2012/09/07

Portátil Samsung com 2560x1440


A moda dãs resoluções de alta-densidade poderá ter começado nos smartphones - o segmento de equipamentos que nos últimos anos tem sido responsável pelos grandes saltos e evoluções, e servido de inspiração para toda a indústria tecnológica - mas tendo chegado aos tablets (o iPad 3, com resolução de 2048x1536; e também o novo Kindle Fire HD com 1920x1200 em apenas 8.9"), é certo que muitos já olham "de lado" para os monitores que têm nas suas secretárias e nos seus monitores - factor acelerado pelo lançamento do último MacBook Pro Retina, com ecrã de 2880x1800!)

Na IFA, a Samsung tinha um protótipo de um ultrabook Series 9, com um LCD de 13" com 2560x1440 (o habitual neste modelo é um LCD de 1600x900), que mostra que será apenas uma questão de tempo até que os fabricantes passem a usar estes ecrãs de maior resolução.

E conforme demonstrado pela Amazon, que oferece o seu Kindle HD por apenas $299... está mais que visto que o mercado começará a exigir estas resoluções a preços bastante inferiores aos que actualmente são praticados.

Por outro lado... não tenham muita pressa em aderir a estas resoluções num PC, pois será necessário que os programas saibam utilizar convenientemente estes ecrãs de alta-densidade: já que se simplesmente se der uso aos programas tradicionais, arriscam-se a que tudo fique demasiado pequeno para ser utilizado... e se redimensionarem as coisas, arriscam-se a não estar tirar partido da resolução acrescida. No OS X temos o modo HiDPI, no Windows 8 estão prometidas novas formas de adaptar automaticamente os programas de forma a que tirem partido destes ecrãs... mas como sempre, esta fase inicial será sempre pontuada por um período de adaptação a estas novas resoluções.

1 comentário:

  1. Anónimo7/9/12 21:17

    Ainda que as aplicações em Windows não estejam 100% preparadas para resoluções altas, a superior resolução faz-se sentir em tudo. A questão aqui é saber *que gráfica* bate no coração do portátil, porque se para mexer umas janelas e videos uma gráfica integrada nos Intel chega, para qualquer jogo básico 3D em 1440p nem as de média gama lá vão, quando mais uma Intel 4000.

    ResponderEliminar