2011/09/01

Zapp Abandona Serviço CDMA450


Tendo sido desde há algum tempo um forte apoiante do Aberto até de Madrugada, é com alguma tristeza que vos dou a notícia em primeira mão de que a ZAPP irá descontinuar o serviço CDMA450 a partir de 30 de Setembro de 2011.

Segundo um email que me foi enviado por eles:

Trata-se duma decisão que nos vimos forçados a tomar face ao novo enquadramento do mercado, e que infelizmente passa pelo encerramento da rede actual. Contudo estamos a respeitar um pré-aviso de 30 dias que é superior ao previsto na lei (15 dias), fazendo todos os esforços para não deixar ninguém "pendurado".

O sector das telecomunicações em Portugal vai, nos próximos meses, passar por grandes alterações com a introdução de novas tecnologias de quarta geração (4G) que vão mudar a forma como as empresas e os consumidores utilizam as comunicações móveis (a Anacom vai leiloar todas as frequências 4G disponíveis até ao final do ano).

Face a esta evolução do mercado, e à insuficiência de condições económicas de exploração dos serviços, concluimos que apenas será possível competir no mercado de uma forma sustentável com uma licença em termos diferentes dos actuais.

A fim de podermos vir a oferecer um serviço mais competitivo, estamos a devolver a nossa licença actual à ANACOM, e propomos que uma nova licença com maior largura de banda e com condições mais flexíveis seja disponibilizada ao mercado. Se a nossa proposta for acolhida, vamos provavelmente concorrer à nova licença 450, abrindo o caminho, de forma sustentável, para a adopção de novos serviços, mais económicos e com maior eficiência.

Em paralelo, estamos a participar no processo de leilão das frequências 4G/LTE, independentemente do desfecho dos 450.

São sem dúvidas péssimas notícias para todos os clientes ZAPP que dependiam deste serviço para aceder à net em qualquer lugar, e que assim terão que procurar outras alternativas - mas, por outro lado, esperemos que a Zapp consiga dar a volta "por cima" a este episódio, e que possa regressar em força em breve com novos serviços e novas velocidades, acompanhando a evolução tecnológica "4G".

30 comentários:

  1. E eu que era para fazer o test drive na próxima semana...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/9/11 16:28

    São uns tipos engraçados pois continuam a vender os produtos para o respectivo serviço que vão fechar no fim deste mês :(

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    Segundo um amigo meu que pretendia comprar, eles informaram-no da situação actual, e de que não poderiam dar seguimento à compra.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/9/11 17:02

    Sinto-me profundamente vigarizado. Adquiri o router Spot Plus de 99,00 € e tenho o serviço há apenas 2 meses!
    Paguei já as 2 mensalidades que usei (até mandaram mail de cobrança "forçada" com a conta já paga e antes do vencimento da factura). Se soubesse não pagava nada! A de Setembro NÃO vou pagar, serve para amortizar o router que agora dá para gizar com batatas!
    Que desapareçam de vez e deixem de vigarizar as pessoas. É inadmissivel vender algo que acabará em tão pouco espaço de tempo.
    QUE Não fiquem com a nova licença pois daqui a uns tempos deixam mais uns quantos milhares de clientes "pendurados"...
    João Ferreira 02/09/2011

    ResponderEliminar
  5. @João

    Acho mais vergonhoso o facto de na lei apenas ser necessário um pré-aviso de 15(!) dias para terminar um serviço deste tipo.

    No mínimo, deveria ser algo tipo 3 meses, para garantir que os actuais clientes se pudessem "arranjar" da melhor forma - e para evitar situações como a tua. :(

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/9/11 18:56

    Já pensaram nos colaboradores?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/9/11 20:26

    boa noite,

    para o @joao...se adquiriu o equipamento a 2 meses será reembolsado..

    para o carlos martins...a lei preve 15 dias...damos 30...acreditem que foi a ultima escolha que quissemos fazer...mas aguardem por novidades

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo

    Sim, disse-o no sentido que a Zapp fez mais do que devia "legalmente" - mas parece-me ser uma situação onde a lei deveria exigir mais tempo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/9/11 15:01

    Pois bem , só acho mal é que se for o cliente a querer desistir do contrato não pode devido à fidelização , mas como é a própria empresa a desistir fica tudo em águas de bacalhau !

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/9/11 15:05

    Eu faço este mês 2 meses que estou com a zapp , e o meu contrato é de 24 meses !

    ResponderEliminar
  11. Marco Ventura6/9/11 15:11

    Eu tambem estou há 2 meses com a zapp e sei perfeitamente que se fosse eu a desistir o meu mal seria este !

    100%do valor se a rescisão ocorrer no decurso dos primeiros 6 meses do contrato

    80% do valor se a rescisão ocorrer após os primeiros 6 meses do contrato

    50% do valor se a rescisão ocorrer após os primeiros 12 meses do contrato

    Com isto tudo fiquei a saber que o cliente é sempre o prejudicado .

