2011/07/11

O Traffic Shaping na Zon

Ainda bem que os nossos operadores por cabo - neste caso a Zon - nos vendem velocidades de 20, 30, 50 ou 100Mbits.
É que depois, "na hora da verdade", quando é necessário dar uso a essa velocidade pela qual se paga... as coisas são bem diferentes.

Se telefonarmos para lá, somos atendidos por uma "parede" de operadores com instruções claras: negar, negar, e voltar a negar. A frase de que "a Zon não faz traffic shaping" é tantas vezes repetida que até se arriscam a que fique queimada nos neurónios.

Mas... uma imagem vale por mais que mil negações:


Isto é o que acontece quando tento fazer um download em horário "congestionado" (cerca das 21h até às 24h). Um constante limite artificial de 1MB/s, que mal é atingido me manda a velocidade cá para baixo.

Felizmente, fora deste horário "congestionado", as coisas ainda vão funcionando à velocidade contratada (e espero que assim se mantenham.) Querem ver? O mesmo exacto download... mas feito "fora-de-horas".


(E nem vale a pena tentarem justificar com factores de variação "externos", pois isto é coisa que funciona matematicamente seguindo estes horários de estrangulamento na minha área - e que se pode constatar diariamente).

É coisa a que já me resignei... e na verdade nem me chateia muito, a não ser o sentimento de incumprimento de um serviço pelo qual estou a pagar. Não será um mau sinal quando um operador vende um serviço que depois não pode cumprir a qualquer hora do dia? Só me interrogo qual a desculpa que eles darão aos clientes que estão a pagar 100Mbps e que depois na prática apenas podem usufruir de uma fracção dessa velocidade...

... Muito gostava eu que os senhores da EDP aplicassem esta mesma técnica de traffic shaping à electricidade em casa dos gestores da Zon: das 21h às 24, deixavam-nos ligar 1 lâmpada, 2 lâmpadas... 3 lâmpadas.... e mandavam-lhes a electricidade abaixo! (E assim sucessivamente.)
E quando telefonassem para lá a reclamar, que fossem atendidos pela mesma parede de funcionários que lhes garantisse: "a EDP não interfere com a electricidade dos clientes".


Ou então que permitam a outras empresas cobrarem também por aquilo que depois não possam fornecer aos clientes, para que estejam todos em igualdade de circunstâncias. :P

17 comentários:

  1. Vítor Araújo11/7/11 12:02

    É pena que este tipo de operadores continue a ter muito mais adesões do que aqueles que até respeitam os clientes.
    Tenho internet Clix há 6 anos e é dos poucos ISP que não aplica nenhum traffic shaping e que conhece o significado de "tráfego ilimitado". Conheço casos de pessoas que utilizaram 1 terabyte num mês e nunca receberam cartas de aviso nem lhes reduziram as velocidades.

    ResponderEliminar
  2. Os Srs da EDP não têm consumo sem limites. Usas mais, pagas mais. Que raio de analogia é essa ?
    Pede à ZON um serviço dedicado, paga de acordo, e tens o problema resolvido.

    ResponderEliminar
  3. Aqui na província as operadoras até nem são muito ranhosas. Tenho contrato com a Cabovisão e a Vodafone (ADSL) e funcionam dentro da velocidade contratada. A Cabovisão inclusive passa um bocadinho dos 10 Mbps. Mas a quantidade de usuários também é menor. Para os grandes centros creio ser mais complicado. E essa ideia da EDP é muito boa! :)

    ResponderEliminar
  4. Que software usaste para registar as velocidades na rede? É possível fazer um registo de tráfego junto a um router doméstico que é acedido por vários computadores, num misto wired e wireless?

    ResponderEliminar
  5. Em tempos, numa sessão de querer ver um jogo de futebol e como não assino SportTv fui ao meu site de referência e a transmissão estava desastrosa, com interrupções e pouca qualidade na pouca imagem que ia vendo.
    Liguei a VPN que tenho aos Estados Unidos e então a minha ligação PT-USA-site-USA-PT funcionava na perfeição.

    Em networking, o caminho mais curto entre dois pontos é dando a volta ao mundo?

    ResponderEliminar
  6. Mas que raio é que "VPN" tem a ver com o assunto?!
    Isso ou é piston ou biela só pode!

    ResponderEliminar
  7. @Anonimo
    "Os Srs da EDP não têm consumo sem limites. Usas mais, pagas mais. Que raio de analogia é essa ?"

    A analogia faz todo o sentido! Tu é que não percebeste nada.

    A analogia foi feita com a potência (largura de banda), não com o consumo de energia (tráfego).

    Imagina o que era a EDP vender 10kW mas das 21h às 24 o disjuntor disparar ao 1kW. :D

    ResponderEliminar
  8. @JoaoC

    Aquele gráfico vem directamente do router (DDwrt) e disponibiliza as velocidades da rede interna, externa, e wireless (para além de também ter um gráfico com o consumo diário).

    ResponderEliminar
  9. também tinha interesse em saber qual a aplicação utilizada para monitorizar o tráfego e que serviu para fazer os gráficos.

    ResponderEliminar
  10. Dá vontade de partir tudo! Sim, eu sei que é relativamente fácil dar a volta ao assunto, mas se eu contrato uma velocidade não deveria ter de ser "chico esperto" para usufruir dela! Estou contigo nesta cruzada!

    ResponderEliminar
  11. Melhor é quando vem um marmelo tentar vender um serviço com mais velocidade, em que a gente diz:
    "Oh amigo eu pago 12 e só tenho 2!"
    Grandiosa resposta:
    "Tem de aderir ao serviço de 24 Megas"!
    Porra mas se pagava 12 e tinha 2 era porque a linha não dava mais... ia meter 24?!?!?

    São todos uns sabidos desde os comerciais, aos operadores e a quem manda neles.

    ResponderEliminar
  12. A questão é que depois de algum barulho feito "forte e feito" (leia-se ameaças de anacom e afins, provas de TS e outras) com a zon, istá à mais de um ano, não tenho tido problemas. Os meus 24 Mb/s são reais e permanentes. MAS, desde quinta-feita passada, isto passou-se. estou no 1Mb/s.
    @Carlos, cheira-me mais a problemas na "ZONLandia" do que a outra coisa.

    Claro que, logo à noite, chegando a casa, e estiver igual, vão levar com uma notificação das minhas...

    ResponderEliminar
  13. Se me permites Carlos e se quiserem usar p2p podem dar uma olhadela aqui:

    http://www.joaosilas.com/como-ultrapassar-contornar-combater-o-traffic-shapping-do-meo-zon-sapo/

    A mim no sapo resolveu :)

    ResponderEliminar
  14. Acabei de reparar que agora (hora de ponta) a minha ligação está bloqueada a 1 MB em peer to peer "/ Sou meo

    ResponderEliminar
  15. A culpa é da ANACOM que, mesmo sabendo destas situações, deixa os operadores fazer o que bem entendem... ah, agora me lembro, quem paga os salários da ANACOM são os operadores que a ANACOM devia regular.

    ResponderEliminar
  16. tbm estou a ser vítima de trafic shapping da zon agora antes conseguia download de ftp a 7mbps agora estão sempre por volta dos 700kbps

    vou mudar para clix n estou mais com vontade de pagar 80 euros por mes e n ter o serviço completo como deve ser

    ResponderEliminar