atenção: tem "apenas" 512MB de Ram (quando os concorrentes têm 1GB), e a sua ligação 3G permite apenas downloads a 7.2Mbps (quando outros permitem já 21Mbps.)

O design está muito bem conseguido - e sem dúvida pisca o olho a todos os que apreciarem o design "monolítico" do iPhone 4 - e não falta sequer um vidro gorilla glass que permite uma utilização intensiva sem receio de riscos no ecrã.





Na caixa, para além dos habituais headphone, carregador, e cabo USB, encontramos também um cabo HDMI que nos permite ligar o 2X a uma televisão. Por outro lado, se todo o design e sentido prático deste 2X está conseguido de forma excelente, a tampa que cobre a ficha microHDMI no equipamento não inspira muita confiança.





A câmara

Com 8MP, auto-focus, e Flash LED, a câmara cumpre com o que é esperado, embora não se possa esperar "milagres" de câmaras de smartphones com lentes de tamanho tão reduzido. Mas, para o efeito que se pretende: ter sempre uma câmara para "desenrascar", chega e sobra - embora me pareça que pudesse ser um pouco melhor.







Fotografia em interior, com e sem flash.

E não faltam sequer alguns modos "originais", como um modo de fotos sequencial:


Quanto ao vídeo, é "HD" 1080p, mas... não esperem ver uma qualidade "bluray" das vossas filmagens com este 2X:




O LCD vs iPhone 4 e Galaxy S 2



A LG tem feito bastante publicidade aos seus novos LCDs como tendo mais brilho que a concorrência, e na verdade, quando visto dentro de casa, e ao lado de um iPhone 4 e de um Galaxy S 2, confirma-se.

No entanto, estas são as condições onde um brilho exagerado até se torna prejudicial; onde esse brilho será necessário é no exterior, perante a luz do sol:

... e neste caso, como se pode ver, embora a sua visibilidade seja superior à do SuperAmoled+ do Galaxy S 2, acaba por não se distanciar do LCD do iPhone 4. (O que não é nenhum "defeito", entenda-se!)





Em Funcionamento


Altura de vermos que tal este Android "de bolso" equipado com um Tegra 2 se comporta. E... é aqui que as coisas começam a complicar-se. Tendo recebido este LG 2X depois de ter tido oportunidade de experimentar o novo Galaxy S 2 da Samsung, as minhas expectativas estavam "traçadas".

No entanto, dei comigo a ter que aguardar inúmeras vezes pelo aparelho, em situações que se esperava que tudo funcionasse de forma fluida e sem "engasgar". (Por exemplo, visitar o Android Market para instalar uma App ou actualizações foi acompanhado de inúmeras pausas inexplicáveis - algo a que estou habituado no meu A5, mas que não são admissíveis num equipamento de topo com um processador dual-core.) Já para não falar dos frequentes crashes que nos atiram para o menu principal...

Talvez seja culpa da pouca memória do equipamento, ou das alterações feitas pela LG (que colocou um media player sempre em memória e com controlos acessíveis da área das notificações)... Mas o que é certo é que este 2X precisa desesperadamente de uma actualização do sistema que resolva estas coisas que, tal como estão, lhe mancham a reputação.

Por outro lado, se pretendem um equipamento que possam rapidamente ligar a uma televisão, para verem filmes em HD (ou simplesmente jogarem, ou navegarem na internet "em grande")... irão apreciar a facilidade com que este 2X dá uso ao HDMI.





Considerações Finais


Fiquei com pena que este LG 2X não estivesse à altura das expectativas que tinha para ele. Esteticamente trata-se de um dos smartphones que me parece mais bem conseguido, e tem uma qualidade de construção excelente, já para não falar no seu hardware de luxo que lhe garante a capacidade de se tornar num dos melhores da classe. No entanto, tudo isso é posto em causa por um firmware com bugs que causam lentidão e crashes inesperados.

Espero que com a actualização para o Android 2.3 (que num equipamento de topo como este, deveria já vir de origem), tudo isso seja resolvido e que este LG Maximo 2X possa finamente tornar-se naquilo que é esperado dele; mas até que isso aconteça, os interessados terão que estar conscientes que estão a comprar um produto que mais parece estar em fase "beta" de testes.

E como tenho a obrigação de dar uma pontuação pelo equipamento tal como ele é e não por aquilo que ele poderá vir a ser, ainda por cima quando existem alternativas igualmente apetecíveis no mercado e que oferecem maior estabilidade de funcionamento, este LG Maximo 2X fica assim limitado a um:



LG Maximo 2X


Prós 

  • Design
  • Hardware competente (Tegra 2)
  • HDMI
  • Vídeos FullHD


Contras

  • Android 2.2 (e com bugs)
  • Bugs
  • ... e mais bugs



Mais Fotos





Por estes dias, a minha casa mais parecia uma loja de smartphones da LG... :)

14 comentários:

  1. Esperava um bocadinho mais deste LG, um modelo que aprecio bastante.

    ResponderEliminar
  2. @Norberto
    Pois, também eu. Daí a "desilusão" ter sido maior.

