Também será mais que evidente para todos os que por cá andam há algum tempo, que o meu propósito com o Aberto até de Madrugada (e os meus outros blogs) não é ganhar dinheiro à custa disto. Dou-me por muito satisfeito que, quase 5 anos após ter dado início a esta aventura... ainda continuo a fazê-lo com tanto - ou ainda mais - gosto do que no primeiro dia.
No entanto, não nego que qualquer valor que possa ser conseguido à custa de publicidade seja interessante e útil... Alguns dos nossos apoiantes "pagam" em material que podemos oferecer em passatempos; e num formato diferente temos também os nossos bem sucedidos fundos para gadgets; mas... é certo que gostaria de vos poder dar muito mais que as nossas t-shirts semanais.
Daí que, considerando que há uma grande parte de leitores que segue o Aberto até de Madrugada por feed RSS (bem mais do que eu esperava - embora compreenda perfeitamente... pois também eu sou grande fã dos feeds) e que assim passa completamente ao lado, quer dos nossos apoiantes semanais, quer da publicidade no site, coloca-se a questão de como poder equilibrar essa situação, e as possibilidades eram duas:
- Passar a limitar os feeds RSS de forma a apresentar apenas os artigos incompletos, e obrigando a um salto ao site para lerem o artigo completo.
- Adicionar publicidade ao feed RSS
Uma vez que, por princípio, sou contra o 1º ponto... já que, como disse, compreendo e sou fã das vantagens dos feeds e de tudo o que possibilitam; vou implementar a 2ª medida... de passar a adicionar um anúncio publicitário no final de cada post nos feeds RSS.
Penso que será algo que não se tornará demasiado intrusivo para quem os usa... e será uma solução equilibrada para que também esses leitores possam contribuir para que o Aberto até de Madrugada possa continuar a crescer, e a dar-vos mais coisas.
Obrigado a todos, e espero que compreendam a situação.
P.S. por lapso, houve um post que saiu com publicidade no feed acima do artigo. Foi por erro de configuração. O que deverá acontecer é surgir a publicidade apenas no final do artigo.
Conhecendo o blog e o autor já a alguns anos, tenho a certeza que seja qual for a opção a seguir (agora ou no futuro) vai ser tomada com conta, peso e medida.
ResponderEliminarPessoalmente, não tenho objecção à colocação de anúncios no final de cada artigo, seja nos feeds ou mesmo no blog, pois sei que não será intrusivo e é uma forma de contribuíção para a manutenção do "nosso" blog favorito ;-)
Boa medida. Sou daqueles que acompanha o AADM por feed, mas acabo por abrir muitos artigos e também vir aqui ao site.
ResponderEliminarNão concordava com a limitação do tamanho do post, agora assim, acho que um link no fundo da página para publicidade não incomoda ninguém!
Concordo, o 2º ponto é o melhor!
ResponderEliminar2º ponto porque tb acabo por nunca a ver...
ResponderEliminarA mim nao me incomoda absolutamente nada a publicidade.
ResponderEliminarEu adoro este site e as noticias são super interessantes.
Acho que foi a melhor opção ( o segundo ponto ).
Eu gosto muito de vir ao site, mas infelizmente nao o posso fazer sempre que quero, pois leio muito através do smartphone e o meu trafego é um pouco reduzido, o que me faz cada vez mais optar por feed's.
Cumprimentos e bom trabalho ;)
Eu sigo por feed, mas só vejo o título no feed se me agrdar venho ao site, mas sinceramente não vejo a publicidade.
ResponderEliminarComo consulto o APENAS por Google Reader, voto na 1ª, desde que a informação não seja demasiado truncada.
ResponderEliminarA segunda opção acredito que seja cómoda para quem usa adblocks... porque fica na mesma!
Eu praticamente só uso RSS/Google Reader, daí que se cortasses os detalhes, iria aceder ao aadm com muito menos frequência. A 2ª ideia (RSS completos + publicidade) parece-me também a melhor opção, sem dúvida. Questão: não é possível responder directamente dum RSS?
ResponderEliminarNos tempos em que o Google reader era um produto "apreciado" pelo Google, havia a possibilidade de comentar directamente de lá (embora fosse apenas entre os "amigos" lá - e não comentar no blog)... agora nem isso.
EliminarQue eu saiba não há outra forma de se poder comentar.
Já por várias vezes mandei a sugestão de ao menos deixarem responder automaticamente, respondendo via mail às notificações (como fazem no Google+, por exemplo), mas até agora... népias.
Que pena, seria muuuito prático para mim :) Além disso gostaria de poder responder mais vezes e não o posso fazer porque no meu trabalho só tenho conexao GPRS e ler páginas com imagens é uma tarefa demasiado desinteressante lol
Eliminar