2012/09/01

Partir Garrafas de Vidro com Vácuo


Este é um daqueles posts que melhor será iniciado com um "não tentem fazer isto em casa", mas que demonstra um efeito bem curioso e que... penso que será interessante partilhar convosco. Um efeito curioso mas que envolve garrafas de vidro a partir, e que como tal... não deverá ser usado para "brincadeiras".

O fenómeno é simples: batendo com alguma força no topo de uma garrafa com liquido no seu interior, o fundo de vidro irá partir-se.

Inicialmente pensava que este resultado era conseguido à custa da garrafa cheia até ao topo, graças à incompressibilidade do líquido... mas não. O efeito é bem mais curioso, e depende até da existência de ar no interior da garrafa para que o liquido se possa movimentar.

De forma sucinta, ao darem o impacto no topo da garrafa, conseguirão momentaneamente criar um pequeno vácuo no fundo da mesma - com a garrafa a deslocar-se para baixo, mas o liquido a tentar permanecer no sítio onde está devido à sua inércia. É depois a consequente "queda" da água sobre esse vácuo que causa um impacto com tal força que parte a garrafa.

Mais um exemplo que é melhor compreendido recorrendo às imagens de alta-velocidade que se seguem:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)