2012/09/27

Form 1 Impressora 3D Profissional no Kickstarter


O número de propostas para impressoras 3D "de baixo custo" (onde baixo custo é sempre um termo relatico) não pára de aumentar, mas desta vez temos uma proposta que chega ao Kickstarter e que tem como prioridade a produção de objectos 3D de alta qualidade.

Esta Form 1 distingue-se da maioria das impressoras 3D de baixo custo, pois em vez de optar por uma cabeça extrusora de plástico, que vai depositando finas camadas de plástico derretido para formar o objecto, utiliza um sistema de stereolithography. Um sistema que permite criar camadas de apenas 25 microns (75% mais finas que as das demais impressoras 3D), mas que também fica mais caro - por isso é que esta impressora custa cerca de $2500 dólares, embora os responsáveis relembrem que uma impressora deste tipo normalmente custe dezenas de vezes mais.


As suas vantagens saltam à vista quando se comparam os objectos que ela produz com os das impressoras 3D "concorrentes". Neste sistema, em vez de se utilizar uma cabeça que vai depositando camadas de plástico, temos  um laser que vai desenhando sobre a superfície de uma resina líquida e que vai solidificando.

A Form 1 é capaz de criar detalhes com tamanho de apenas 300 microns, num volume total de 125x126x165mm. E mesmo custando mais que as outras impressoras 3D "low-cost", parece-me que não vai ter falta de clientela desejosa de produzir objectos 3D de alta qualidade.

2 comentários:

  1. O volume de impressão imformado na matéria esta errado. O certo é 125x126x165mm. Em milimetros e não em centimetros como esta descrito.

    ResponderEliminar