2012/01/17

MS Windows ReFS

Lembram-se de vos ter falado do ReFS (Resilient File System) que a Microsoft anda a preparar como evolução do NTFS? Por enquanto poderá estar reservado para as versões de servidor do Windows 8, mas isso não nos impede de ficar a conhecer mais alguns dos seus detalhes, e dos quais saliento:


  • Verificação e auto-correcção dos dados. No caso dos dados ficarem corrompidos, por qualquer motivo, o ReFS será capaz de os recuperar automaticamente.
  • Optimizado para grande escala. Todo o sistema foi pensado para poder ser escalado para níveis "extremos".
  • Nunca colocar o sistema de ficheiros offline. Mesmo em caso de ficheiros corrompidos, apenas as áreas afectadas ficam em recuperação não afectando o acesso a todos os outros dados.

... Isto é muito bonito, mas penso que com a proliferação de discos de 3 e 4TB (e eventualmente mais, a médio prazo - assumindo que a PL118 nunca verá a luz do dia), seria tempo de também os filesystems "domésticos" passassem a estar melhor preparados para estas novas realidades.

Por exemplo, pegando no NTFS do Windows, vejam o que acontece quando colocam 10 ou 20 mil ficheiros dentro de uma pasta e a tentam aceder pelo explorador de ficheiros... E hoje em dia, 10 ou 20 mil fotos é coisa que se pode tirar numas poucas semanas de férias...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)