2012/03/20
Novo iPad: Mais Quente e com Ecrã de Luxo
Já se tinham ouvido relatos de que o novo iPad aquecia um pouco mais que os iPads anteriores... e isso foi agora confirmado de forma inequívoca recorrendo a uma câmara térmica que mostra claramente a diferença de temperatura entre o novo iPad e um iPad 2, após cinco minutos de execução do GLbenchmark.
Enquanto o iPad 2 permanece nos 28.3ºC, o novo iPad sobe até aos 33.6ºC.
São cerca de 5ºC extra que não farão grande diferença em circunstâncias normais... Mas que poderão causar alguns avisos extra de "temperatura excessiva" se decidirem usar o vosso novo iPad numa esplanada ao Sol a correr programas gráficos intensivos num dia quente de Verão...
(Resposta oficial da Apple: "está dentro das temperaturas que consideramos normais".)
Quanto ao ecrã...
Os testes confirmam que é definitivamente um dos melhores ecrã jamais produzidos, e que para além da resolução acrescida oferece também uma reprodução de cor bastante melhorada face aos ecrãs do iPhone 4 e iPad 2.
No entanto, e tal como já tinha partilhado convosco, outras análises parecem confirmar que a potência gráfica acrescida do novo GPU é apenas suficiente para que o novo iPad mantenha o mesmo nível de velocidade com a resolução acrescida. Ou seja... o verdadeiro aproveitamente de todos estes pixeis é algo que terá que ficar para as próximas gerações. (Embora quem o utilizar desde já certamente não se vá importar de ter "apenas" aquilo que já tinha num iPad 2... mas com 4x mais definição.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um equipamento electrónico que dissipa calor, especialmente sob grande carga de processamento! Coisa inédita, eheh!
ResponderEliminarRelembro que este ecrã é fabricado pela Samsung e é ridiculo tem resolução de 2048 num ecrã tão pequeno 1024 chegava e sobrava enfim nunca pior pagar por extras inúteis que não se faz uso
ResponderEliminarÉ tão ridículo que todos os fabricantes estão prestes a lançar tablets com resoluções idênticas...
EliminarPor essa ordem de ideias ainda estariamos todos a usar CGA com 320x240. ;P
Quanto a ser um "extra inútil"... tratando-se de algo que é precisamente o ponto central de um tablet e para onde se olha constantemente... penso que - bem pelo contrário - será algo extremamente útil.
Mas será fácil fazer o teste... pega no teu smartphone, e caso tenha resolução superior a 320x240, vê só como é ridículo ter tantos pixeis num ecrã tão pequeno... é inutil e não lhes dás uso...
nem perco tempo com tanta estupidez , achas mesmo que vai tirar partido do ecrã quando não existe filmes ou aplicações acima de 1080p , é como o fullHD da ps3 ou xbox na realidade 90% dos jogos correm abaixo de 720p a maioria a 1024 .... o meu NETbook tem Ecrã Amoled 1024 e não vejo nenhum pixel a saltar , nem com uma lupa , enfim o ipad 1 ou qualquer tabelet com 1024 faz o mesmo que este ipodre 3
ResponderEliminarmas com viciados na estupidez chamada Apple nem vale pena argumentar
Dou-te os parabéns pelo teu netbook amoled (que deve ser um protótipo, pois não tenho conhecimento de que exista algum disponível comercialmente), e também pela falta de aplicações que usem altas resoluções (certamente toda a gente que usa monitores de 2560x1600 e afins apenas usará um 1/5 do ecrã).
EliminarIgnorando-se por um momento que há efectivamente filmes com resoluções superiores ao HD (até no YouTube os encontras), como os 2k ou 4k do cinema, para não falar do Super Hi-Vision, que por muito que demore irá inevitavelmente chegar; há coisas muito mais imediatas que te permitem tirar partido desta resolução acrescida...
Coisas tão simples como... as fotos; e outras ainda mais básicas como toda e cada letra desenhada no ecrã, e que terá uma definição superior.
Mas, se o teu fanatismo anti-marcas é assim tão "podre" que nem te permite raciocionar logicamente por alguns momentos... talvez seja sinal de que melhor será levares a tua podridão para outras paragens, já que te dei mais do que tempo e espaço para que tentasses dialogar de forma civilizada, e nem sequer tiveste a decência de te identificar...
Por isso mesmo, ficamos por aqui.
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliminardeixa a droga das maças
ResponderEliminarÉ engraçado quando se fica sem argumentos não é?... Pode ser que te faça reflectir no que escreves...
