2012/07/02

A Privacidade da Localização dos Telemóveis


Sem dúvida que todas as falhas ou suspeitas sobre os actuais smartphones e os diversos sistemas e serviços que permitem saber precisamente por onde andam os seus utilizadores são recebidas com enorme preocupação. Afinal... os utilizadores gostam de utilizar essas funcionalidades quando é por sua iniciativa... mas dificilmente acharão graça a que esses dados estejam disponíveis para outras pessoas.

No entanto, há novamente que recordar que na maior parte das vezes, a suposta segurança que se pensa ter ao desactivar um serviço de localização numa App ou serviço... não passa de uma ilusão.

É que mesmo com um telemóvel sem qualquer App, ou até mesmo sem GPS, há alguém que continua a saber por onde vocês andam: o vosso operador de telecomunicações.

A única diferença é que, ao contrário dos dados que vocês controlam, aqui não controlam nada (a não ser talvez poder tirar a bateria do equipamento). Claro que poderão sentir-se um pouco mais seguros ao saber que esses dados - à partida - não podem ser facilmente conseguidos (por norma, as operadoras apenas disponibilizarão essa informação com as devidas requisições/autorizações "legais" das autoridades)... mas, fica por determinar até que ponto algum técnico lá dentro possa aceder a esses dados - e potencialmente usá-los de forma abusiva. (Espera-se que existam sistemas de controlo para prevenir esse tipo de acesso indevido... digo eu).

Por outro lado, este tipo de dados, anonimizado, é também frequentemente utilizado e fornecido a outras empresas, permitindo coisas como a monitorização do estado do trânsito, e/ou fluxo de movimentos de pessoas e veículos.

Mas... se o que querem é ser "anónimos" e viver em privacidade... é melhor manterem o vosso smartphone em "airplane mode" e voltarem a dar uso às, cada vez mais raras, cabines de telefones públicos.

3 comentários:

  1. Esta é sem dúvida alguma, uma grande preocupação, pelo menos para mim. Obrigada pela informação!

    ResponderEliminar
  2. Deixemos-nos de paranóias. Ninguém quer saber da gente :)

    ResponderEliminar
  3. Essa era uma função que deveria ser disponibilizada ao 112 para que quando ligasse-mos eles soubessem onde nós estava-mos...

    ResponderEliminar