2012/09/26

RoboHornet - Novo Benchmark para Browsers


Quando se trata de comparar os browsers com os seus concorrentes, inevitavelmente são utilizados os diversos testes que se centram sobre o importante - mas nem sempre representativo - desempenho do código javascript.

Sim, é lógico que quanto mais rápido for melhor será... mas um browser é algo muito mais complexo e que depende de muito mais que o simples javascript. Para ajudar a avaliar alguns dos outros aspectos, o Google disponibilizou o RoboHornet.

Este benchmark explora o desempenho de coisas com o scolling, o canvas, o DOM, gráficos vectoriais (SVG), leitura e escrita para o local storage, e até o desempenho em GIFs animados!

Será o equivalente a não avaliar um automóvel apenas pela potência do seu motor, mas sim pelo seu comportamento geral na estrada.

Para além do Google, este teste tem por trás outros interessados de peso, como a Mozilla, Facebook, Microsoft, e Sencha. E com um pouco de sorte, será mais um pequeno passo dado no sentido de as futuras web apps poderem vir a ter um desempenho indistinguível das apps ditas "nativas".

Actualização: para quem estranhasse a Microsoft por uma vez que fosse, alinhar com a maioria... tinha razão. A Microsoft veio dizer que os testes sugeridos não são representativos de uma utilização real e que é preciso ir mais longe, e assim criou o seu próprio RoboHornet PRO. (Uma coisa é certa... o look à matrix nunca passa de moda! ;)

[via cnet]

1 comentário:

  1. O mais ridiculo da atitude da Microsoft é foi convidada para participar e desenvolver os testes em conjunto.

    ResponderEliminar