2011/10/18

Análise MSI Z68A-GD80 B3 [Motherboard]

No dia do nosso 4º aniversário estreamos uma nova categoria de hardware nas nossas análises: as motherboards.

Tendo sido convidado pela MSI para testar alguns dos seus produtos, o dilema que se colocava era apenas um: como poderia eu ter tempo para fazer tudo - ainda mais sabendo quando este tipo de testes a "hardware" obrigam a bastante dedicação... e tempo?

A solução passava por inventar uma máquina do tempo... ou recorrer à ajuda de alguns amigos que, sendo igualmente "fanáticos" pelas tecnologias e que estão completamente à vontade com as "tripas abertas" dos computadores, se prestaram a dar o seu apoio: neste caso em concreto o já vosso conhecido Luis Costa, principal responsável pela existência do Apps do Android.

Assim sendo, passo-lhe a palavra... e espero que gostem. :)




Foi com muito prazer que aceitei o convite formulado pelo mestre guru dos blogs, o meu caríssimo amigo Carlos Martins, para efectuar uma review à motherboard MSI modelo Z68A-GD80 B3.





Para tornar possível esta análise, recebemos ainda um CPU Intel i5 2500 e 4Gb de RAM DDR3 1333Mhz, gentilmente cedidos pela OSGAproveitando a boleia, aproveitei para lhes comprar um disco Western Digital de 2TB, modelo WD20EARX, o qual será alvo de testes num futuro próximo.


 O CPU, versão inbox vem, como é norma, acompanhado por um cooler standard.




O CPU tem o multiplicador "bloqueado", pelo que as definições dos parâmetros de overclocking não foram testadas. Quanto à memória, está “limitada” a 1333Mhz - o que não será um factor limitativo pois a Intel recomenda memória DDR3-1066/1333.


A Z68A-GD80 B3 , construída à volta do chipset Z68 da Intel, vai por certo fazer as delicias dos utilizadores mais exigentes.





 A lista de acessórios e manuais tem algumas particularidades interessantes.


 Especificações




 Layout



Relativamente a funcionalidades “extra”, destaco os botões presentes na board para reiniciar, ligar e overclock rápido (OC Genie II). Quem efectua testes ou gosta de operar de barriga aberta (ver a bancada de testes utilizada nesta review) vai por certo apreciar esta funcionalidade.



Merecem ainda referência o sistema de medição de voltagens (particularmente útil para controlar os valores obtidos em overclock) e adaptadores para várias ligações (USB, painel frontal, etc). O facto de se poderem ligar os cabos ao adaptador (e não um a um à board), simplifica o sistema de montagem.



Em termos de expansão, há destacar os três slots pci-e x16, acompanhados de uma ligação de 6 pinos para reforçar a alimentação dos mesmos, um botão (sim, um botão de pressão e não um jumper!) para repor os valores de origem da BIOS, uma ligação para um "bracket" USB3 (além das duas portas presentes no painel traseiro), 4 ligações SATA 6Gb/s (duas via chip Z68 e outras duas do chip Marvel 88SE9128 - 1 interna e 1 eSATA).
Ao todo, estão disponíveis 8 portas SATA. No caso do chip Z68, se utilizado em modo RAID, permite utilizar uma nova funcionalidade: aceleração do sistema via cache com recurso a um SSD (SSD Caching).
As duas portas de rede gigabit são um complemento ideal para um servidor/firewall, se bem que (de momento) este hardware seja demasiado potente para esse fim. 












Nota:

 - 3 PCI Express gen2 x16 slots
 - PCI_E2 supports up to PCIE x16 speed when PCI_E4 is empty, or PCI_E2 will support up to PCIE x8 speed when PCI_E4 is installed
 - PCI_E4 supports up to PCIE x8 speed
 - PCI_E5 supports up to PCIE x4 speed (due to the limitation of the chipset, when the PCI_E5 has been installed with a PCIE x4 device, 1 eSATA ports, SATA7 port, 1 onboard front USB 3.0 connectors, 2 PCI slots and 1394 rear IO port will become unavailable.)


Os amantes do overclock têm um sistema de 12 fases levar os cpu ao limites, mantendo a estabilidade do sistema. Os MOSFET do módulo de regulação de voltagem e o chip Z68 têm direito dissipador passivo (ver imagens do layout).

Como já a cima referido, utilizou-se um cpu Intel i5 2500, 4Gb DDD3 1333 e ainda uma fonte NOX Apex 600W e um disco Western Digital 500Gb modelo WD5000AAKS. A gráfica ficou a cargo do CPU, tendo-se posteriormente utilizado uma ATI 6950. A escolha do sistema operativo recaiu sobre o Windows 64bits. 


 Só reparei que a board tinha os botões para ligar e reset depois de tudo montado, daí na imagem em cima aparecer um sistema expedito para o mesmo efeito.

 BIOS - UEFI

 Este, quer se goste ou não, é um novo mundo, e que veio para ficar. Os menus em fundo preto (ou azul) e letra a branco em breve farão parte do baú de memórias.

 Os menus passaram  a ser gráficos (imagens), e, é possível utilizar o rato para navegar e seleccionar itens.



 Já não é necessário aceder ao SO para obter informação sobre o CPU e memória


 Além da informação padrão passam a estar presentes novas funcionalidades.



 Diversão garantida

 O menu overclocking está recheado de opções. A possibilidade de gravar perfis facilitam os testes de novos valores.



