2012/03/19

Estudo de Satisfação Meo Go Revela os Emails dos Clientes


Ninguém está livre de errar, mas há situações em que até uma pequena distracção pode significar enormes chatices mesmo tendo origem em boas intenções.

Milhares de clientes do Meo Go (possivelmente todos eles? Actualização: não foi para todos os cliente) receberam hoje de manhã um email referente a um estudo de satisfação, enviado por um "estagiário no programa Trainees da PT" - sem dúvida desejoso de mostrar a sua iniciativa - mas que por desconhecimento ou distracção, foi enviado com os 3900 emails dos clientes vísiveis no campo "cc".

Quer isto dizer que todas estas 3900 pessoas ficam a saber os endereços de email de todos os clientes contactados para este estudo de satisfação... o que por si só garantirá um elevado grau de insatisfação em todos eles.

Ninguém está livre de cometer tais erros (eu já enviei alguns CC por engano... admito), mas a coisa torna-se mais grave quando é feita nesta escala de milhares de emails, e partindo de uma empresa na qual os clientes confiam para que mantenha os seus dados privados em segurança.


Portanto, o que importará será aprender com esta lição, obrigar o estagiário responsável a frequentar um curso intensivo de 2 semanas para aprender a diferença entre o CC e o BCC nos emails (para vos poupar 99% do tempo digo-vos já: enquanto o CC permite que todos vejam os emails para quem são enviados os emails, o BCC faz precisamente o que se desejaria neste caso... escondendo os emails dos intervenientes)... e acima de tudo, talvez introduzir um aviso nos clientes de email sempre que alguém tente enviar um email com mais de umas centenas de emails em CC?

Isto para não ser mais drástico e bloquear este tipo de coisa directamente nos servidores de email da PT.

Sendo certo que qualquer pedido de desculpa da MEO não irá evitar que o mal tenha sido feito... restará saber que forma de compensação irá ser encontrada para tentar amenizar os clientes (excepção feita aqueles que já enviam regularmente emails em cadeia para todos os seus amigos em CC... ;)

8 comentários:

  1. eu não recebi nada! hehehe
    e sou meo go desde o início!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficamos então a saber que foram apenas uma "amostra"... menos mal! :)

      Eliminar
  2. Quantos eram não sei, só sei que a barra lateral não parava de aumentar enquanto a percorria.
    Mas isto não é nada a que não me tivesse habituado nos tempos pré-facebook em que isto era o pão nosso de cada dia, pessoalmente para mim é msm a maior vantagens de FB, G+ e outros...
    Mas muito mais a sério, espero agora que pelo menos enviem um pedido de desculpas porque como dizes errar todos erramos, e se esse pedido vier acompanhado de umas ofertazitas no videoclube estou disposto a "esquecer" isto.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui se ve a preocupacao das empresas com os dados privados dos seus clientes...

    ResponderEliminar
  4. Como se envia o email com BCC? Eu costumo enviar um a um, quando envio para muitas pessoas. Não por causa disso que o faço, simplesmente é para não saberem que enviem emails iguais para várias pessoas. Uso gmail.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. logo debaixo do campo "to:" tens dois links que permitem "Add CC" ou "Add BCC".
      Mandas para todos em BCC e tens o assunto resolvido.

      Eliminar
    2. Obrigado Carlos, já experimentei! Por acaso agora recebi um email de spam e ao ler na parte onde devia estar os endereços dizia: "Endereços não revelados" deve aparecer sempre esta mensagem quando enviam em BCC para utilizadores do gmail. Os spammers não querem concorrência xD

      Eliminar
  5. Quanto mais enfase se der ao erro mais depressa o coitado do empregado vai para a rua, porque sim...errar é humano

    ResponderEliminar