2012/03/08

iOS 5.1 resolve "No Service" e "No SIM Card"?

A Apple lançou ontem o iOS 5.1, e que como é costume surge acompanhado de uma lista de alterações bastante vaga e sem grandes detalhes - mas, esperemos que seja desta que a Apple tenha resolvido alguns bugs preocupantes que têm feito desesperar alguns milhares de clientes ao longo dos últimos quatro meses.

Refiro-me obviamente aos problemas de quem tem que lidar com um iPhone que perde a capacidade mais básica de qualquer telemóvel: a de estar ligado à rede e contactável.

Para quem sofre do problema de recorrente perda da rede, e com avisos de "No Service" ou "No SIM Card", a Apple discretamente adiciou como forma de resolução destes problemas a instalação do iOS 5.1.

Esperemos que desta vez seja mais bem sucedida do que a recomendação anterior que prometia igual resolução do problema... mas que não se verificou na prática.


Neste iOS5.1 está também prometida a resolução dos problemas de autonomia para quem tinha iPhones demasiado gastadores; e vem acompanhado da opção de desligar os dados 3G (que estranhamente tinha desaparecido no iOS5); assim como um novo modo de acesso rápido à câmara fotográfica a partir do lock screen fazendo deslizar o ecrã para cima.

20 comentários:

  1. Boas tardes.... É chamada a atualizacão da treta... Ex: acesso a câmara já tínhamos pois carregando 2x no botão tínhamos logo essa opção ... Uma coisa que gosto e de poder gerir melhor as fotos com o iPad ... Carlos ainda com problemas no cartão ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho tido problemas de cartão desde que a Vodafone me deu um novo microSIM, mas ainda tinha problemas de perder a rede ocasionalmente (normalmente em sítios com pouca rede). Com o 5.1 os testes que fiz em sítios "críticos" até agora portaram-se todos bem... Mas é coisa que só poderei assegurar daqui por algumas semanas - já que o problema originalmente também se fez sentir apenas após umas semanas de uso.

      Quanto ao acesso à câmara, tenho que confessar que a mim me vai dar muito jeito. É que embora fosse possível aceder via shortcut com o duplo clique, na maior parte do casos eu continuava a fazer o processo normal de click-unlock-camara.
      Desta forma, antevejo que possa vir a dar mais uso ao novo método, que se torna mais imediato e sempre vísivel...

      Eliminar
    2. Luis Faria8/3/12 16:30

      Lol. Actualização da treta? Estavas à espera que mudassem muita coisa?
      Isso só quando lançarem o iOS6.

      Finalmente está disponível a opção para desligar o 3G, mantendo os dados GPRS/Edge ligados, agora, punham era um atalho para ligar/desligar isso no notification center, à boa maneira do Android.

      Eliminar
  2. Acesso do lock screen à câmara fazendo deslizar o ecrã para cima? Vai já guerra de patentes, o ICS 4.0 já faz isto. Ah espera, afinal é deslizar para a esquerda. :p

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/3/12 16:51

    Fiz actualização tendo dado erro. Coloquei o ipad em dfu mode e restaurei-o.
    Quando tentei restaurar a informação que tinha pelo backup feito antes da actualização deu erro sendo que agora esse backup desapareceu aparecendo so backups feitos hoje depois de actualizado para o ios 5.1.
    Há alguma maneira de recuperar tudo o que tinha no ipad? Ou de repôr um backup anterior ao da actualização do ios 5.1?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referes-te a backups via iTunes ou iCloud? Com o iTunes não te sei dizer...
      Com o iCloud, depois de teres introduzido a tua conta, deverás ter acesso ao último backup feito, e repor os teus dados e Apps.

      Eliminar
  4. Refiro-me ao itunes... O backup feito ontem desapareceu :/ Só aparece dois feitos hoje depois do actualização.
    Apesar de ter feito backup pelo iCloud, ainda nao experimentei mas pelo icloud não vou recuperar as apps e tudo o resto :/ tenho o ipad como vem de fábrica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta pelo iCloud... e vais ver que está lá tudo (a não ser que tenhas desactivado alguns conteúdos).

      Já fiz 2 recuperações via iCloud, e sempre me pos tudo tal e qual como estava.

      Eliminar
    2. Obrigado Carlos ;) Estava na ideia que pelo icloud as apps não conseguia recuperar. Vou ter de esperar por amanhã para ver se isso funciona porque o icloud não funciona na rede eduroam da univ.

      Cumps

      Eliminar
    3. Fiz a recuperação via icloud e fiquei surpreso. Pensava que o icloud não passava de uma funcionalidade que fizesse backup das fotografias, calendário e etc mas agora que fiz a recuperação mudei de opinião. Consegui colocar o ipad exactamente como estava, todas as apps que tinha pela ordem que estavam, configurações de rede wireless, favoritos do safari e opera, configurações de contas de email. 5* o icloud, mais um ponto de consideração pela apple. Fantástico ;)

      Eliminar
  5. Pedro Vales8/3/12 17:20

    Boa tarde,
    Pelo que vejo, toda a gente conseguiu fazer a actualização do iOS.
    Eu não estou a conseguir, nem por iTunes, nem da nova forma.
    Alguêm tem conhecimento de algum problema com o servidor de actualização?

    ResponderEliminar
  6. Boas a todos,

    Eu tenho um 4S e tenho mais alguns amigos com 4S e nenhum de nós temos os problemas que o Carlos reporta em relação às perdas de rede. Em relação ao gasto de bateria já temos cada um o seu feeling...

    Quanto a actualizar o iOS... Não consigo. Não está jailbroken, mas dá-me erro a dizer que não consegue contactar o update server.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas... Eu consegui fazer directo no iPhone ... Tenho um amigo que tb não conseguido fazer... Mas ligou ao computador e deu...

      Eliminar
  7. Quanto a bateria... o facto é que no meu caso tem-se revelado muito melhor apos a actualização de ontem. Desde as 11 da manha que tirei o iPhone do carregamento (100%) e sao agora 23:30, com o mesmo uso de sempre (SMS's, 2 ou 3 chamadas, wi-Fi ligado por 30 mins) e a verdade é k ainda tenho 90%. Quando anteriormente com o mesmo uso ja deveria ter a bateria nos 65-70%

    Para já optima a actualização 5.1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah... e uns 20 minutos a jogar***

      Eliminar
    2. 100% as 7h30 ( SMS "muitos" , chamadas , jogos , 3G nem sempre ligado , Muito tempo a navegar ) 23h40 34% e o GPS hoje não trabalhou ...

      Eliminar
    3. claramente o teu iphone n foi sequer à net ainda.... e nem tao pouco faz ideia o q é 3G
      LOL

      Eliminar
    4. Tenho um 4s quando me meto a jogar ou estou a utilizar o gps o malandro aquece tanto ... Até da para fritar um ovo...

      Eliminar