    Mas, espero que com o update para o 2.3 este 2X fique bastante melhor, já que como disse... não lhe falta potencial!

    ResponderEliminar
  3. Pelo que li, o CM7 melhora a performance. Não sei é se chegará aos níveis esperados.

    ResponderEliminar
  4. Tenho o LG optimus 2x com o CM 7.1, apesar de mesmo antes não ter notado nenhum tipo de bug (e uso intensivamente o telemóvel, é verdade que com a rom original existem pausas quando se está a instalar programas da appstore.

    COm o CM 7.1 a coisa muda de figura, consegui 2800 pontos no quadrant, deixei de ter pausas na instalação de programas ( e depois de instalar o CM 7.1 cheguei a ter mais de 10 apps em queue a instalar), a bateria ganhou alguma vida (graças ás opções extra de controle) e até mesmo a ver filmes MKV (720p) ligado por HDMI à TV deixei de ter cortes (o único bug que encontrei com a stock rom).

    Ahh quando a jogos, tenho diversos da tegra zona e não noto diferença entre esta versão e a stock, mas nos jogos é capaz de ser onde este telemóvel brilha mais de facto, corre tudo sem uma única paragem (até agora pelo menos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dieneces!
      Estou a pensar comprar este smartphone e ando por aqui a pesquisar informação. Pode esclarecer o que é isso do CM 7.1? Sou leiga no assunto! OBG!

      Eliminar
    2. @SandraM

      CM quer dizer CyanogenMod, é uma rom alternativa mantida e desenvolvida pela comunidade, e que por norma disponibiliza versões mais recentes mesmo quando os fabricantes não lançam updates oficialmente.

      Eliminar
  5. Antes de mais, os meus cumprimentos ao Aberto até de Madrugada, o qual sigo avidamente através dos meus feeds!
    Vem mesmo a calhar este review, embora ainda me deixe mais indeciso, mas espero que alguém me ajude.
    Ando muito indeciso na compra do meu próximo Android, para substituir um LG Gt540. Sem hipótese de comprar um Galaxy S2, pois não está nos Pontos TMN, a hipótese que se segue é este Maximo 2x. Tenho lido que tem alguns bugs e tal, que a Lg teve pressa para ser a primeira e tal mas, também lido que o equipamento é muito competente e que o update para 2.3 resolverá grande parte das questões.
    Por isso, acham que será uma boa opção? Ou um Xperia Neo ou até mesmo o Huawie X5, também não me deixarão ficar mal?

    ResponderEliminar
  6. @Felizardo

    Efectivamente, este 2X não deixa de ser um bom equipamento - desde que a LG resolva atempadamente os bugs e lance uma versão com o Android 2.3; ou então se o utilizador estiver disposto a aventurar-se numa rom alternativa tipo CyanogenMod (como o Dioneces comentou antes de ti.)

    Um X5 representa uma excelente relação qualidade/preço, mas obviamente estamos a falar de categorias completamente diferentes: o 2X é um Tegra Dual-Core a 1Ghz, enquanto que o X5 se fica por um processador a 800Mhz.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/9/11 14:37

    Viva,

    Tenho um LG 2X, e estou maravilhado, rápido em praticamente tudo, o ecrã home com liquid wallpaper, por vezes tinha um pequeno lag, mas com a última versão da LG ficou bem melhor. Filmes HD são excelentes, bugs, realmente tinha-os na versão anterior (Versão B), agora tenho a D e está bem melhor, mesmo em termos de velocidade. O menu de aplicações não poderia ser mais rápido. Corre o Froyo, nunca testei o cyanogenmod, mas tenho que o testar um dia para ver a diferença. Com o gingerbread e este maquinão, é de esperar que ainda fique melhor...vamos lá ver, a LG é um bocado lenta nos updates.

    ResponderEliminar
  8. Estou na versão f e não sei o que bug, o aparelho é excelente,atualizem ele mo programa da lg e verão,abraços aqui do Brasil.

    ResponderEliminar
  9. boas
    é o seguinte,estava a pensar mudar para o maximo 2x,mas precisava de saber, se a actualização para o 2.3 realmente resolveu os problemas!

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Vinicius
      Agradecemos que utilize uma linguagem apropriada para locais públicos.

      Eliminar