Com as discussões e protestos contra as leis abusivas de combate à pirataria (SOPA e PIPA) no seu auge - o governo dos EUA caiu em força em cima do site Megaupload, talvez o mais popular site de partilha de ficheiros na internet.
O domínio doi apreendido, assim como $50 milhões em bens, e prendendo quatro dos elementos principais do site.
Este será certamente um caso que será amplamente publicitado e usado como exemplo no combate à pirataria, já que os responsáveis têm dezenas de automóveis de luxo (14 Mercedes, 1 Maserati, 1 Rolls Royce, 1 Lamborghini) com matrículas personalizadas: "POLICE," "MAFIA," "V," "STONED," "CEO," "HACKER," GOOD," "EVIL," "GUILTY." Para além de outros artigos de luxo como várias TVs de 83 e 103", motas, jet skis, etc.
Obviamente que as respostas não se fizeram esperar, com uma retaliação do grupo Anonymous a um nível sem precedentes e que tirou do ar os sites do Departamento de Justiça Norte-Americano, e também da RIAA, MPAA, e Universal Music.
Uma retaliação que, no entanto... poderá servir apenas para que os acusadores pintem a "internet" como sendo efectivamente uma "rebaldaria" que precisa das tais leis apertadas que tentam fazer passar. Vamos lá ver como serão os desenvolvimentos deste caso, mas com a plena consciência de que... desaparecido o MegaUpload, outros serviços rapidamente o substituirão... e provavelmente de forma cada vez mais encapotada e de difícil detecção...
Actualização: seja como for, isso em nada invalida que muitos milhões de utilizadores usassem o MegaUpload sem ser para a pirataria, e alguns dos quais agora reclamam o acesso aos seus ficheiros.
2012/01/20
Megaupload Encerrado
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Só não entendi o que é que o facto de eles serem ricos, terem muitos carros etc tem a ver com o caso, ou com a pirataria.
ResponderEliminarÉ como as cabeças de Hidra, pode-se cortar uma, mas nascem logo duas ou 3 a seguir iguais. É complicado. Quem é que nunca usou o Megaupload ou outro dos seus derivados para fazer tudo menos enviar ficheiros sem copyright para outra pessoa?
ResponderEliminarEssa dos carros, mais uma noticia que li a dizer que eles já tinham cadastro por atividades ilegais, parececem ser apenas para mostrar imagem pessima deles por parte de quem os acusa. Lá se foi um grande site essa é que é a verdade de partilha de ficheiros ilegais ou não. Vamos lá ver o que irá aparecer para mitigar estes casos. Foi uma má jogada de quem fechou esse site, pois a notícia já foi largamente espalhada pois irritou muita gente.
ResponderEliminarBem!
ResponderEliminarA hipocrisia começa a instalar-se a um nível que já não era visto à algumas décadas!
Isto é ridículo... é ridículo em transmitirem uma mensagem, programada, com a pormenorização dos bens com vista à desinformação!
Se uma industria destas tem poder sobre um governo "democrático" para isto... nem quero imaginar outras industrias!
Eu compreendo o teu comentário em relação a estes ataques... mas isto está a seguir um caminho demasiado perigoso para se ficar de braços cruzados! Se é o caminho mais correcto... não sei (mas sei que SOPAS e outras medidas mesmo em Portugal não são justas!) e alguma coisa tem de se fazer!
Se um dia destes, para manteres o teu blog disponível te obrigarem a colocar umas marcas no canto superior direito, não te admires!
@Armando
ResponderEliminarLá está isto nunca vai parar, é tal e qual a austeridade do governo. Qual será o próximo? Isohunt? (este não deve demorar muito tempo...)
aaaaaaaaaaaaaaaa!!!, por isso e que os meus downloads estavam a dizer : nao encontrado!!!, se soubesse tinha feito tudo ontem!!! xD
ResponderEliminarFogo, isto é incrível uns apanharam, agora os que querem descarregar agora não apanham!!!, faltavam-me aí uns 30 só.... :S, bem isto não pode ser mesmo!!! para fechar esse também fechavam o rapidshare, e dai em diante!
Isto é como prender e pôr na cadeia os fabricantes de pistolas por causa de haver quem as use para fazer assaltos.
ResponderEliminarpraticamente toda a gente faz downloads ilegais, é um facto, eu também o faço, mas admito que em determinadas condições é errado, e noutras nem tanto.
ResponderEliminarAgora sejamos realistas e tenha-se bom senso, exemplos como o megaupload é puro crime..principalmente nas condições indicadas, se querem pirataria, que o façam com honestidade, sem descrição e principalmente sem cobrar pelos downloads.
pois, tambem cobrar pelos downloads, bem mas nao foi por ai!!! o rapuid share e easy e tudo share LOOL, tudo hoje em dia cobra, acho qe para acabar os download ilegais simplesmente a unica maneira era, desligar a internet, mas isso nao pode acontecer, fogo desligem antes o bieber ou assim lool
ResponderEliminarIsto é uma triste e completa tristeza!
ResponderEliminarEm tempos fui cliente do MU, mas actualmente estou a usar o DropBox para aceder remotamente a tudo o que necessito fora de casa e da empresa.
Com uso ficheiros pequenos e de rápida sincronização trabalho directamente na pasta partilhada.
Felizmente que não tinha lá os meus ficheiros, pois isso poderia causar um custo astronómico para o meu pequeno ordenado e um custo ainda maior perante a minha posição na empresa!
Triste é em vez de andarem atrás de quem realmente ganha dinheiro com a venda de material ilegal, acaba por pagar o justo pelo pecador...
Mais, dou um exemplo prático sobre essa "pirataria de trazer por casa".
Há mais de 2 anos que sou um alegre possuidor de uma Xbox 360. Antes de a comprar decidi experimentar a mesma em casa de um conhecido que tinha a chamada "marosca da firmware do leitor" alterada. Conclusão. Dos vários jogos que experimentei, sou um feliz comprador de 4 desses títulos ORIGINAIS (leiam-se novos, selados, com IVA, ao preço exorbitante que se praticam por estas bandas). De outra forma não teria maneira de experimentar se não fosse dessa forma (o local onde se encontra a minha XBOX não tem qualquer ponto de rede perto e teria de colocar mais 2 routers em WDS com DD-WRT (que não sai nada barato).
Resumo, isto não vai dar em nada. Fecham 1, abrem 2! Não vai servir de nada e sinceramente gostava que esses ditos Senhores defensores da justiça levassem por tabela! Por tabela da MegaUpload e por tabela de todos os utilizadores legais que ficaram lesados por este incidente estúpido!
Espero que isto sirva para abrir os olhos ao pessoal que deposita os seus dados e confia em serviços de terceiros.
ResponderEliminarPodem ficar sem nada mesmo que sejam utilizadores legitimos.
Agora imaginem quando forem para a frente os tão anunciados e tão adorados serviços da "cloud".