2012/08/28

Os Touchscreens os Controladores e os Carregadores Assombrados


Muito se tem falado no novo touchscreen in-cell que a Apple deverá utilizar no novo iPhone, e que faz com que em vez de um sensor touchscreen que fica colocado entre o LCD e o vidro, o sensor capacitivo seja integrado directamente no ecrã, e assim permitindo um ecrã mais fino, e com maior qualidade de imagem (com menores reflexos internos). Mas... isto não é algo exclusivo da Apple, sendo que a Synaptics já tem sistemas desses no mercado - por exemplo, no Xperia P da Sony.

Mas para além dos touchscreens, também os controladores que transformam os sinais por eles detectados em informações que podem ser usadas pelos equipamentos fazem toda a diferença, e também aí a Synaptics apresenta novidades, com novos controladores touch que oferecem maior precisão e velocidade.


Aliás, o seguinte vídeo demonstra algumas das diferenças que separam um controlador touchscreen de qualidade de outros menos bons... e achei particularmente interessante por demonstrar exactamente um ponto que já me fez pensar que o meu iPhone estava assombrado!

É que um certo dia (estava eu precisamente no Codebits 2011), ao usar um carregador USB genérico - admito, era daqueles baratuchos das lojas chinesas - reparei que o iPhone parecia estar possuido quando eu tentava fazer scrolls, com as listas a darem saltos para cima e para baixo. Algo que me fez lançar uma App de desenho e começar a desenhar linhas direitas para tentar ver se seria alguma zona do touchscreen com problemas... e para meu espanto... as linhas saltavam por todo o lado.

Para resumir a história: quando desliguei o iPhone do carregador tudo voltou ao normal, e inicialmente suspeitei do cabo (que também era dos "fracotes"), que estivesse a fazer algum tipo de interferência na ficha... Mas, quando o utilizava ligado à porta USB de um computador, o problema não ocorria... pelo que inevitavelmente cheguei à conclusão que era mesmo do carregador USB - e que aqui fica também demonstrado no seguinte vídeo.

Embora a Apple certamente assuma que os seus equipamentos serão carregados pelos carregadores oficiais, e que não geram o "ruído eléctrico" que causa estas interferências, esperemos que no futuro iPhone 5 também já dêem uso a um controlador de melhor qualidade que seja capaz de filtrar estes erros.

(E sim, agora tenho uma caixa com carregadores USB low-cost separados em categorias de "faz interferências no iPhone/não faz interferências no iPhone.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)