2012/01/11

Notícias do Dia

Enquanto por cá se continua a discutir a Lei da Cópia Privada, alguns gigantes da Internet demonstram a sua oposição à SOPA norte-americana com medidas mais radicais; o mais fino ultrabook até à data - o Acer Aspire S5; uma rede social para eventos - Tymr - feita em Portugal; alteração à pesquisa no Google que tornam os resultados mais pessoais; e sem esquecer a mais recente proposta na área das impressoras 3D, com a Makerbot Replicator.

E já a seguir: a habitual selecção de notícias diárias:

Mobile Free em França


Ontem falei-vos deste operador que ia estender a sua área de actividade às redes móveis, e hoje já podemos ver o que o Free.fr tem para oferecer (unicamente para referência claro, para que possamos comparar com as ofertas nacionais.)

Para os clientes Free, por 15€ mensais têm direito a:

  • chamadas ilimitadas para números fixos e móveis em 40 destinos
  • SMS/MMS ilimitadas
  • WiFi gratuito na rede Free
  • Dados ilimitados 3G (após os 3GB com velocidade limitada)

A mim já nem me chateiam as chamadas e SMS... mas saber que por cá ainda temos operadores que acham 600MB ou 1GB de dados suficientes... dá-me arrepios.


Novos Chromebooks e Chrome Mini da Samsung

Embora o seu efeito continue por se fazer sentir, o Google parece interessado em promover os seus Chromebooks, e a Samsung - enquanto parceiro estratégico - apresenta um novo Chromebook com melhor aspecto e também um Chrome Mini. Uma pequena caixa ao estilo Mac Mini, mais apropriada para quem quiser uma experiência menos "móvel" (e que permite a ligação a dois monitores).

A ideia, como sempre disse, é boa... mas continuo a achar que tem demorado demasiado tempo até que chegue aos clientes finais. Por este andar, corre o risco de se tornar "irrelevante" perante a inundação de sistemas Android nos mais variados formatos que estão a chegar, e também com a chegada das SmartTVs (e eventualmente Smart Monitors) que a curto prazo serão plenamente capazes de cumprir com estas funções.




Intel Medfield Revelado

Se já andam baralhados com a variedade de processadores ARM que podem escolher actualmente: Qualcomm Snapdragons, Nvidia Tegra, Texas Instrument, e outros; em 2012 a coisa vai complicar-se ainda mais com a chegada do Medfield da Intel. No fundo, uma tentativa da Intel de aproximar os CPUs utilizados nos computadores ao mercado mobile, com esta versão baseada num Atom a ser o primeiro grande passe nessa direcção.
A Intel diz que estes chips serão capazes de fazer frente à hegemonia dos ARM nos smartphones e tablets... e daqui por uns meses, poderemos ver ser isso se verifica na realidade.

Acer Cloud


A Acer junta-se à moda da "cloud", e apresentou o seu AcerCloud. No fundo, é aquilo que a Apple já implentou com o seu iCloud, e que permite manter guardados e sincronizados todo o tipo de ficheiros entre os diversos equipamentos: documentos, fotografias, etc. Alguns a partir da "cloud", outros a partir do PC principal (mesmo quer esteja em suspensão ou hibernação, graças ao Acer Always Connect que pode liga-lo através de uma ligação Wi-Fi).

A ideia é boa... mas só me parece que, tal como o iCloud da Apple, peca por ser completamente proprietária. Não seria altura dos fabricantes contemplarem que este tipo de serviços tem que transcender os equipamentos da marca? Quem nos garante que daqui por 1 ou 2 anos não se queira usar outros equipamentos?... Este tipo de serviços deveria ser fornecido de forma genérica... e penso que será por isso que coisas como o Dropbox e afins continuarão a ser - por agora - mais atractivos.

Curtas do Dia

2 comentários:

  1. Como eu gostava de ter uma "Free" por cá =/

    ResponderEliminar
  2. ou uma 3 ja nao era mau.
    "Get 3000 texts, 300 minutes and All you can eat data for just £15"

    http://store.three.co.uk/SIM_Only/Voice_Pay_As_You_Go

    ResponderEliminar