2012/02/09

A Evolução da Fotografia Digital


O problema da evolução gradual - ao contrário de uma evolução revolucionária - é de que muitas vezes nos esquecemos do quanto as coisas vão efectivamente melhorando.

No caso da fotografia digital, eis um exemplo que coloca lado a lado uma fotografia tirada no Super Bowl 2001 com outra deste ano.


À esquerda, uma fotografa tirada com uma Nikon D1H (de 2.7MP e com ISO 800) - uma câmara de referência na altura. À direita, uma Nikon D3s de 12MP... com ISO 12800!



As diferenças saltam à vista... e tornam-se ainda mais surpreendentes quando consideramos a diferença do ISO utilizado em ambas. Portanto, embora possamos continuar a criticar as câmaras digitais actuais (mau seria se não o fizessemos, para que se tornem cada vez -ainda- melhores)... convém também não esquecer o longo caminho que tem sido percorrido desde as fotos de baixa resolução e cravejadas de pixel noise! :)

... No entanto, não deixo de sentir curiosidade para saber quantas destas melhorias serão efectivamente devidas aos sensores (que ninguém nega serem muito melhores), e quantas se devem ao processamento digital posterior feito pelas câmaras (que também dão uma ajuda substancial que não pode ser ignorada).

4 comentários:

  1. O tamanho do sensor, APS-C da D1H vs FullFrame da D3s tambem ajuda imenso a diferença entre as imagens.
    Mas as specs do equipamento actual deixam qualquer um a babar-se.
    Agora vou ali ver se encontro 2600€ perdidos debaixo das almofadas do sofa para comprar uma D800

    ResponderEliminar
  2. hum hum.... serei só eu a pensar nisto, ou a diferença resultante de anos de evolução não é assim "tão" estrondosa? Realmente reduziu-se nos pixel noise, mas penso que não é "extraordinária" esta evolução, tendo do meu ponto de vista ficado muito aquém doutros equipamentos cuja evolução se fez sentir muito mais e se "ve" muito mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estás a esquecer da "pequena" diferença de que não se tratam de fotos tiradas com o mesmo ISO. Uma foi com ISO 800, e outra com ISO 12800(!)

      Eliminar
  3. os sistemas de focus tracking actuais são incrivelmente mais avançados, o baixo nível de ruído que se consegue actualmente também é uma mais-valia para quem fotografa em condições de fraca. é um pouco como os carros. Nas últimas décadas todos funcionam praticamente da mesma forma: 4 rodas, guiador, motor... mas depois as ajudas como o abs, esp, controlo de tracção, etc alteram por completo as prestações e a forma como ele se comporta em situações mais difíceis.

    ResponderEliminar