2012/05/23

Morreu o Inventor do Tele-Comando sem Fios


A menos de meia-década de completar o centésimo aniversário, Eugene Polley faleceu aos 96 anos. Um nome que poderá ser desconhecido da maioria das pessoas, mas cuja invenção enquanto trabalhava para a Zenith ainda hoje está bem  presente em todas as casas... e, arrisco-me a dizer, poderá continuar a ser causador de grandes discussões. Refiro-me ao tele-comando, o eterno amigo de todos os que praticam o "desporto" da mudança de canal.

(Tenho que confessar que já muito stressei a tentar manter-me calmo perante pessoas que continuamente faziam zapping, sei lá porque motivo! Felizmente, agora faço parte do grupo que se pode dar ao luxo de ver aquilo que quer, quando quer... pelo que isso do zapping, tornou-se obsoleto.)

De qualquer forma, não deixa de ser interessante tentar imaginar um mundo onde, para tudo o que quisessem fazer, tivessem que levantar o rabo da cadeira ou sofá, e ir pressionar um botão físico. (Acho que muitas pessoas nem sequer conseguirão imaginar como se poderia utilizar uma TV sem tele-comando).

Ah, e se estão curiosos quanto à parte do "sem-fios", é porque não nos podemos esquecer que chegaram a haver sistemas de tele-comandos que eram ligados por um cabo ao equipamento que se pretendia controlar. :)

2 comentários:

  1. Pedro Martins23/5/12 23:49

    Viva,

    Apenas um comentário a este ponto: "Acho que muitas pessoas nem sequer conseguirão imaginar como se poderia utilizar uma TV sem tele-comando"

    Não esquecer que na altura só existia (em Portugal) um canal. O segundo veio mais tarde, pelo que a pseudo-utilização do comando seria para aumentar ou baixar o volume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem que fosse só para o ligar/desligar, imagina só o comodismo que já era. :)

      Eliminar