2012/01/20

Megaupload Encerrado

Com as discussões e protestos contra as leis abusivas de combate à pirataria (SOPA e PIPA) no seu auge - o governo dos EUA caiu em força em cima do site Megaupload, talvez o mais popular site de partilha de ficheiros na internet.

O domínio doi apreendido, assim como $50 milhões em bens, e prendendo quatro dos elementos principais do site.

Este será certamente um caso que será amplamente publicitado e usado como exemplo no combate à pirataria, já que os responsáveis têm dezenas de automóveis de luxo (14 Mercedes, 1 Maserati, 1 Rolls Royce, 1 Lamborghini) com matrículas personalizadas: "POLICE," "MAFIA," "V," "STONED," "CEO," "HACKER," GOOD," "EVIL," "GUILTY." Para além de outros artigos de luxo como várias TVs de 83 e 103", motas, jet skis, etc.

Obviamente que as respostas não se fizeram esperar, com uma retaliação do grupo Anonymous a um nível sem precedentes e que tirou do ar os sites do Departamento de Justiça Norte-Americano, e também da RIAA, MPAA, e Universal Music.


Uma retaliação que, no entanto... poderá servir apenas para que os acusadores pintem a "internet" como sendo efectivamente uma "rebaldaria" que precisa das tais leis apertadas que tentam fazer passar. Vamos lá ver como serão os desenvolvimentos deste caso, mas com a plena consciência de que... desaparecido o MegaUpload, outros serviços rapidamente o substituirão... e provavelmente de forma cada vez mais encapotada e de difícil detecção...


Actualização: seja como for, isso em nada invalida que muitos milhões de utilizadores usassem o MegaUpload sem ser para a pirataria, e alguns dos quais agora reclamam o acesso aos seus ficheiros.

11 comentários:

  1. Só não entendi o que é que o facto de eles serem ricos, terem muitos carros etc tem a ver com o caso, ou com a pirataria.

    ResponderEliminar
  2. É como as cabeças de Hidra, pode-se cortar uma, mas nascem logo duas ou 3 a seguir iguais. É complicado. Quem é que nunca usou o Megaupload ou outro dos seus derivados para fazer tudo menos enviar ficheiros sem copyright para outra pessoa?

    ResponderEliminar
  3. Essa dos carros, mais uma noticia que li a dizer que eles já tinham cadastro por atividades ilegais, parececem ser apenas para mostrar imagem pessima deles por parte de quem os acusa. Lá se foi um grande site essa é que é a verdade de partilha de ficheiros ilegais ou não. Vamos lá ver o que irá aparecer para mitigar estes casos. Foi uma má jogada de quem fechou esse site, pois a notícia já foi largamente espalhada pois irritou muita gente.

    ResponderEliminar
  4. Bem!
    A hipocrisia começa a instalar-se a um nível que já não era visto à algumas décadas!

    Isto é ridículo... é ridículo em transmitirem uma mensagem, programada, com a pormenorização dos bens com vista à desinformação!

    Se uma industria destas tem poder sobre um governo "democrático" para isto... nem quero imaginar outras industrias!
    Eu compreendo o teu comentário em relação a estes ataques... mas isto está a seguir um caminho demasiado perigoso para se ficar de braços cruzados! Se é o caminho mais correcto... não sei (mas sei que SOPAS e outras medidas mesmo em Portugal não são justas!) e alguma coisa tem de se fazer!

    Se um dia destes, para manteres o teu blog disponível te obrigarem a colocar umas marcas no canto superior direito, não te admires!

    ResponderEliminar
  5. @Armando

    Lá está isto nunca vai parar, é tal e qual a austeridade do governo. Qual será o próximo? Isohunt? (este não deve demorar muito tempo...)

    ResponderEliminar
  6. aaaaaaaaaaaaaaaa!!!, por isso e que os meus downloads estavam a dizer : nao encontrado!!!, se soubesse tinha feito tudo ontem!!! xD
    Fogo, isto é incrível uns apanharam, agora os que querem descarregar agora não apanham!!!, faltavam-me aí uns 30 só.... :S, bem isto não pode ser mesmo!!! para fechar esse também fechavam o rapidshare, e dai em diante!

    ResponderEliminar
  7. Isto é como prender e pôr na cadeia os fabricantes de pistolas por causa de haver quem as use para fazer assaltos.

    ResponderEliminar
  8. praticamente toda a gente faz downloads ilegais, é um facto, eu também o faço, mas admito que em determinadas condições é errado, e noutras nem tanto.
    Agora sejamos realistas e tenha-se bom senso, exemplos como o megaupload é puro crime..principalmente nas condições indicadas, se querem pirataria, que o façam com honestidade, sem descrição e principalmente sem cobrar pelos downloads.

    ResponderEliminar
  9. pois, tambem cobrar pelos downloads, bem mas nao foi por ai!!! o rapuid share e easy e tudo share LOOL, tudo hoje em dia cobra, acho qe para acabar os download ilegais simplesmente a unica maneira era, desligar a internet, mas isso nao pode acontecer, fogo desligem antes o bieber ou assim lool

    ResponderEliminar
  10. Isto é uma triste e completa tristeza!

    Em tempos fui cliente do MU, mas actualmente estou a usar o DropBox para aceder remotamente a tudo o que necessito fora de casa e da empresa.
    Com uso ficheiros pequenos e de rápida sincronização trabalho directamente na pasta partilhada.

    Felizmente que não tinha lá os meus ficheiros, pois isso poderia causar um custo astronómico para o meu pequeno ordenado e um custo ainda maior perante a minha posição na empresa!

    Triste é em vez de andarem atrás de quem realmente ganha dinheiro com a venda de material ilegal, acaba por pagar o justo pelo pecador...

    Mais, dou um exemplo prático sobre essa "pirataria de trazer por casa".
    Há mais de 2 anos que sou um alegre possuidor de uma Xbox 360. Antes de a comprar decidi experimentar a mesma em casa de um conhecido que tinha a chamada "marosca da firmware do leitor" alterada. Conclusão. Dos vários jogos que experimentei, sou um feliz comprador de 4 desses títulos ORIGINAIS (leiam-se novos, selados, com IVA, ao preço exorbitante que se praticam por estas bandas). De outra forma não teria maneira de experimentar se não fosse dessa forma (o local onde se encontra a minha XBOX não tem qualquer ponto de rede perto e teria de colocar mais 2 routers em WDS com DD-WRT (que não sai nada barato).

    Resumo, isto não vai dar em nada. Fecham 1, abrem 2! Não vai servir de nada e sinceramente gostava que esses ditos Senhores defensores da justiça levassem por tabela! Por tabela da MegaUpload e por tabela de todos os utilizadores legais que ficaram lesados por este incidente estúpido!

    ResponderEliminar
  11. Espero que isto sirva para abrir os olhos ao pessoal que deposita os seus dados e confia em serviços de terceiros.
    Podem ficar sem nada mesmo que sejam utilizadores legitimos.
    Agora imaginem quando forem para a frente os tão anunciados e tão adorados serviços da "cloud".

    ResponderEliminar