2012/09/26

Intel diz que Windows 8 Não está Pronto


Que algumas pessoas já estejam a antecipar que o próximo Windows 8 seja uma versão "amaldiçoada", seguindo a tradição da evolução boa-má-boa que tem acompanhado os últimos sistemas operativos da Microsoft (nomeadamente o nada saudoso Windows Me, e mais recentemente o Windows Vista), isso é algo que já se poderia esperar.

Mais surpreendente e preocupante será talvez ver o próprio CEO da Intel,  Paul Otellini, dizer aos seus funcionários (mesmo sendo numa reunião privada), de que a MS vai  lançar o Windows 8 antes de ele estar pronto - referindo-se a bugs e demais melhoramentos que ele considera serem essencais para que o produto pudesse ser considerado "estável".

Actualização: a Intel já veio desmentir este incidente.

São afirmações que se revelam preocupante, e que poderão demonstrar a tendência que muitas empresas têm tido, de forma cada vez mais frequente nos últimos tempos, de lançar produtos inacabados justificando-se que depois "irão corrigindo" o que for aparecendo.

Parece-me que embora essa versatitilidade seja realmente uma das mais valias das plataformas digitais, há que não subestimar também o importante peso que as primeiras impressões têm.

Um Windows 8 que saia para o mercado e que rapidamente comece a frustar uma parte significante dos consumidores poderá desde logo ficar associado a um "Windows Vista", mesmo que passados alguns meses ou semanas a MS se apresse a efectuar as correções que deveriam ter sido feitas antes do lançamento.

Aliás, isso verifica-se com o próprio Windows Vista, que mesmo acabando por ficar um sistema operativo estável (depois dos service packs), nunca mais se livrou desse estigma de ser um "mau" sistema operativo.


Bem sei que a Microsoft está sob enorme pressão, e que deverá estar a trabalhar em contra-relógio para conseguir cumprir as datas anunciadas e atirar cá para fora o novo Windows 8, os Surface, o Windows Phone 8, etc. Mas... estarão mesmo dispostos a arriscar que o Windows 8 possa vir a ficar associado a um sistema operativo falhado e cheio de bugs?

... Imagino que na MS, muitos developers estejam a trabalhar horas extraordinárias, para o evitar.

5 comentários:

  1. Viva

    A Oeste nada de novo.
    Acredito que a pressão seja enorme, afinal a M$ nunca esteve em tantas frentes de batalha como agora..., vamos lá ver qual a "companhia" que irá deixar para trás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Ainda não esqueci o falhanço que foi a apresentação do tablet (o BSOD agora é mais freeze limão...)

      Eliminar
  2. Parece me a mim que o jornalista do bloomberg deturpou com o titulo aquilo de estamos realmente a falar. Estou a usar o Windows 8 RTM e é tão estável com o 7. A questão aqui não é bugs mas features.

    O update do Windows 8 não será daqui a 3 anos como as versões anteriores, novas funcionalidades vão ser adicionadas constantemente, não podia ser de outra forma para competir com o Android e o IOs.

    Não me parece nada estranho que a Microsoft tenha cortado algumas features para ter tempo de testar o OS a tempo de lançar antes do natal e que novas features iram ser adicionas ao mesmo tempo que o novo CPU da Intel Haswell aparecer no mercado no inicio do próximo ano.

    ResponderEliminar
  3. Estou a usar o Windows 8 Professional x64 e até agora não notei instabilidade.

    Até estou a gostar mais do sistema do que pensava.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho o Windows 8 ainda por testar (a M$ já disponibilizou no AA) mas ainda não tive oportunidade de experimentar.

    Do que tenho ouvido falar parece estar "tudo" dentro do normal ao que estamos habituados com o W7 ou XP.

    Mas seja como for só me pronuncio depois de testar, até porque eu sou dessas pessoas que acham que a MS vai meter o pé na argola...

    Quando tiver um tempo e espaço em disco vou dar uma espreitadela ;)

    ResponderEliminar