2011/12/28

Samsung Reconsidera Android 4.0 no Galaxy S


Mais uma prova de que as telenovelas já fazem parte do quotidiano tecnológico... Depois de surpreender milhões de pessoas com a (má) notícia de que não iria haver Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o Galaxy S ou Galaxy Tab de 7"; eis que a Samsung parece ter voltado atrás perante a pressão mediática e diz que vai tentar arranjar forma de trazer o Android 4.0 ao Galaxy S e Tab.

Só me interrogo: mas afinal o que esperavam eles ao anunciarem que não iria haver update para um equipamento com tanto sucesso, que vende cerca de 20 milhões de unidades e que continua a vender bem? - e que ainda por cima tem hardware equivalente ao Nexus S do Google... que teve direito a actualização oficial?

Havia necessidade destas manobras?... É que agora, a bem ou a mal vão ter que se desenrascar, sob pena de ficarem ainda mais mal vistos, se depois de tanta coisa voltarem a confirmar que afinal não pode ser mesmo.
(Actualização 04/01/2012: eu já adivinhava... depois de tanta novela, a Samsung veio mesmo dizer que afinal não vai haver nada para niguém!)

Vamos dar-lhes o benefício da dúvida, e esperar que a actualização seja efectivamente possível, e feita em tempo útil. Algo que certamente agradará a todos os possuidores de Galaxy S.

Actualização: e afinal já vêm dizer que em vez do Android 4, pode afinal ser apenas um "value pack"... Eu não disse?... Isto é mesmo telenovela!

10 comentários:

  1. Outro que também não se compreende é o Galaxy W. Um telemóvel ainda recente, com boas specs e já foi anunciado que não terá suporte oficial para o ICS. Esta decisão por parte da Samsung não é muito inteligente, porque para além de deixar os clientes que já compraram este dispositivo descontentes... vai fazer com que possíveis compradores optem por outros dispositivos que já se sabe que terão ICS através de "canais oficiais"..

    ResponderEliminar
  2. Basta olhar para a postura da SE (e o que já ganhou com isso) e para o que aconteceu com a LG, para facilmente se concluir qual seria a postura mais correcta.

    Infelizmente, há gestores que andam a ganhar €$ para aquecer...

    ResponderEliminar
  3. E são estas pequenas coisinhas que tornam o Android o bag of hurt que se vê...

    E será desta que temos um interface uniforme?... Nesse aspecto até o Windows Phone 7 é melhor.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Leitão28/12/11 14:12

    Acho que se o hardware suporta, idêntico ao Nexus S, só têm é que disponibilizar o update, nem que seja sem o touchwiz da Samsung.

    A Sony Ericsson (brevemente só Sony), é que anda com uma postura inteligente neste aspecto, e não me espanta nada que que a médio prazo, e se a postura da Samsung não mudar, que se torne num caso sério de sucesso de vendas de smartphones com Android, e eventualmente destrone a Samsung.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Ramalho há muita gente que não quer uma interface uniforme nos seus aparelhos. Se gosta de ser carneiro e ter um smartphone igual aos outros todos é lá consigo fique com o WP7.

    Agora que estes problemas de updates são péssimos isso são!
    A Google TEM que resolver esses problemas e tornar os updates independentes dos OEMs e operadores.

    Está na hora de modificar a forma de funcionamento do Android nesse aspecto.

    Eu assim nunca hei-de tocar num smartphone Samsung, isto apesar de ser a marca que tem o melhor hardware. Fico á espera dos Sonys que aprenderam a lição quanto a updates com X10.

    ResponderEliminar
  6. Filipe Sousa28/12/11 14:58

    A LG também não é exemplo nenhum para ninguém... dizerem que vão actualizar alguns smartphones com ICS daqui a 6 meses e outros daqui a 9 meses não se pode considerar exemplo.

    Nessa altura provavelmente já o ICS está ultrapassado.

    As alterações do android por parte das operadoras deviam acabar, todas os smartphones deviam receber o android exactamente como a google o disponibiliza, e só depois é que deviam disponibilizar as suas aplicações, que o utilizador poderia remover facilmente sem problemas.

    Da maneira que isto vai, só pode acabar mal... em vez de existir um sistema operativo android, existem um diferente em cada operadora.

    ResponderEliminar
  7. Falam da samsung mas a lg com o seu p970 optimus black ainda não teve qualquer actualização para a ultima versão android... em relação ao galaxy s a meu ver, tem hardware suficiente q.b para suportar o ics... a htc tem uma optima politica de actualização dos seus terminais, até o desire vai ter ics... possuo um galaxy s2 e sei que vai ter actualização mas mesmo que não tivesse, não deixava de ser um excelente terminal.

    ResponderEliminar
  8. Gaius Baltar28/12/11 23:32

    O Galaxy Ace, que foi um "best-seller" em Portugal também não receberá actualização para o ICS, apesar de ter sido lançado há menos de um ano! Para a próxima a Samsung não me apanha, vou troca-lo por um WP7 de média gama quando completar os 2 anos que costumo ficar com um aparelho

    ResponderEliminar
  9. @Pedro

    Uma coisa é ter a capacidade de alterar o aspecto. Outra coisa é o default. No meu ponto de vista, "defaults matter". Pode parecer insignificante, mas é talvez das coisas mais importantes que existem. O iOS, e o Windows Phone 7 têm esse pergaminho - são coerentes, quando saem da caixa.

    Desculpe-me mas os Android não são. E isso nota-se depois na qualidade geral do sistema operativo. É fraquinho em muita coisa, devido a uma enorme falta de coerência! Não pelo potencial, mas pela falta de coerência. A google nem sequer obriga a que as teclas estejam em sítios iguais de fabricante para fabricante, e permite a cena horrível que é o branding.

    Desculpe-me mas tudo isto é simplesmente a pior porcaria que pode existir - falta de coerência.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo. Com o ICS deixou de haver essa falta de coerência e o sistema default é fantástico.

    Os problemas múltiplos do Android que já começam a saturar os consumidores não têm nada a ver com isso mas sim com os updates.

    E para mim o WP7 pode ser coerente mas é coerentemente uma bela m*rda! Que detesto o interface Metro.

    ResponderEliminar