    ResponderEliminar
  12. Marco Ventura6/9/11 15:18

    Há ! e esqueci-me de frisar , que por cima desses valores tem uma nota , passo a citar !

    RESCISÃO ANTECIPADA DO CONTRATO

    Em caso de rescisão do contrato pelo cliente , ou por motivo ao mesmo imputável , antes de decorrido o período de vigência do contrato definido na Proposta De Adesão , a MobiZapp terá direito a receber uma indemnização calculada da seguinte forma .

    ResponderEliminar
  13. Marco Ventura6/9/11 15:27

    Mas tambem estou aqui a matutar !
    Eu celebrei o contrato com a Zapp a 23 de julho , nessa data esta gente não sabia do encerramento da rede ?
    Já sei , deve ter sido o Manda Chuva da Zapp que acordou numa manhã mal disposto e disse ( A partir de hoje não Há ZAPP para ninguém , vou acabar com a rede !! ) pois bem , este senhor deixou muita gente a pendurado .

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/9/11 15:36

    Ok, reclamações à parte (eu uso uma pen tornado há um ano, sem fidelização, portanto não me posso queixar), quais são as alternativas? Os outros operadores têm soluções sem fidelização? Esperar pelo 4G da zapp já sabemos que não é solução, apesar do "aguardem por novidades" do Anonimo de 2 de Setembro às 18:56 (que nem sei se é um representante oficial da ZAPP). E quanto ao próprio valor do equipamento adquirido? Há alguma legislação sobre isso? No contrato diz alguma coisa? Vou dar uso à minha assinatura da revista da DECO e perguntar a eles...

    ResponderEliminar
  15. Zapp, não obrigado!7/9/11 01:19

    Contratei com a Zapp a 3 de Fevereiro de 2011, entretanto tenho 1 Pen tornado, um Spot Plus e uma antena de 5 dbi compradas na Zapp. Grosso modo, 150 euros para o caixote do lixo! Além disso, e para melhorar o sinal da rede, ainda adquiri uma antena externa+10 m de cabo e conectores. Ou seja esta "brincadeira" da Zapp fica-me em cerca de 175 euros por 6 meses de utilização.
    Bem pode a Zapp vir com o 4 G, 5 G, ou com todos os números e letras do abecedário que para mim, ZAPP NÃO, OBRIGADO!
    Infelizmente até era dos que os defendia em alguns foruns, chegando ao ponto de ser acusado de ter interesses...

    ResponderEliminar
  16. Zapp, não obrigado!7/9/11 01:23

    Estou a pensar aderir à Vodafone. Custo do modem reembolsado nas próximas 3 facturas e desconto de 5 euros durante o período de fidelização (sai 5 euros/mês mais barato que a Zapp). Pedi-lhes apenas que me indicassem qual a velocidade mínima garantida.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/9/11 18:05

    Assinei contrato com a zapp á nem sequer um mês, e agora vejo-me obrigado a escolher outra operadora. Sou obrigado a utilizar o serviço ate ao final do mês porque eles não cancelam o serviço, sabendo eles que no final do mes ja nao acaba. Se quisesse-se não podia tinha uma serie de clausulas, como são eles não há clausulas. A zapp só perde, quem depois desta situação lamentável vai querer voltar, a outras operadoras só tem a ganhar com esta situação. Se todas as operadores fizessem o mesmo sempre que alteravam o serviço.

    ResponderEliminar
  18. Zapp, não obrigado!8/9/11 02:26

    Bem... cheguei à conclusão que estou lixado! A Vodafone ou qualquer outra internet de banda larga passou a colocar limite nos tarifários "ilimitados", de 15 GB por mês.
    Como estou numa zona "não Sapo" e me recuso a aceitar ser descriminado ao ser obrigado a pagar uma linha telefónica que não quero, estou num dilema. A porra da Zapp tramou-me mesmo... :(

    ResponderEliminar
  19. CarlosMGP8/9/11 11:53

    Bom dia.
    Parece que alguém da Zapp responde por aqui, por isso aqui fica também o meu descontentamento sobre o assunto..!

    Sou cliente à cerca de 4 anos e acho inadmissivel o que estão a fazer.
    Se querem começar a transmitir em 4G então primeiro tratariam de arranjar a licença e só depois comunicariam aos seus clientes e propunham a alteração de serviço, e eventualmente de tarifários.

    Uma operação destas só pode estar a mascarar um encerramento da empresa e colocar um fim à marca Zapp.... pois acredito que todos os clientes que vão agora ficar sem serviço de internet não vão voltar para a Zapp quando, e se, voltar a disponibilizar algum serviço de Internet..

