A Nvidia promete tablets Android com quad-core a preços de saldo já neste Verão; os melhoramentos do Windows 8 para sistemas multi-monitor; a chegada de um programa oficial do GitHub ao Windows; empresas privadas à conquista do espaço; um Google Doodle que celebra um sintetizador icónico; câmaras de 16MP com vídeo quad-HD a caminho dos smartphones; um Android PC por apenas $49, e muito mais.
Mas, já de seguida, as notícias do dia:
Uma App que Denuncia as Outras
Esta Clueful, é uma App para iOS que analisa as restantes Apps que têm instaladas, e vos alerta para que tipo de dados as vossas Apps estão a aceder.
No fundo, é o que de mais aproximado se pode ter de um "anti-virus" para iOS - mas aqui fugindo desse nome, para que não atraia comentários negativos.
Basicamente, a análise das Apps tem que ser feita pelos investigadores, sendo criado um perfil de que Apps fazem o quê, e o que acedem, e esta App apenas se limitará a mostrar o relatório referente às Apps que vocês têm instaladas (imagino eu que seja esse o processo).
Algo que dificilmente me parece justificar o preço de 2.99€ que são pedidos... mas, se levam a vossa privacidade bem a sério e querem saber se há apps que estão a aceder aos vossos contactos sem motivos para tal... fica ao vosso critério.
Chrome Box PC da Samsung a $329
Já deverão saber que sou um grande fã do Chrome OS, tanto enquanto produto do Google, como enquanto "conceito". O que não consigo compreender é como a Samsung espera conseguir vender um computador ChromeBox por $329.
Por este preço ficam com um computador que tem um Celeron dual-core a 1.9Ghz, 4GB de Ram, SSD de 16GB, e 6 portas USB.
Considerando que por este valor, ou menos ainda, podem ter um netbook, que para além de hardware idêntico, conta ainda com teclado, monitor, bateria, etc... Conseguirá alguém justificar a compra de uma destas "caixinhas"?
micro-SSDs Apple e Asus são incompatíveis
Não é que a Apple seja conhecida por facilitar a vida aos componentes standard, mas... se esperavam que a nova vaga de ultrabooks pudesse ter uma ficha standard para os seus microSSD, que permitisse a livre troca de SSDs entre MacBook Airs e Zenbooks da Asus... estão com azar.
Os SSDs utilizados nos MacBook Air e nos Zenbooks têm fichas ligeiramente diferentes e que impossibilitam a sua interoperabilidade.
Uma situação que se revela ainda mais caricata, quando se sabe que ambos ao se saber que ambos utilizam o interface Sata e se suspeita que a maior parte dos pinos serão "compatíveis". (Ou seja, parece ter sido algo propositadamente feito apenas para ser diferente... talvez para evitar eventuais problemas com patentes?)
... Por muito pouco frequente que seja imaginarmos andar a mexer nos interiores de um ultrabook, não deixa de ser uma situação que a todos beneficiaria se houvesse um standard para estes micro-SSDs que todos os fabricantes pudessem usar.
XBox 360 banidas nos EUA?
Calma, ainda não há motivos para alarme... mas é algo que poderá acontecer caso as guerras das patentes sigam para a frente - e desta vez demonstrando porque razão o Google comprou a Motorola Mobility. É que a Motorola Mobility detem patentes sobre os codecs de vídeos H.264, que são utilizadas na Xbox (e... muitos mais equipamentos), e que agora colocam em causa a sua comercialização.
Parece-me ser o exemplo perfeito da utilização das patentes como armas de destruição global - ou pelo menos, de ameaça global, na melhor tradição do temor nuclear no auge da guerra fria. A MS começa a espremer o Android com as patentes que detém, o Google responde à letra com as patentes que obteve... e lá se vão entretendo nos tribunais até que - inevitavelmente - lá chegam a acordo, a bem ou a mal.
Curtas do Dia
- Sony Tablets recebem actualização para Android 4.0.3 no final de Maio - A Sony a criar reputação no capítulo das actualizações Android para os seus equipamentos, algo que poderá vir a ter cada vez mais peso na altura da decisão entre vários equipamentos.
- IBM bloqueia Siri nas suas redes - não se saber o que a Apple poderá fazer com os dados dessas pesquisas e a necessidade da privacidade e sigilio empresarial estão na origem desta medida.
- Google vai avisar utilizadores com computadores infectados com o DNS changer - que ainda representa mais de 500 mil pessoas!
- Balmer diz que Windows 8 terá mais de 500 milhões de utilizadores no final de 2013
- Entrevista a Jonathan Ive, responsávelo pelo design dos iPods, iPhones e iPads - e que hoje é armado cavaleiro pela rainha de Inglaterra.
- Google quer o Google+ como centro das nossas fotografias
- Já há "solução" para desbloquear o S-Voice da Samsung
- FCC considera tratar sites de vídeo como operadores de canais por cabo
- As 100 marcas mais valiosas - a Apple no topo, a Nokia nem aparece...
- Marketplace só acessivel a Windows Phones com versão 7.5 a partir de hoje.
- Pirate Bay simplifica o acesso em caso de bloqueio - novos IPs e Proxys prontos a dar a volta à censura digital. É o que sempre disse: quanto mais perseguem, mais incentivam a que se encontrem soluções que serão cada vez mais difíceis de "perseguir" no futuro. Que tal se empenharem no que podem realmente fazer... ou seja, facilitar o acesso legal e legítimo aos conteúdos por parte de quem os queira? (E sem os infectar com DRM ou ecrãs inultrapassáveis a dizer que copiar é crime só para fazer perder tempo).
Desculpa lá mas tenho que te chamar a atenção para uma coisa que me parece estar incorrecta:
ResponderEliminar- "A MS começa a espremer o Android com as patentes que detém, o Google responde à letra com as patentes que obteve..."
Google neste caso não tem absolutamente nada a ver com isto.
Em abona da verdade quem começou a esta parva guerra foi a MS ao querer obrigar a Motorola a pagar por patentes que dizem ser "violadas" pelo Android. Nalguns casos deu certo e as firmas foram pagando para não terem chatices apesar de nunca se saberem quais as patentes e se realmente violam alguma coisa. Contudo, a Motorola não quis pagar e a MS meteu-os em tribunal. Posteriormente a Motorola accionou também acções em tribunal uma das quais é esta.
Em resumo, foi a Motorola e não Google e apesar desta última ter intenções de comprar Motorola Mobility já prestou declarações de que finalizaria este negócio apenas quando estas acções estiverem concluídas. Ou seja, não querem nada a ter com isto e se eventualmente o negócio terá sido por patentes penso que apenas servirão para defesa dos habituais trolls - MS e Apple. Provavelmente Oracle, quem sabe?
@braço.
PS: como sabes eu estou completamente contra as patentes sobre software. Muito mais de guerras devido a isso vindas sejam de quem for.