2012/02/09

Resultados do Inquérito 2012

Repetimos o nosso inquérito anual iniciado em 2011, e agora é tempo de vermos de que forma as coisas se alteraram entre os leitores e participantes deste cantinho a que chamamos "Aberto até de Madrugada".

Para começar, tenho que agradecer a todos os que responderam às questões colocadas. Se no ano passado tivemos 544 participações, este ano o número subiu significativamente... para 700!

Quanto aos resultados... vamos lá ver se os resultados confirmam o que se aprendeu em 2011... ou se encontramos alguma surpresa.


Onde lês o "Aberto até de Madrugada"?



Aumentou ligeiramente a percentagem de pessoas que acede directamente ao Aberto até de Madrugada na web de 53 para 59%, ao mesmo tempo que o número de leitores via feed se mantem constante nos 53% (apenas -1%) assim como os que o fazem via Twitter (9%). Já no Facebook, assistimos a um aumento de 2 para 7%.


 Em que dispositivos lês o "Aberto até de Madrugada"?
Aqui a tendência permanece também quase inalterada, mas mostrando a evolução do segmento dos tablets. A grande maioria das pessoas continua a ler o AadM no computador, embora com ligeira redução (de 98 para 94%); mas que
e compensada com a evolução dos smartphones (que passa de 39 para 45%) e nos tablets que quase duplica para os 21%!


Com que frequência visitas o "Aberto até de Madrugada"?
A nivel da frequência das visitas, continuo a ficar "babado" pela assiduidade de mais de metade dos leitores, que por cá passam múltiplas vezes por dia (subida de 51 para 57%), enquanto que 31% passam pelo menos uma vez por dia, 9% passa 2 a 3 vezes por semana, e apenas 1% o faz com menos frequência.

Há quanto tempo conheces o "Aberto até de Madrugada"?

Aqui, nota-se que (felizmente), continuamos a conseguir angariar novos leitores... e que por cá permanecem! A percentagem de leitores que conhece o Aberto até de Madrugada há mais de 12 meses passou de 47% para 66%! Mas, é tempo de também tentarmos divulgar o AadM por mais pessoas, para que aqueles 5% que nos conhecem há pouco tempo possam continuar a crescer - e a ficar por cá, de preferência. :)

De onde és?

Quanto à localização geográfica, aqui é que as coisas se mantêm completamente inalteradas, mais coisa menos coisa. A Zona Norte e Centro continuam a ter o maior peso, com 40 e 37%, seguidas de 17% na zona Sul, e os restantes espalhados pelas ilhas, Brasil, e outros países.
(Até fico curioso por saber qual será o país mais distante - ou exótico - onde alguém siga regularmente o AadM - se estão por aí, deixem nos comentários! :)

Sexo?

Quanto à distribuição masculina/feminina... embora o número de seguidoras tenha subido 50% (de 10 para 15), a sua percentagem continua a ficar-se pelos 2% do ano anterior; e com a esmagadora maioria a pertencer aos representantes do sexo masculino: 98%.

Idade
Nas idades, continuamos com valores muito semelhantes aos do ano passado. O grupo dos 19 aos 45 continua a ser a grande maioria, com o pico a estar concentrado nos jovens dos 26 aos 35.

Mas, destaque especial quer para os 31 leitores regulares com idade inferior a 18 anos, como para os 8 com idade superior a 56 anos! Tal como não há discriminação quanto à tecnologia, não há igualmente qualquer discriminação etária no Aberto até de Madrugada.


Que equipamentos tens actualmente?

E por último, a pergunta que mais curiosade eu tinha em analisar este ano, para saber se efectivamente se iria notar o acréscimo dos tablets e smartphones. O computador continua a estar presente em praticamente todas as casas (98%), enquanto que nos smartphones os iPhone desceram ligeiramente (de 22 para 20%) enquanto os Android subiram de 46 para 65%!
O declínio dos Symbian também é aqui notório, passando de 17% em 2011 para 12% em 2012; enquanto que nos tablets, a subida é de 100%, de 14 para 28%.


Últimas Palavras

Em jeito de conclusão, não encontramos grandes surpresas face às tendências de que por cá vamos falando frequentemente: os tablets e os Android estão em ascensão; assim como o número de leitores e frequência de visita no Aberto até de Madrugada.

Uma vez mais, obrigado a todos pela vossa participação, e veremos de que forma estas tendências irão evoluir durante este ano de 2012 e ver o que 2013 irá revelar!

1 comentário:

  1. first!
    eu respondi multiplas vezes ao dia LoL!
    cade o pessoal a comentar aqui? nao acredito que um post desses anda esteja sem comments!!
    mais uma vez, parabens pelo site, e espero continuar a lê-lo por muito mais tempo XD!

    ResponderEliminar