2012/09/27

Notícias do Dia

Grande promoção da Samsung com 30% de desconto para celebrar os 30 anos da marca no nosso país; como espreitar as passwords que se escondem por trás dos asteriscos nos browsers; um router dual-core que promete desempenho para tudo e mais alguma coisa; um despacho do ministério público que diz ser legal fazer o download de conteúdos das redes P2P; CEO da Intel preocupado com o Windows 8; e como proteger o vosso Android da vulnerabilidade das chamadas automáticas.

E claro.. não se esqueçam do Nexus 7 que estamos a oferecer no Apps do Android.

Seguem-se as notícias do dia:



Google faz 14 Anos

Não sei se algum de vocês utilizaria o Google no final do século passado - era uma altura em que outro tipo de motores de busca funcionavam (llembram-se do Altavista? E do processo de submissão de novos sites a estas "listas" tipo páginas amarelas, onde tinhamos que especificar as categorias e palavras-chave que desejávamos? :) mas o que é certo é que o Google celebra agora o seu 14º aniversário, e servirá para nos fazer pensar um pouco no quanto as coisas mudaram em pouco mais de uma década... e que continuarão a mudar!

... Quem se arrisca a prever como as coisas estarão daqui por mais 14 anos? Estaremos igualmente a olhar para trás e a relembrar com nostalgia "lembram-se quando o Google só fazia aquilo"? :)


Megabox

O novo projecto do mediático fundador do MegaUpload -que está neste momento no centro de uma complicada batalha judicial, que tem revelado inúmeros atropelos à lei (como o facto de ter sido espiado ilegalmente, algo pelo qual o primeiro-ministro Neo-Zelandês já lhe pediu desculpa)- chama-se Megabox, e promete ser revolucionário. O objectivo será aproximar os criadores dos fãs e clientes, e cortar nas abusivas comissões cobradas pelos intermediários, que fazem com que os autores muitas vezes apenas vejam "cêntimos" (ou nada) pelas suas obras.

Se repararem ao segundo 0:06 no livro "linguagem C" da FCA, bem conhecido dos programadores portugueses, não estranhem - é que este MegaBox está a ser desenvolvido... em Aveiro. :)




Google Docs Abandona Formatos doc, xls e ppt


Más notícias para todos aqueles que ainda utilizam com frequência os formatos doc, xls e ppt do Office 97-2003 e estavam habituados a editá-los no Googe Docs. O Google Doc vai deixar de suportar o download de ficheiros nesses formatos; passando a utilizar apenas os mais recentes docx, xlsx, e pptx. Uma medida que será compreensível (é a evolução), mas que poderá causar algumas frustrações.

Para quem ainda usa os Office antigos, poderão descarregar um Microsoft Office Compatibility Pack para lhes dar a possibilidade de abrirem estes formatos mais recentes.


Críticas à Câmara do iPhone 5


Já sabemos que quando se trata de qualquer coisa relacionada com iPhone, toda e qualquer crítica rapidamente toma proporções desmesuradas... mesmo quando não deveria haver motivos para tal. Uma das últimas tem a ver com a reclamação de que as fotos do iPhone 5 ficam com uma tonalidade púrpura quando se tiram fotos com fontes de luz brilhantes (independentemente destas terem melhor qualidade que o anterior 4S, que já não era nada mau).

... Talvez não fosse má ideia o próximo iPhone vir com um curso de iniciação à fotografia, para evitar estas "descobertas", e onde também se explicassem coisas tão avançadas como "meter o dedo à frente da lente faz com que as fotos fiquem pretas".


Não menos curioso é um comentador num fórum queixar-se de que o iPhone 5 não presta, pois as cores surgem demasiado vivas no ecrã, mas depois quando vê no seu monitor de computador estão "deslavadas" e têm que "puxar" por elas num editor de imagem! (Como se o facto de o ecrã do novo iPhone 5 ser considerado "de referência" a nível da reprodução de cores... e o facto de provavelmente ter um LCD "foleiro" em casa, não tivesse nada a ver.)


E já que falamos de fotografias...


Nokia Lumia 920 domina nas Fotos com pouca luz


A Nokia volta a demonstrar toda a experiência que tem na área da imagem, com o seu novo Lumia 920 a não dar grandes hipóteses face aos principais concorrentes: iPhone 5, HTC One X e Galaxy S3 no que diz respeito a tirar fotografias em condições de pouca luminosidade. Deverá ser para provar que a sua designação "Pureview" realmente faz efeito, mesmo não tendo todos os megapixeis do Nokia 808.


Cotton Candy já disponível


Lembram-se do Cotton Candy - o Android dual-core de tamanho pouco maior que uma pen USB? Se estavam interessados, gostarão de saber que o mesmo está finalmente disponível para ser vendido, embora ainda esteja em fase "beta" apenas destinada para developers.

Embora, com um preço de $199, continuo a achar que há alternativas mais interessantes, como o AllWinner A10 a menos de metade do preço, ou até o Raspberry PI, campeão dos preços baixos.


Curtas do Dia





5 comentários:

  1. "MegaBox está a ser desenvolvido... em Aveiro" - A sério? wow...
    Tens mais informações sobre isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm sido assunto discutido na mailing list. Parece que está a ser feito pela Triworks.

      Eliminar
    2. Podem verificar ao 01:50 numa t-shirt com o mapa de Portugal estampado nas costas...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. "Embora, com um preço de $199, continuo a achar que há alternativas mais interessantes"
    O chinês MK802 com android 4, que ninguém fala em Portugal, mas que algumas pessoas cá já importaram e testaram com (muito) sucesso.
    http://lightake.over-blog.com/article-mk-802-android-mini-pc--one-of-the-biggest-bombshell-in-the-tech-world-106532094.html
    Foi tão interessante, que esgotou no primeiro lançamento.

    ResponderEliminar