2012/03/06

iPhone 4S sem Rede


Não é segredo que o iPhone 4S tem dado muitas dores de cabeça a muitos milhares de utilizadores por este mundo fora. Falo do caso dos problemas de "Invalid SIM" que a Apple tentou resolver por intermédio de uma actualização disfarçada, mas que infelizmente não resolveu nada.

Um salto aos foruns da Apple revela que esse problema tem afectado muitos utilizadores (mas aparentemente não os suficientes para causar um "escândalo"), e ao qual se juntam outros problemas, como o síndroma que indica que o sinal de rede 3G está no máximo quando na realidade o iPhone está sem rede.

Da China parece chegar finalmente uma explicação para o sucedido, e que mais ridícula se torna por ser algo tão básico que nem se deveria admitir de qualquer empresa que já tem equipamentos no mercado há anos.

Parece que o iPhone 4S apenas suporta a banda P do GSM (885-915Mhz) e não a E (880-890Mhz). No caso da China Mobile, a banda P é usada principalmente para espaços exteriores, enquanto que a E é utilizada para interiores (estações, shoppings, etc). Assim, ao passarem de uma zona com cobertura P para uma zona E, o iPhone 4S mostra o sinal no máximo, quando na realidade está sem sinal.

Seria interessante saber se a Vodafone (e outros operadores nacionais) também utilizam estas duas bandas...


Supostamente, o problema estará resolvido com a próxima actualização do iOS (5.1) esperado para os próximos dias - mas não deixa de ser vegonhoso terem deixado tantos milhares de utilizadores, que compraram um equipamento supostamente "topo-de-gama", sem qualquer resposta durante tanto tempo.

14 comentários:

  1. Segundo o site da Anacom todos os operadores usam GSM-P.

    ResponderEliminar
  2. Um outro problema que uma amiga minha está a ter com o iphone 4s dela é o facto de anónimamente a apple enviar uma msg automática para o reino unido sempre que se ativa o facetime ou o imessage. O problema é que o envio de mensagens foi constante (talvez por o iphone não conseguir ativar o serviço). A verdade é que ela só descobriu isso porque consultou o extrato detalhado e verificou que tinha umas 5 ou mais mensagens (só no mês passado) para esse número no reino unido. É lamentável que façam isso anónimamente sem o consentimento ou conhecimento do utilizador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também já levei com 2 ou 3 SMS desses depois de ter feito reinicializações no iPhone quando estava a ter problemas. Mas, penso que existe algo lá pelo meio que te alerta para isso - de que a activação irá usar um SMS e que poderá ter custos associados... (de outra forma, isso nos EUA iria dar logo mega-processo).

      Eliminar
    2. "É lamentável que façam isso anónimamente sem o consentimento ou conhecimento do utilizador."--> É falso. Ao activar o Facetime/iMessage é-se informado que irá ser enviada uma mensagem e que a mesma pode vir a ser cobrada pelo operador.
      Tem depois que se aceitar isso.
      A vodafone não cobra essa mensagem.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. My bad.

      Estive a confirmar e efectivamente cobrou € 0,18 pela "comunicação".

      Eliminar
    5. O problema é que mesmo depois de supostamente ter activado o serviço e aceitar as condições, o telemóvel envia várias mensagens depois disso, sem haver um aviso prévio e sem o conhecimento do utilizador. É que se o serviço não for correctamente activado o telemóvel vai enviar msg constantemente. No caso da minha amiga a quem isso estava a acontecer ela teve de desligar quer o facetime quer o imessage.

      Eliminar
  3. Antonio Luis Coelho6/3/12 18:08

    Viva

    Já uma vez aqui se falou que SO e hardware "imcompletos" lançados para o público, era um assassínio..., ou que pode provocar um...

    PS: Olha..., hoje os "anómimos" que acusam sempre o Carlos de ser "tendenciosamente AppleFanBoy" não aparecem... lol..., vermes!!!

    ResponderEliminar
  4. Carlos,

    Lembraste daquele problema que te falei com o audio nas chamadas? (as chamadas eram feitas mas eu nao ouvi e acho que nao me ouviam a mim).
    Fui a Apple Store e os gajos deram-me um 4s novo sem o problema!
    Felizmente o tecnico reproduziu o problema pelo que nem me chateou e deu-me logo outro.
    Estava cheio de receio que os gajos fossem meter nojo mas foram porreiros!

    Parece que podera mesmo ser hardware...embora nao perceba porque era tao aleatorio... :o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo com a minha amiga. Além desse problema o telemóvel pensava que estava no país qualquer do oriente. A tmn acabou por lhe dar tb um telemóvel novo. Nesse caso deve ser mesmo problema de hardware.

      Eliminar
  5. Tenho duvidas que seja de hardware, ca para mim eles mudaram isso a sucapa no 5.0.1, mas so nas novas instalacoes para nao dar cana ;o).
    Se reparares no changelog desta nova versao diz "small but in dropped audio on outgoing calls".

    ResponderEliminar
  6. Ja agora, tambem suspeito que eles puderao ter arranjado algo relacionado com 4g.
    Estou em nova york e so quando fiz upgrade ao ios ontem e que isto passou a detectar a rede 4g...

    ResponderEliminar