2012/06/15

Notícias do Dia

O Twitter chegou às televisões portuguesas com o MEO; um tablet Acer Iconia que ultrapassa a resolução FullHD a menos de $500; um rato Logitech do qual ninguém se poderá queixar por não ter botões que cheguem; o novo Opera 12; a chegada do Galaxy S3 às lojas portuguesas; a chegada de um tablet anti-iPad da Microsoft que poderá ser anunciado já na próxima semana; e até uma dica para quem quiser saber como receber relatórios de entrega de SMS no iPhone, ou em qualquer outro telemóvel que não tenha essa função disponível nas suas opções.

Já está no ar a pergunta para o 5º e último exemplar do Android Cookbook da O'Reilly, mas relembro que durante o fim de semana teremos perguntas extra para quem tiver mesmo vontade de ganhar este livro.

E não se esqueçam de começar a andar (ainda) mais atentos... pois as T-Shirts semanais do Aberto até de Madrugada já começaram a sair. ;)

Fiquem de seguida com as notícias do dia:



Intel coloca ARM na Mira


Já cá tenho dito por vezes que será um erro subestimar o "poderio" da Intel. Embora neste momento os ARM se tenham tornados nos meninos bonitos da comunidade mobile, sendo responsáveis pela existência dos smartphones e tablets que conhecemos; a Intel continua a ser um gigante que embora tenha tardado em ter CPUs adequados para este mercado, agora o está a fazer a toda a velocidade.

Com o Medfield, a Intel começa a já poder competir quase de igual para igual com muitos dos CPU ARMs no mercado; o que faz antever que daqui por 1 ou 2 anos, utilizando processos de fabrico mais avançados e mais eficientes (sem esquecer toda a experiência e conhecimento que pode ir buscar a todas as suas outras áreas de operação), a Intel poderá estar a deixar os ARM para trás.

Claro que os ARM também não estarão desatentos a estas movimentações por parte da Intel. Vai ser uma "batalha" interessante de seguir...

Num aspecto mais técnico, será igualmente interessante ver o impacto que as diferentes arquitecturas (ARM e x86) irão ter a nível da execução das Apps. Em Apps Dalvik a coisa é transparente (ao melhor estilo Java), mas em Apps nativas para ARM, a Intel tem que implementar sistemas de "tradução" automática para x86 - algo que dizem estar a funcionar "muito bem". Vamos ver...


Dropbox Acaba com as Pastas Públicas?

Uma medida que certamente irá ser contestada por muitos dos actuais utilizadores do Dropbox. Embora o Dropbox tenha implementado novas formas de partilhar conteúdos, parece que pretende acabar com as pastas públicas a partir de 31 de Julho.

Ao contrário do sistema de partilha que o Dropbox agora quer incentivar via "Get Shared Link", que direcciona o utilizador para uma página web intermédia para fazer o download de algo, a pasta pública permitia o acesso directo aos conteúdos.

Resta saber se esta medida se irá aplicar apenas aos novos utilizadores, ou se o Dropbox irá aplicar a mesma regra aos utilizadores já existentes - sendo que certamente isso iria levar a muitas mais queixas de todos os que actualmente dependerem dessa funcionalidade.


Amazon baixa Preço do Kindle Fire


Mais um sinal que "bate certo" com os rumores do Tablet "low-cost" do Google, e agora também com o da Microsoft: parece que a Amazon se prepara para reduzir o preço do seu Kindle Fire dos $199 para $149 em antecipação a modelos actualizados que serão lançados em breve.

Ao que parece a Amazon prepara um novo Kindle Fire com maior resolução para substituir o actual, e que manterá o preço de $199... e também um modelo com características mais modestas (idênticas ou ligeiramente melhores que o actual) que servirá como modelo de entrada de gama, com um preço de apenas $149.

Está visto que a competição no mercado dos tablets se prepara para ser escaldante... e será apenas uma questão de tempo (mais 1 ou 2 anos?) até que o iPad seja inevitavelmente arrastado para esta luta.



Curtas do Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)