EliminarEsperarei ansiosamente pelos teus comentários para justificar a grandiosidade do novo Transformer com ecrã FullHD, ou do Galaxy Tab equivalente, com todos os seus pixeis inúteis a que não irás dar uso.
Ah... pois... chegam-te os pixeis do teu netbook AMOLED que nem sequer conseguiste dizer qual é...
Ainda ha dias, ja n sei onde li, que pras resoluções 2k e 4k so mesmo se tira proveito com um projector q visione acima das 80"...
ResponderEliminarEu tb sou daqueles n faz qq sentido, tirando o marketing, ter estas resoluções num ecra de 10"...
E a maioria das pessoas nem vai dar conta sequer, nem elas nem os seus olhos...
(atenção, eu n sou o mesmo anonimo q o dali de cima)
Essas contas já estão mais que feitas. Os 2K num LCD de 50" que se vê a 3 ou 4m de distância... acaba por ser o equivalente a ter os 2K em 10" num tablet, que é visto a "dois palmos" de distância...
EliminarÉ que não deixa de ser curioso que ninguém ache exagerado os 800x480 existentes num equipamento como o Sapo A5... e que tem uma densidade semelhante ao novo iPad. Trata-se apenas de manter a mesma densidade de pixeis num ecrã maior.
A única simulação fácil que aconselho a fazerem, é a de colocarem um iPhone 4 ao lado de um iPhone 3, e verem se realmente não se dá uso aos pixeis extra.
(Ou tão simplesmente colocarem um Sapo A5 ao lado de um Android com ecrã do mesmo tamanho mas com 1/4 da resolução...)
e eu tb não lol
ResponderEliminarmas concordo contigo anonimo2 tens toda a razão
o olho humano é incapaz de distinguir a olho nu a diferença entre 1024 e 2048 num ecrá tão pequeno ....
Bem, para a semana já teremos certamente os novos iPads nas lojas, e espero (sinceramente) que toda a gente possa comparar com os seus próprios olhos, para ver se faz diferença ou não.
EliminarPara quem achar que não faz diferença... é da maneira que poderá poupar uns euros e optar por tablets com a resolução actual. :)
Anónimo: define olho nu por favor.
EliminarE que tenho à minha frente um iphone 3g e um iphone 4S, a 15cm de distância, consigo perfeitamente distinguir as diferenças de resolução, ou seja, no 3g vejo os números, letras e ícones com pixeis, e no 4s não consigo ver porque tem 4 vezes mais pixeis, portanto, noto diferenças entre os dois écrans , logo se consigo notar diferenças em 2 iphones também consigo nos iPads. Se eu consigo toda a gente que tem uma visão normal também consegue.
Deves ter uma enorme falta de vista para não distinguires a diferença. Quando estiver cá à venda, vai ver com os teus olhos e compara e depois presta bem atenção à voz da tua consciência que te vai dizer "Porra! Eles tinham razão, nota-se e bem a diferença. Este ecran é um espectáculo !"
ResponderEliminarPor acaso estou ansioso para testar este novo ecrã do iPad. Acho que vai ser algo de espetacular! :)
ResponderEliminarCaro anónimo escatológico, terei todo o prazer em deixar fazer ouvir a sua opinião, bastando para isso que se comporte de forma socialmente aceitável... Pois se aqui a "casa" é conhecida exactamente por não fazer discriminações quanto às preferências de cada um, há no mínimo que saber respeitar as opiniões alheias de forma civilizada.
ResponderEliminarAcho bem Carlos, pois já vi um "...alho" por aqui hoje :P
EliminarPara o anónimo que acha isto tudo uma estupidez, e para os outros também pode ser.
ResponderEliminarPegas no teu netbook 1024 e tenta editar um video em FullHD, e depois tenta editar o mesmo video num écran com resolução igual ou superior ao do novo iPad. Depois vês onde se trabalha melhor e mais rápido, este é um dos exemplos da utilização das resoluções acima dos 1080p.
Claro que existem aplicações acima do 1080p, informa-te antes de vir para aqui a debitar porcaria, dou-te um exemplo duma aplicação que funciona bem acima do 1080p o Adobe Premiere por exemplo, ou qualquer jogo que ponhas a correr num pc que esteja ligado a um monitor que suporte uma resolução acima dos 1080p.
Nem com uma lupa consegues ver os pixeis no teu netbook 1024?
