2012/06/15

Próximo iPhone com Tampas Amovíveis com Lentes?


Já todos sabemos que começa a ser complicado incluir grandes "novidades" nos smartphones actuais que parecem já "ter tudo". A nível das câmaras, há sempre a preocupação de fazer mais e melhor, e enquanto nenhum fabricante nos traz (ainda) um sistema de zoom óptico nos poucos milímetros de espessura que se deseja, parece que a Apple está pelo menos a considerar a utilização de tampas amovíveis com diferentes elementos ópticos integrados.

Por exemplo, poderia haver uma tampa com uma lente dedicada a fotografias "macro", outra para cenas de baixa luminosidade, outra com um zoom, ou outra ainda com LEDs extra para um flash mais potente. Graças a um pequeno chip de identificação, o iPhone poderia reconhecer a tampa utilizada e configurar-se automaticamente para a utilizar.

... Pessoalmente, penso que é um daquelas patentes que não terá grandes hipóteses de ver a luz do dia. Estão a imaginar andar com "tampas" atrás, apenas para que se mudasse a lente do smartphone? Não me parece.
Muito mais lógico seria seguirem por um caminho como o PureView da Nokia, com os seus 41 megapixeis a permitirem fazer crops e "zooms" digitais sem necessidade de andar a trocar de lentes.

... Ou acham mesmo que este tipo de tampa-lente teria hipótese de sucesso?

5 comentários:

  1. Boas Carlos...
    Acho que não estou a ver a malta andar com 3/4 capas no bolso...

    ResponderEliminar
  2. Vindo da apple cada capa 100€'s

    ResponderEliminar
  3. Aqui a minha 1ª dúvida, é acreditar que a Apple avance com colocar peças amovíveis no iPhone, uma vez que uma das grandes vantagens que temos é não termos uma única peça solta no nosso aparelho, tornando-o assim isento de barulhos mesmo depois de muita utilização.

    Não estou a imaginar um iPhone com tampas amovíveis e uns meses de utilização, barulhos por todo o lado com folgas e encaixes partidos

    ResponderEliminar
  4. Isto não irá para a frente em nenhuma marca de telemóveis desenhados fora da China (produzidos lá são quase todos eles). Acho rídiculo o conceito e não vejo o interesse em complicar coisas que têm que ser descomplicadas. Algo a precisar de mudanças radicais no mundo informático/electronico são as baterias (e autonomia), e no mundo do iPhone o ecra, UI e peso/espessura.

    ResponderEliminar
  5. Isso no fundo é como andar para trás no tempo...

    Para além de pouco prático, é completamente descabido na minha opinião.
    Mas depressa se compram lentes amovíveis, do que capas para o telemóvel ;)

    Mais, não estou a ver a Apple a cometer um erro no que tem de melhor, a qualidade de construção dos seus equipamentos.

    ResponderEliminar