2012/01/20

Vodafone Sinal Max - Rede 3G sempre no Máximo

Para quem estiver farto de estar em locais onde a rede 3G da Vodafone deixe a desejar (como acontece em minha casa, por exemplo), vai poder resolver o assunto - desde que tenha ligação à Internet.

Com o novo serviço Vodafone Sinal Max passa a ser possível instalar uma Femtocell - uma célula semelhante às que permitem o serviço GSM/3G; mas aqui de tamanho muito mais reduzido. Com uma potência de apenas 0,02W, estes equipamentos são vocacionados para disponibilizar rede 3G numa área de 50 a 70m, ideal para habitações, garagens, ou todos os outros locais onde a rede seja fraca ou inexistente.

A instalação é à prova de erros... Basta ligar o pequeno aparelho (12x14cm) a uma tomada eléctrica e à internet via cabo Ethernet, e já está. Em poucos instantes passarão a ter sinal 3G com fartura e sem necessidade de configurações complicadas ou alterações nos telemóveis.

O equipamento Vodafone Sinal Max pode ser adquirido em qualquer loja Vodafone por €149,9 e suporta até 4 chamadas em simultâneo, sendo possível configurar até 30 números de telemóvel para acesso ao serviço, sem nenhum custo adicional. Para clientes empresariais ou para situações em que é exigida uma utilização simultânea por mais utilizadores, a Vodafone disponibilizará outro modelo de equipamento com
capacidade para 8 utilizadores e um alcance estimado de 100 metros.


... Embora agradeça esta possibilidade, penso que deveria haver outras modalidades para usufruto deste Sinal Max. Afinal... estamos a fazer à nossa custa aquilo que deveria ser a Vodafone a fazer - e a poupar-lhes dinheiro, uma vez que não só pagamos o equipamento, como também temos que suportar o custo da ligação à internet por onde seguem as comunicações. (Ao ter locais sem rede, um operador perde duplamente: por ter um cliente insatisfeito; e por não ser possível realizar chamadas nesse local...)

E embora esta proposta nos chegue da Vodafone, imagino que não demore muito para que também os outros operadores nacionais tenham disponíveis produtos semelhantes.

6 comentários:

  1. O meu caso também é destes. Pouco sinal Vodafone em casa e 3G só na rua já ao portão!

    Mas o pior, é que a Net (que só tenho via Sapo, não há mais nenhum lá) é fraca....fraca....fraca! Falhas constantes e o equipamento deles então.... Já o trocaram 3 vezes! Mas é sempre por um igual.... Zyxel power!

    ResponderEliminar
  2. Apesar de destinado a empresas, e não ao público em geral, já existe uma solução deste tipo desde 2009:

    http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/optimus_lanca_femtocell_para_empresas_1035276.html

    e que continua hoje em dia:
    http://www.optimus.pt/Empresas/Movel/SinalOn/

    Para quem tiver interesse nesta tecnologia, recomendo a visita a:
    http://femtoforum.org

    ResponderEliminar
  3. @Anónimo

    Atenção que o Zyxel não é fraco. Tb não gostei nada dele quando me trocaram. Tem um aspecto muito foleiro mas sincroniza muito bem, mesmo que a linha esteja programado com valores mais altos. O problema é a tua linha ou computador provavelmente.

    Em zonas em que o sinal é mesmo fraco esse equipamento devia ter uma ficha para a antena. Se não recebe sinal como ele o vai buscar? Para enviar deve ter potência suficiente... será que dá para por na rua é que em casa não recebo. Sinceramente isto só é bom para quem não receba em algumas partes, e tem de colocar o aparelho numa zona que receba muito bem para terem a rede sempre no máximo.

    ResponderEliminar
  4. Vai buscar o sinal através do adsl. É mesmo para ser usado em casa. O pior é que em sitios com pouca rede móvel normalmente a internet também não chega em grandes condições

    ResponderEliminar
  5. Sou eu o único a achar que a vodafone é que nos devia pagar (ou fazer um desconto na factura) para usarmos isto? É que estamos a falar de um aparelho que serve para colmatar falhas na cobertura de sinal que eles deveriam disponibilizar, estamos a usar a nossa ligação à internet para isso. Era mais fácil e mais barato mudar de operador.

    ResponderEliminar
  6. o ideal era que o serviço estivesse a funcionar:)

    ResponderEliminar