2012/03/08

Intel Ivy Bridge dá Salto nos Gráficos


Esperava-se que os novos CPUs Ivy Bridge da Intel não trouxessem grandes melhorias face aos anteriores Sandy Bridge, prevendo-se a actual sequência de evolução da Intel que alterna entre grandes alterações e pequenos melhoramentos (o chamado ciclo tick-tock).

Mas parece que a Intel sabe que o mercado exige sempre mais e mais, e por isso nos seus novos Ivy Bridge diz ter feito um ciclo tick+, que traz um salto significativo no desempenho do seu GPU integrado.

Enquanto no lado do CPU temos bastantes melhoramentos, que permitem menores consumos e desempenhos 10-15% superiores, no GPU o salto é bem mais visível, quase chegando a ser  50% superior.

Quem imaginaria que seria possível jogar jogos como o Skyrim a 1680x1050 a mais de 30fps com uma "placa gráfica integrada"?

Claro que continua a não substituir uma placa dedicada para quem quiser jogar em altas-resoluções e com o máximo de qualidade gráfica, mas torna-se suficiente para que muitas mais pessoas possam considerar jogar jogos no PC sem necessidade de gastar euros extra na aquisição de uma placa gráfica - e faz também com que deixe de fazer sentido a existência das placas gráficas de "baixo-de-gama" que oferecem prestações idênticas (ou piores).

A par de outras coisas interessantes com o suporte nativo para PCIe 3.0 e USB 3.0... parece-me que a Intel continuará a não ter problemas em atrair clientes para os PCs em 2013. (Embora a maior ameça aos PCs pareça estar a surgir de outras áreas... como os tablets e smartphones. E por isso mesmo se percebe que também a Intel esteja desesperada por entrar nesse segmento com chips "mobile" cada vez mais eficientes.)

4 comentários:

  1. Anónimo8/3/12 14:47

    PC SEMPRE :)

    ResponderEliminar
  2. Carlos Martins, pelo amor de Deus!

    "Quem imaginaria que seria possível jogar jogos como o Skyrim a 1680x1050 a mais de 30fps com uma "placa gráfica integrada"?"
    Pessoas que adquiriram um processador AMD!!

    Ora olha lá melhor para esse gráfico. Logo acima da HD4000 dos Ivy Bridge tens a gráfica integrada da geração actual de processadores AMD. Se a diferença para um produto de uma geração anterior é assim tão drástica imagina qual não será a diferença quando a AMD lançar os Trinity!
    Esta evolução das HD3000 para 4000 é desapontante porque não conseguiu aproximar-se da AMD no aspecto onde esta domina. Se a AMD com os Trinity conseguir performances semelhantes aos Sandy Bridge a competição vai aumentar bastante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A notícia era referente aos Ivy Bridge e portanto à sua evolução face aos Sandy Bridge anteriores.

      Se é certo que os AMD conseguem melhor desempenho gráfico, não podes ignorar todo o restante desempenho "não-gráfico" em que se revelam *muito* mais lentos que os Intel equivalentes... (Como poderás ver nesta página, onde esse mesmo AMD está consistentemente no último lugar da tabela.)

      Eliminar
    2. E eu não digo o contrário Carlos. Mas então para quê tanto destaque ás melhorias na gráfica integrada da Intel? Quando continua a ser uma miséria mesmo frente ás integradas da AMD?

      Para isso davas mais destaque á melhoria na parte do CPU mas como sabes essa é ainda mais irrelevante que a do GPU...

      Já que pões essa página da Anandtech vai ás final words:
      "What Ivy Bridge does not appear to do is catch up to AMD's A8-series Llano APU. It narrows the gap, but for systems whose primary purpose is gaming AMD will still likely hold a significant advantage with Trinity. The fact that Ivy Bridge hasn't progressed enough to challenge AMD on the GPU side is good news. The last thing we need is for a single company to dominate on both fronts. At least today we still have some degree of competition in the market. To Intel's credit however, it's just as unlikely that AMD will surpass Intel in CPU performance this next round with Trinity. Both sides are getting more competitive, but it still boils down to what matters more to you: GPU or CPU performance. Similarly, there's also the question of which one (CPU or GPU) approaches "good enough" first. I suspect the answer to this is going to continue to vary wildly depending on the end user."

      O Ivy Bridge é desapontante. E tal como dizem na Anandtech o Haswell é que vai ser a verdadeira evolução (o dito Toc).

      E sim, o Llano A8 é miserável em CPU. É equivalente a um i3 ou i5 mais fraco salvo erro.
      Mas acho que hás-de concordar comigo quando digo que é melhor que a AMD consiga competir do que a Intel voltar a ter quase o monopólio.

      Eliminar