2012/05/23

Windows 8 com Boot demasiado Rápido?


É curioso como coisas que todos desejamos ver nos nossos computadores; como um boot ultra-rápido, ou "instantâneo"; obrigam a que certas coisas tenham que ser repensadas. Afinal, como esperariam entrar nos menus de recuperação do Windows com o célebre F8, ou até nos menus da BIOS, se o vosso computador passasse a arrancar instantantaneamemte para o Windows?

O Windows 8 ainda não irá arrancar dessa forma, mas quando instalado num SSD, poderá fazê-lo em menos de 9 segundos. Associado às novas BIOS UEFI de arranque rápido, isso resulta numa janela de apenas 0.2s para que o utilizador seleccione estas opções.

Por isso, o novo Windows 8 vai contar com novos menus e definições que darão acesso às opções de boot que tradicionalmente encontrariamos na BIOS ou nas opões "de arraque". E as opções da BIOS poderão ser agora ser controladas a partir do painel de controlo existente no sistema operativo.

(Claro que no caso de usarem BIOS "tradicionais" pré-UEFI, as coisas continuarão a processar-se da mesma forma como até agora.)

E se estão preocupados com os casos em que o Windows poderá nem chegar a arrancar e ficarem com um sistema inutilizável, a MS garante que o ambiente de recuperação do Windows será sempre capaz de detectar e resolver todas as situações, e oferecer aos utilizadores métodos de manter o seu computador funcional (esperemos que sim. ;)

6 comentários:

  1. Os_Passos23/5/12 21:31

    Isso é só ao princípio. Com o uso o tempo de arranque volta anormalidade ;-)

    ResponderEliminar
  2. Esse acho que nem arrancar vai.

    ResponderEliminar
  3. A Microsoft ultimamente só faz porcaria foi o Fail com windows phone e como se não chega-se tinham que destruir o windows com a porcaria do metro infarce no win 8 vai ser 1 fail 3x maior que vista e millenium juntos ...
    Instalei no pc o win 8 aquilo é um horror que p*** feia acho que vou ficar por muito tempo com win 7 foi o melhor criado ate agora muito bom e rapido e sem porcarias como este win 8 o desgraça da Microsoft

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que é demasiado simplista estar a dizer coisas desse tipo, quando o Windows 8 permite ter um desktop em tudo idêntico ao do Windows 7, pois ninguém será obrigado a utilizar o "Metro" e poderá manter-se com o aspecto tradicional clássico.

      Mas, todos são livres de utilizarem o que acham mais adequado, pelo que se o Windows 8 para ti é um grande "fail", quando na realidade é uma evolução do Win7 que tanto aprecias... a solução é simples: ficas-te pelo Win7.

      Eliminar
  4. Eu tive a testar o Win8 num SSD com UEFI e de facto o boot é muito rápido. Tão rápido que agora o 1m12s do 7 parece uma eternidade.
    Mas em boa verdade, estamos em 2012, só faço boot quando preciso de mexer no hardware e isso só acontece de longe a longe.

    Existe uma maneira mais ou menos simples de entrar nos menus de configuração. Ficar a carregar continuamente numa tecla mal se liga o computador.

    ResponderEliminar
  5. Eu tive a testar o Win8 num SSD com UEFI e de facto o boot é muito rápido. Tão rápido que agora o 1m12s do 7 parece uma eternidade.
    Mas em boa verdade, estamos em 2012, só faço boot quando preciso de mexer no hardware e isso só acontece de longe a longe.

    Existe uma maneira mais ou menos simples de entrar nos menus de configuração. Ficar a carregar continuamente numa tecla mal se liga o computador.

    ResponderEliminar