2012/02/16

Apple OS X Mountain Lion


Os utilizadores de OS X terão em breve uma nova actualização que promete elevar a fasquia do actual OS X Lion: o novo OS X Moutain Lion.

Uma actualização ao popular sistema operativo da Apple que tem tido cada vez mais adeptos, e que teve direito a apresentações individuais pelo próprio Phil Schiller a alguns poucos seleccionados.

Mas então quais as principais novidades deste Mountain Lion? A Apple destaca as seguintes:







iCloud
A Apple dá finalmente uso a uma maior integração do OS X com o iCloud - cuja configuração surge agora logo no início da instalação - um pouco à semelhança do que acontece no iOS. E todos os documentos do iWork são agora guardados e sincronizados no iCloud.

Messages
Seguindo a política de uniformização entre o iOS e o OS X, o iChat passa a dar lugar ao Messages, que traz ao OS X as funcionalidades já conhecidas das iMessages no iOS, como a notificação de entrega e leitura. O Facetime está também presente, assim como o chat para grupos. (E continua a ser possível ligarem-se a outras redes: AIM, Google Talk, Jabber, e Yahoo Messenger).

Reminders
Outra "importação" vinda do iOS. Permite ter os lembretes sempre presentes e sincronizados entre o vosso OS X e iOS.

Notes
Tal como os Reminders, uma nova App ao estilo da existente no iOS para tomar notas.

Notification Center
A Apple parece ter ficado tão satifeita com a forma como finalmente resolveu a gestão das notificações no iOS5 que passa agora a estar disponível no OS X. Aqui, as notificações ficam escondidas à direita do ecrã, sendo acedidas através de um swipe com dois dedos, ou através de um hotspot no menu (um ponto dentro de um círculo).

Tal como no iOS, existem vários tipos de notificações (e que podem configurar, ou desactivar), umas com uma janela que têm que fechar expressamente, ou outras menos intrusivas que aparecem no ecrã por alguns segundos e depois desaparecem (ao estilo do Growl).

Share
Outra inspiração chegada do iOS, passa a ser possível partilhar conteúdos mais facilmente - como enviar um site do Safari por email; ou fotos, ou vídeos; através de botões de Share que agora surgem nas Apps "oficiais" da Apple e que certamente serão seguidas por muitas outras Apps.

Twitter
Tal como no iOS, o novo OS X passa a ter integração do twitter no sistema, tornando bastante fácil "twittar" a partir de qualquer lado.

Game Center
Não se pode esquecer o peso cada vez mais importante que têm os jogos, e a Apple não perdeu a oportunidade para trazer o Game Center do iOS para o OS X, permitindo asim que cresça ainda mais esta rede "social" com mais de 100 milhões de utilizadores registados.
Será apenas uma questão de tempo até que surjam jogos que suportem jogos multiplayer entre OS X e iOS, etc.

AirPlay Mirroring
Quem experimenta o Air Mirroring no iOS rapidamente imagina todo o potencial que isto oferece: transmitindo de forma wireless aquilo que têm no ecrã do vosso iPhone para um receptor compatível - como uma Apple TV. Agora, será possível fazer o mesmo a partir do OS X Mountain Lion, o que possibilita que utilizem uma televisão ou projector como monitor do vosso Mac... sem chatices de fios ou cabos.

Gatekeeper
Como a segurança é algo que não pode ser descurada, o novo OS X vem com um "protector" que permite que apenas instalem Apps certificadas pela App Store, ou pelos developers, ou... qualquer coisa.
No caso das Apps assinadas pelos developers, a Apple poderá suspender as suas Apps remotamente caso se venha a descobrir que são maliciosas.

China
Para cativar a importante clientela chinesa (tanto milhão de potenciais clientes... quem resistirá?) o novo OS X vem também com algumas funcionalidades orientadas para lhes facilitar a vida: novos métodos de input que permitem combinar palavras chinesas com inglesas - enquanto no iOS espero por algo semelhante para não ter que andar sempre a saltitar entre o dicionário inglês e português quando apenas quero escrever uma palavra no meio de outras - e também a integração do motor de busca chinês Baidu no Safari.


Destacados pelo TechCrunch temos ainda:

  • Barra de URL/pesquisa unificada no Safari - à Chrome
  • Zona Vip no Mail para os contacots favoritos - tipo Priority Inbox do Gmail
  • Caixa de pesquisa no Launchpad - para encontrar rapidamente uma App
  • Melhor introdução de datas no calendar - com um calendário em dropdown
  • Adicionar/remover widgets no Dashboard ao estilo das Apps

5 comentários:

  1. tenho um macbook pro e não me arrependo. Grande S.O. !

    ResponderEliminar
  2. Isto é um service pack pago?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual SP. É uma nova versão do SO. Tal como será o Windows 8.

      Eliminar
    2. Será? Ainda agora saiu o Lion... :/

      Eliminar
  3. Anónimo2/3/12 20:58

    comprei um Mac Air, realmente incrível.. Windows nunca mais,

    ResponderEliminar