2012/06/15

Find My Friends mais Potente no iOS6


O Find My Friends no iOS 6 prepara-se para ficar ainda mais versátil, numa medida que certamente irá também causar algumas preocupações sobre a "privacidade". Para quem não sabe, o Find My Friends é um serviço da Apple no iOS que permite ver por onde andam os amigos, à semelhança do Latitude do Google.

Este Find My Friends no entanto já vai um pouco mais longe, ao permitir a criação de eventos durante períodos de tempo pré-definidos, o que permite que - por exemplo - apenas permitam que certas pessoas vos vejam até "logo à noite" (o que poderá revelar-se útil caso pretendam que as pessoas vos encontrem durante esse espaço de tempo, mas não que vos possam "seguir" no futuro) e sem que se tenham que preocupar em lembrar-se em ajustar as definições manualmente.


Mas, com o iOS 6, vai ser possível ir ainda mais longe: com a criação de zonas geográficas que vos notificarão caso um amigo entre, ou saia, de determinada zona. Com esta função poderão receber alertas assim que um amigo se aproximar de vossa casa, quando um filho chega (ou sai) da escola, etc. etc.

Claro que o potencial para "stalking" rapidamente fará levantar preocupações: afinal, podem criar zonas para saberem quando os vossos amigos chegam ou saem de casa dele; ou quando vão ao shopping; ou até se vão visitar outros vossos amigos. Mas... isso não será algo diferente do que já é possivel actualmente, se andarem a "espreitar" continuamente a sua localização no Find My Friends ou Google Latitude.

Para além disso há que relembrar que este tipo de serviço requer a autorização expressa de cada utilizador, pelo que... se acham que não há motivos para que certa pessoa saiba por onde andam... basta não permitir  que o façam!

1 comentário:

  1. a criação da zona geografica é bom para quem tem amantes :)
    just playing!!!

    ResponderEliminar