2012/03/08

Apple iPhoto e os Mapas Não-Google [OpenStreetMap]

É mais que sabido que as relações entre Apple e Google andam tremidas, e há rumores de que a Apple está a trabalhar no sentido de encontrar alternativas aos serviços do Google que tem integrados no seu iOS - como é o caso dos mapas.

Na sua nova App iPhoto - uma App oficial daquelas que é capaz de impressionar qualquer pessoa - tudo parece estar muito bem... até ao momento em que espreitamos os mapas para vermos onde as fotos foram tiradas.

Não só os mapas apresentados parecem saídos de uma tipografia do século passado, como estão pura e simplesmente... errados!

Ora espreitem o que se passa com o rio Douro quando chega à ponte da Arrábida...


Sim, parece que a ponte da Arrábida é afinal uma barragem e que o rio Douro acaba ali!

Se é este o caminho que a Apple quer seguir com os seus mapas... estamos mal.


E agora a pergunta que coloco é: imaginando-se um futuro iOS que abandone os mapas do Googe... quantos utilizadores estarão dispostos a suportar mapas "foleiros" e achar que o iOS continua a oferecer a melhor experiência global de utilização... e quantos acharão que ficam melhor servidos com o Android do Google?

Numa altura em que a balança dos compromissos está cada vez mais equilibrada, este tipo de coisa será certamente cada vez mais decisivo na altura de escolher um equipamento iOS/Android/Windows Phone.

Actualização: não sou o único a queixar-me... :)

Actualização 2: afinal são mesmo mapas do Open Street Maps, mas de 2010!

7 comentários:

  1. Realmente esse mapa mão lembra a ninguém ... Diz uma coisa... Essa aplicação tirando essa parte dos mapas... Vale a compra?

    ResponderEliminar
  2. Muito do que faz poderás fazer usando outras Apps, mas... sim, penso que vale a pena.

    ResponderEliminar
  3. A aplicação em causa iPhoto, não é uma ferramenta de geolocalização, mas sim para gestão de fotografias, com várias funcionalidades únicas, entre elas, veres no mapa onde foi tirada (coisa que não utilizo, pois lembro-me onde as minhas próprias fotografias foram tiradas). No entanto, como é uma aplicação que vem de raíz com qualquer computador Apple, se os mapas não são correctos, vale por tudo o resto.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Em Lisboa é a mesma coisa, olhando para o mapa o rio Tejo termina imediatamente após a a Golden Gate de LX. Neste ponto Lisboa e Porto são tratadas da mesma forma :-). O mesmo acontece nos mapas (deve ser o mesmo) do iPhoto.App e do Aperture.App no OS X.

    ResponderEliminar
  5. O problema é que neste país ng se dedica a este projecto, somos muito poucos, se cada um se dedica-se à sua freguesia umas horas ficava tudo certinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na minha zona já não há nada para fazer... o OSM está a 100%. :)

      Eliminar