    Só por mim posso falar, mas eu não vou voltar! Ainda hoje mesmo vou à TMN para tratar de adquirir internet movel e a um custo bem mais baixo!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8/9/11 13:11

    Vão fechar e fazem comunicados a dizer que despedem metade dos trabalhadores que eram 100 e passam para 50 lol Grande tanga. Até prejudicam os desgraçados que foram despedidos e que assim parece que despediram os incompetentes, é incrivel.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo8/9/11 18:13

    Torna-se evidente que e' o fim da ZAPP ou MobiZAPP, como ISP... Se a empresa continuar sera' a prestar serviços a empresas, ou outros serviços relacionados com as telecomunicaçoes... O facto e' que a ZAPP aos anos que vem falando da rede WiMAX, e ate hoje nada... Agora passa a vida a falar do 4G, mas como a licença e' uma fortuna, e so' um louco e' que investe num parque tecnologico, o qual passados 3 anos (ou menos) fica obsoleto... Por isto e muito mais e' mesmo o fim da ZAPP o que e' pena porque era o unico operador ISP a fornecer CDMA450...

    ResponderEliminar
  22. Boas, tenho uma pen tornado desde Abril de 2011 e hoje acedi à página oficial da empresa e fui surpreendido pelo fim do serviço. Por pouco não "caia" com mais um carregamento via multibanco. Agora a questão é: quem me paga os 30 Euros que dei pela pen? Quem me paga as cerca de 20 horas de navegação que ainda tenho? Eu cumori sempre a minha parte e pelos vistos quem falhou (má gestão?) foi a zapp.
    Conclusões:
    1 - Zapp nunca mais (mesmo que mudem o negócio para a venda de pasteis de nata, convosco nunca mais quero nada);
    2 - Em altura de crise não vou entrar em fidelização nenhuma: acabou-se a net móvel que precisamos todos de poupar.
    Assim é melhor, não é? 0 euros de mensalidade, 0 de velocidade e 0 meses de fidelização! Palmas, que são artistas portugueses!

    ResponderEliminar
  23. Comigo passou-se algo similar... adquiri o equipamento da ZAPP em Março de 2011, através de uma promoção daquela operadora. Custo do equipamento foi de €89,00 mas como deram-me um desconto de €50,00 nas primeiras 12 facturas, fizeram o acerto já depois da última factura.

    Porém, recusam-se a aceitar a activação da garantia: o equipamento já não serve para o fim para o qual havia sido adquirido. Quero devolver o equipamento e receber os €39,00 que me custou efectivamente o equipamento.

    Uma vergonha mesmo... ZAPP nunca mais.

    ResponderEliminar
  24. Não são uma operadora séria!
    Tinha o contrato a decorrer, com fidelização de 18 meses, e a descontar a PEN. Quando recebi a carta a avisar que iam terminar o seviço aderi a outra operadora. Agora andam a ameaçar com tribunal para receber 21,02€ do ultimo mês que já nao utilizei!
    Vou para tribunal desmascarar esta vigarice!

    ResponderEliminar
  25. Zapp é do piorio tenho uma sobrinha minha que aderiu a esta operadora, convencida pelos descontos/abatimentos durante o contrato de permanência, acabam com o serviço por interesse próprio, ela ficou pendurada, aderiu à Vodafone em setembro e querem que ela pague esse mês também a eles. Não lhe chega o prejuízo causado e os descontos que só serviram para ludibriar as pessoas?!
    Agora, também, andam a mandar cartas com ameaças. Quero ver quais vão ser os argumentos deles perante o Tribunal? Já falei com o meu advogado e ele diz que vai fazer uma reconvenção de valor muito superior.

    ResponderEliminar
  26. Curioso ver estes comentários: Em julho deste ano fui abordado, no Continente de Braga, por um promotor da Zapp. Pretendia que eu aderisse com uma fidelização de 24 meses, onde descontaria o valor do novo modem que estavam a lançar. Agora vejo que se tivesse caido na esparrela, ficava sem o meu rico dinheirinho. Quem foi na conversa não pode ser considerado uma burla?

    ResponderEliminar
  27. Como foi referido, a lei permite que um operador encerre o serviço com apenas 15 dias de antecedência (valor que acho ridículo, mas pronto... isso a " lei".)

    Ficará agora por determinar qual a legalidade desse mesmo operador pretender cobrar pelo serviço não prestado. Pela lógica, nem dá que pensar... mas as coisas nos tribunais por vezes são demasiado "misteriosas"... pelo que nem digo nada.

    ResponderEliminar
  28. Parece que a área de clientes da zapp está a funcionar de novo...

    ResponderEliminar
  29. Perante os factos aqui descritos os contractos da Zapp fazem um manifesto abuso do direito.
    Mais o procedimento desta empresa é de uma manifesta má fé!
    Qualquer Tribunal o declarará! Pois, decência é palavra que não existe no léxico Zapp!

    ResponderEliminar
  30. A alguns anos tive esse (serviço) foi sem duvida o pior serviço de internet que já tive e basta fazer ums pequena pesquisa na net, a má fama está espalhada por todo o país. Para quem assinou contrato à pouco tempo não devem considerar como perdido o valor do equipamento, com essa gente na falencia ganharam centenas de euros e evitaram milhares de dores de cabeça..

    ResponderEliminar