2012/01/17
Apple Prepara Fim da Indústria das Publicações?
A indústria dos editores de livros parece ter motivos para repensar a sua vida... A Apple tem um evento marcado para daqui a alguns dias e onde se prevê que apresente novas ferramentas digitais que poderão "destruir" por completo a estrutura actual das edições de livros.
Algo que alguns comparam a um "GarageBand" para os livros, permitindo que qualquer pessoa tenha fácil acesso a um sistema de criação e distribuição de livros, sem ter que passar pelo processo tradicional.
É certo que já há várias plataformas digitais que permitem fazer coisas semelhantes (e até criar edições impressas em papel, a pedido), mas nenhuma delas tem a dimensão que a Apple tem com o seu iTunes e App Store.
No fundo, seria trazer o mesmo conceito de App Store para os conteúdos e os livros digitais, permitindo que qualquer pessoa possa ter o sonho de ver a sua criação subir até ao topo das preferências mundiais. Claro que, tal como as Apps... haverá bons e maus exemplos... mas caberá depois ao público fazer a sua selecção.
... Parece-me algo perfeitamente natural e inevitável, e que poderá deixar muitos editores/distribuidores atrapalhados; mas... é a evolução.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não me parece que vá acontecer a médio prazo (e mesmo um longo razoável)!
ResponderEliminarQuando vieram os CDs..... ui...os discos de vinil vão acabar! Acabou? Não. Veio o mp3... o iTunes, os iPods... e os discos? Ainda não acabaram!
Na prática, acabaram. Mas não acabaram as editoras de música, tal como não creio que acabem as editoras de livros.
EliminarDepois de o escritor acabar o seu trabalho (escrever), há ainda muito a ser feito antes de termos um produto acabado. Ainda que a ferramenta da Apple simplifique esse processo, ele terá que ser feito por alguém, e não estou a ver os grandes autores a preocuparem-se com os acabamentos.
No entanto, para obras que apelem apenas a um nicho de mercado, com publicações em papel proibitivas, isto seria mais uma solução (entre as já existentes). Mas nada de revolucionário, a meu ver...
O evento do próximo dia 19 tem sido apresentado como "education event". Que tem alguma relação com o iBooks parece certo. Que passará por ter manuais escolares no iBooks parece a consequência lógica.
ResponderEliminarO que terá a mais não se sabe, ou se "revolucionará" o esctor livreiro.
P.S. Quem fez o jailbreak ao iOS 5.0.1 e ficou sem o iBooks, a coisa ficou solucionada ontem, caso não saiba. Quem não actualizou para o iOS 5.0.1 porque estava à espera que esse problema fosse solucionado, faça, porque vem aí o iOS 5.1 e depois têm que esperam mais dois meses. Quem não tem ideia do que seja, não faça.