Vai urgentemente ao oftalmologista, deixa-me dizer-te que vês muito mal, é imperativo que vás ao médico o mais rápido possível, espero que não conduzas ou que tenhas uma profissão que dependa muito da tua visão, porque és um potencial perigo para os outros condutores e para os peões e para as pessoas que te rodeiam. Atenção que não estou a brincar em relação à ida ao médico.
o luis andas a fumar droga so pode , deve ser ganza monocromatica que permite ver coisas impossíveis ao olho humano
ResponderEliminarAcho que será mais grave quereres massificar que toda a espécie humana sofra de algum tipo de miopia congénita que não te permita ver a diferença entre um ecrã de 1024 e 2048 a 30 ou 40cm de distância... Se é mesmo esse o caso, repito o que já foi dito: vai a um oftalmologista. (e lá já poderás tirar as dúvidas sobre o que o será "impossível ver ao olho humano" - mas provavelmente o primeiro passo passará por necessitares de óculos para ter uma visão dita normal.)
EliminarIsso não tem lógica nenhuma é mais uma maneira de enganar pois em tv FullHD existem ecras com mesma resolução os 1080p que tem uma qualidade de mer** e outros com mesma resolução com excelente qualidade melhor brilho contraste entre outros , os ecrãs mais antigos tem pior bilho ou contraste basta ver um Samsung Super Amoled e comparar com outro android com mesma resolução em led a diferença é abismal , ate o Galaxy 2 ou Nexus tem melhor qualidade de imagem do que o iphone 4s ... segundo essa lógica estúpida de maior resolução maior qualidade imagem é um engano , ate pode ter mais qualidade se falha o mais importante como processador imagem brilho e contraste.... basta olhar para as tvs ou maquinas fotográficas com mesma resolução entre marca as diferenças são abismais
EliminarAtenção que não estou a dizer mal do iphone ou ipad , e tou a falar com fundamento pois sou técnico de imagem e informática e já trabalhei numa grande superfície comercial... A resolução maior nem sempre e sinal de melhor qualidade apenas isso basta pegar no pda antigo ou comparar duas tvs com mesma resolução 1080p e a diferenças por vezes é enorme
EliminarSim, mas aí entra-se na área do processamento de sinal analógico/digital, interpolação de imagens (os famosos "100Hz" etc.)
EliminarNum tablet, tudo isso acaba por ser irrelevante, já que estás a ver um "monitor" com imagem digital pura.
Quanto à qualidade do próprio LCD, todas as marcas de topo têm usado paineis LCDs de qualidade (IPS ou superiores), e no caso deste que é usado no novo iPad, tens lá o link para o estudo que analisa minuciosamente todos os detalhes, do brilho à gama de cores que é capaz de reproduzir, e onde é dito que:
"The display on the new iPad decisively beats (blows away) all of the Tablets we have previously tested including the iPad 2 (below), the Samsung Galaxy Tab 10.1, the Barnes & Noble Nook Tablet, and the Amazon Kindle Fire at the back of the pack"
"Our lab tests and visual tests agree with Apple’s claim that the new iPad has “the best display ever on a mobile device” so we have awarded the new iPad the Best Mobile Display Award in DisplayMate’s Best Video Hardware Guide. But there’s more…the new iPad’s picture quality, color accuracy, and gray scale are not only much better than any other Tablet or Smartphone, it’s also much better than most HDTVs, laptops, and monitors. In fact with some minor calibration tweaks the new iPad would qualify as a studio reference monitor. So we have also awarded the new iPad the Best Mobile Picture Quality Award, which was previously held by the original Motorola Droid (not the more recent Droids, which all have poor picture quality)".
Aprecie-se ou não a marca, acho que não há maneira de negar as evidências.
A questão é... sendo este LCD feito pela Samsung, será que há algum contrato de exclusividade para que seja usado apenas pela Apple... ou será que mais dia menos dia aparecerá num Galaxy Tab? Isso é que seria interessante saber... (Embora, por outro lado, a Samsung esteja a opostar nos OLEDs em detrimento dos LCD).
Só não percebo por que motivo o Asus Transformer foi para aqui chamado... :-) Deixem o zingarelho sossegado.
ResponderEliminarSó um "áparte" mais temperatura <=> maior consumo de energia.
Também não sou de grandes afectos pela maçã, mas se tiver que lhe dar uma "trinca", por que não? (Ou melhor, já dei!).
E calma na plateia que os actores ainda estão à pancada... :-)
Sim, o aquecimento extra será devido à duplicação do GPU. Isso a par do 4G/LTE, gastará muito mais energia que o anterior... facto pelo qual o tamanho e peso foi leigeiramente aumentado, para poder acomodar a nova bateria que tem quase o dobro da capacidade.
EliminarCarlos,
ResponderEliminarNão alimente os trolls... :)