2012/02/09

A Web está Patenteada?


Se querem mais palhaçadas das patentes e direitos de autor, eis que surge mais um "palhaço" (desculpem, mas não consigo encontrar outro termo mais adequado) que vem reclamar ter patente sobre a interactividade na web, e que pretende cobrar sobre coisas como  "interagir com uma imagem" numa página web ou "ver um vídeo".

Trata-se de mais um "patent troll", ou seja... uma daquelas empresas que nada faz de concreto e cuja única missão é tentar aproveitar-se e lucrar à custa de quem tenha realmente feito alguma coisa. Em suma... autênticos parasitas da sociedade e que se aproveitam do sistema instituido.

Não deixa de ser caricato que até empresas que tradicionalmente defendem as suas patentes com unhas e dentes e perseguem os infractores - como a Microsoft e Apple - acharem igualmente que é altura de se terem   "regras mais razoáveis" (engraçado como as coisas mudam consoante se está de um "lado" ou do "outro" das questões das patentes, não é?)

Mas, acho bem que estas questões dêem cada vez mais que falar, e que traga o ridículo de tudo isto para a praça pública... pois é da forma que estaremos cada vez mais próximos de uma reforma completa deste sistema que já tão pouco tem a ver com as intenções originais que lhe deram origem. (E que está patentemente explicado neste artigo de Luís Torgo: a fraude das patentes de software).

5 comentários:

  1. António9/2/12 12:24

    Carlos,
    aprecio bastante os teus comentários frequentes sobre as questões relacionadas com a cópia digital e patentes de software.
    Neste artigo, agradeço-te a ligação para o texto de Luís Torgo que é bastante esclarecedor quanto ao que efetivamente se passa nesta matéria.
    Em palavras simples, apetece dizer que a criatividade e o acesso fácil aos bens culturais estão a ser esmagados pelas máquinas jurídicas que suportam as grandes corporações.
    Quando, noutro local, dizes que as autoridades têm usado força desproporcional contra os sites de partilha, estás a subestimar a coisa - para eles isto é uma guerra. Mesmo.
    Basta lembrar o que se ficou a saber há um ano com as wikileaks - os EUA fazem uma pressão diplomática enorme sobre os governos nacionais para combaterem a pirataria.
    Cá para mim, estão a dar um tiro no pé: nunca "consumi" tanto bem cultural americano como nos últimos 10 anos. Não paguei tudo o que consumi? Pois não. Mas paguei certamente muito mais do que pagava antes de ter acesso a esses bens...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/2/12 12:32

    OMFG!! O melhor do artigo é mesmo a definição de "patent troll".. :p
    de resto, apelidar de "palhaço" poderá ser desprestigiante para os profissionais dessa profissão mas politicamente correcto...pois não queremos um processo contra o AadM.

    ResponderEliminar
  3. Enfim. Acho que devia ser como os genéricos. Se é uma patente de "utilidade pública" e que neste caso ajudou a humanidade a entrar numa nova era, 1 único homem pode tentar apoderar-se de algo que transcende um só indíviduo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/2/12 15:31

    Ao tempo que eu já digo, porreiro era patentear o abecedário, digam lá isso é que era ;) Pelas historinhas que vamos conhecendo não deve faltar muito... Mas fica já registado que o primeiro a falar nestas patentes, foi eu ;)lol

    ResponderEliminar
  5. Gonçalves9/2/12 21:31

    Eu cá vou patentear a ideia de patentear coisas...
    Se a entidade que patenteia essas ideias estúpidas começasse a pagar por isso talvez abrisse a pestana.

    Atualmente o sistema de patentes é ridículo!

    ResponderEliminar