 Possuo uma board da MSI, ainda sem a BIOS EFI, a qual padece do mesmo problema que esta Z68A-GD80 B3. Eu gosto de ver as coisas a acontecer no ecrã. O facto de durante o arranque apenas ter dois caracteres no canto inferior direito, não me agrada. Gostos...


A conta da electricidade

 Na secção Green Power, tal como o nome indica, podemos configurar as opções do funcionamento do CPU em termos energéticos.


 Nesta secção, há um parâmetro ao qual considero que deve ser dada especial atenção: CPU Phase control. 

 Existem duas opções: 
  • APS mode
  • Intel SVID mode

Caso se utilize a primeira opção, é possível verificar a situação relativa às CPU Phase via um conjunto de leds.




A influência no consumo final quando em standy é notória:


 Intel SVID vs APS

Os valores apresentados são referentes à configuração a cima referida (gráfica via cpu).

 Não detectei diferenças em termos de tempo de resposta do sistema, mas verdade seja dita que não realizei testes exaustivos nesta área. A principal preocupação foi verificar o consumo em standby.

Os 55W obtidos são extremamente interessantes, nomeadamente quando se trata de um cpu quad-core.


Pesos pesados em acção


 Actualmente, as gráficas já possuem tecnologia que lhes permite alternar entre o 2D e 3D , conseguindo com este processo um decréscimo considerável no consumo energético.
A ATI Radeon 6950 acrescentou aproximadamente 30W aos valores em standy (APS).


 Quando se passa à fase recreativa, o caso muda de figura. O monstro (acreditem, a gráfica é mesmo pesada) abre os seus pulmões, sugando watts em elevada escala. 



 Números, sempre importantes, ainda mais em tempos de crise.

 O Battlefield 3 está aí a chegar, pelo que não perdi a oportunidade de “mandar uns tiros”. O sistema revelou estar à altura das exigências. Gráficos no máximo, e siga a festa.


 Foram efectuados diversos testes com o 3DMark Vantage v 1.1.0.0. 

  • Gráfica Intel
  • Radeon 6950
  • Radeon 6950 com driver actualizado
  • Radeon 6950 com driver actualizado e CPU a 3800MHz.

 Os resultados são apresentados pela ordem a cima definida.




 Recorri ainda a duas aplicações para benchmark, Alien vs Predator e Heaven Benchmark.



 Neste caso a diferença no resultado deve-se à alteração de velocidade do CPU- 3700 para 3800MHz

Tinha (tenho) alguma curiosidade em testar a nova interface sata III, mas infelizmente o disco WD padeceu de doença súbita pelo que terá de recolher ao "hospital". Os testes acabaram por ser efectuados num disco WD sata II.



  Interface Intel sata II, Intel sata III e Marvel sata III.


Oportunamente serão adicionados mais testes  referentes à interface sata.

E porque há sempre quem goste de ter mais informação relativamente ao comportamento do CPU, apresento-vos um comparativo entre um i5 2300 (numa board H61M-E33 (B3)) e o i5 2500.


7 Zip




Winrar


Ferramentas Multifunções

A aplicação Control Center permite alterar parâmetros em tempo real, o que é sempre bem vindo. O Live update facilita o processo de actualização. Este último quando testado não funcionou correctamente. Presume-se que tenha sido momentâneo, até porque o mesmo funciona correctamente na board MSI que possuo.


Resumindo e concluindo.

A board revelou-se estável durante a realização dos testes. A nova tecnologia  UEFI, em conjunto com as aplicações proprietárias MSI, agilizam o processo de configuração. 

O pack de acessórios acrescenta valor ao conjunto. As funcionalidades extra, são sempre bem vindas, especialmente para overclock-não testado.

 Os 3 slot PCIe são limitados pelo chipset, pois só um funciona a 16x. Em alternativa podemos ter 2 a 8x, os quais podem ainda ser reforçados com um terceiro slot PCIe a 4x (implica perder algumas funcionalidades...)
Gostaria de ter experimentado esta configuração, mas não foi possível obter gráficas em tempo útil.

 A MSI Z68A-GD80 B3 é uma board interessante, especialmente para quem procura explorar os limites do hardware. Apenas há a lamentar o custo algo elevado da mesma (cerca de 200€), que fará com que se torne atractiva apenas para os entusiastas mais endinheirados e que pretendam levar o seu hardware ao limite.




MSI Z68A-GD80 B3





Prós
  • Funcionalidades extra (Botões, pontos de leitura de voltagem, etc)
  • Possibilidades de overclocking
  • chipset Z68 

Contras
  • Preço
  • Configuração multi GPU não permite 2x PCIe x16 (apenas 1x16 + 1x8)

5 comentários:

  1. Excelente análise!
    Parabéns ao Luis Costa.

    ResponderEliminar
  2. Boa análise.
    Uma perguntinha: Quanto tempo demora a board a fazer o boot (antes de comecar a arrancar o OS).

    ResponderEliminar
  3. @ups Alguns segundos, menos de 5 diria eu. Não contabilizei, mas é rápido. Só demora mais devido ao menu da placa de rede.
    Assim que possível, informo qual o tempo que demora.

    ResponderEliminar
  4. Boa análise.
    Que tal um comparativo entre algumas micro itx como futuro post?
    Transversal ao Alegrecasinha como home server, NAS, HTPC,....

    ResponderEliminar
  5. @ups, 5 segundos, upa upa!
    Ontem medi o tempo decorrido desde o pressionar no botão até aparecer o ecrã de carregamento do windows: 17s. Passa a 22 se o controlador Marvel estiver activo.

    ResponderEliminar