2012/01/17

Um Brasileiro nos Data Centers do Google


Luiz André Barroso poderá ser um nome desconhecido da grande maioria das pessoas, mas pelo menos para quem utiliza o Google (e quem não utiliza algum dos seus serviços hoje em dia?) tem muito que agradecer a este brasileiro.

Quando Barroso foi trabalhar para o Google em 2001 já levava consigo um currículo invejável, tendo trabalhado no desenvolvimento de CPUs multiprocessador, e depois na DEC onde continuou esse trabalho - desenvolvendo sistemas de memória partilhada e computação distribuída. Conhecimentos que se tornariam exactamente no que era necessário para enfrentar os desafios colocados pelo Google.

Como qualquer outra empresa, o Google começou a usa vida alugando espaço em servidores de terceiros; mas em 2001 já começava a considerar criar os seus próprios servidores e data-centers. E a proposta sugerida por Luiz ia contra o que era normal na altura: em vez de usar poderosos e dispendiosos servidores, o Google iria utilizar centenas de computadors menos potentes, computadores comuns, para o mesmo efeito.

Uma aposta que resultou e actualmente é seguida por outros gigantes da indústria. Utilizando computadores "comuns", é possível criar soluções igualmente potentes a preço mais económico, e ao mesmo tempo ganhar redundância contra falhas de computadores individuais.

É esta infra-estrutura cujos detalhes o Google ainda hoje guarda em segredo que permite que o Google possa fornecer todos os serviços que oferece com uma fiabilidade absolutamente incrível, e de forma aparentemente ilimitada... (Veja-se o espaço oferecido a cada utilizador do Gmail... que actualmente já vai em mais de 7GB por utilizador... e sempre a crescer.)

[via Wired]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)