2012/06/11

Apple apresenta Novos MacBooks e OS X


A Apple já deu o mote de abertura deste sessão da WWDC 2012, apresentando os novos MacBook, o OS X Mountain Lion, e o iOS 6.

[Vídeo já disponível]



Novos MacBook Air

Comecemos pelos MacBooks "normais", que tal como se esperava recebem uma actualização para os mais recentes CPUs Intel Ivy Bridge (até ao i7 dual-core de 2.0Ghz com Turbo até 3.2Ghz) e agora suportando até 8GB de Ram.


Os MacBooks passam a contar com câmara FaceTime HD 720p, e também USB 3.0. Em vez de utilizar portas específicas para USB 2.0 e 3.0, a Apple optou por usar apenas portas USB 3.0 (que são retro-compatíveis com USB 2.0). Uma medida que pelo menos evitará "enganos" caso pretendam usar equipamentos USB 3.0 e não saibam bem em qual das portas USB o devem ligar para tirar máximo partido da velocidade extra.



Os modelos de 11" começam nos $999 dólares, os de 13" nos $1199.

MacBook Pro

Nos MacBook Pro assistimos a actualização idêntica, CPUs Ivy Bridge, USB 3.0, etc.


 Os preços começem nos $1199 para o modelo de 13" e nos $1799 para o MacBook Pro de 15".


Algo que as outras marcas bem poderiam copiar... é que todos estes novos modelos estão disponíveis imediatamente.

Mas, o melhor estava para vir...


Next Generation MacBook Pro


Se até aqui não havia nenhuma surpresa, a Apple tinha um trunfo bem guardado... um novo MacBook Pro de 15" que servirá como "pináculo" da tecnologia Apple, oferecendo tudo o que de melhor é possível oferecer.


Num formato ultra compacto, idêntico ao de um MacBook Air, a Apple "enfiou" tudo o que se poderia esperar de um topo de gama: o mais rápido CPU quad-core i7, até 16GB de RAM, SSD até 768GB, Nvidia GT650M, e... um ecrã "retina display" com 2880x1800 pixeis.


Um ecrã que já começará a fazer crescer água na boca para quem faz edição de fotos e vídeo...


 ... ou que goste de jogar Diablo 3!


Também este novo MacBook fica disponível desde já... desde que estejam dispostos a pagar $2199 dólares pelo privilégio de ter o mais potente portátil da actualidade... e que é também o mais leve e compacto. (A Apple não deixou de mandar as "bocas" do costume, dizendo que tal feito apenas é possível graças a uma concepção totalmente "à medida" e que não depende da utilização de peças standard.)

Seja como for, sem dúvida que vai obrigar os demais fabricantes a aplicarem-se ainda mais para cativarem clientes.


Novo OS X Mountain Lion

Quanto ao novo OS X Mountain Lion, cuja "preview" já estava disponível há alguns meses, a Apple destacou apenas algumas das novidades:

  • integração do iCloud no sistema - ao fazerem login com a vossa conta terão acesso às apps e documentos sinronizados entre todos os dispositivos
  • 3 novas Apps: messages, reminders, e notes
  • Espaço para documentos na Cloud
  • Novo centro de notificações, com modo "do not disturb" (e possibilidade de responder ou enviar tweets directamente de lá)
  • Reconhecimento de voz para escrita em qualquer lado
  • Partilha imediata de dentro das Apps para vários serviços (Twitter, Facebook, etc.)
  • Novo Safari, mais rápido, com preview de tabs "à iOS", sincronização de tabs via iCloud, etc.
  • AirPlay
  • Game Center - com suporte para jogos multiplayer multiplataforma (uns no iPad/iPhone em iOS, outros no OS X) - e ainda com o design retrógrado do feltro verde...
  • Power Nap - sistema que permite o sistema fazer backups e actualizar dados da internet, mesmo enquanto está em "sleep"
  • Funcionalidades para a China - Baidu, e demais serviços "de lá"

O OS X Mountain Lion fica disponível em Julho, por $19.90, para todos os Macs que tiverem (upgrade do Lion ou Snow Leopard.)

Quanto ao iOS 6... vem já no post a seguir.

[fotos via theverge]

6 comentários:

  1. Dos_Passos11/6/12 22:50

    Estive a ver e fazendo a conversão e somando 23% de IVA, o preço em euros anda próximo do preço em dólares (sem impostos). Ou seja, um McBook Pro de 15" andará pelos 1800 - 1820 euros.

    Há uma data de anos que não compro um computador que me custe mais de 800 euros. Por acaso desta vez, se não fosse a f* da p* da crise que obriga a reduzir as despesas até me abalançava ao McBook de 1800.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Apple costuma fazer conversão directa de dólares para euros do preço dos seus produtos (1dólar = 1euro).

      Quanto ao novo MBP Retina: não é o portátil mais potente da actualidade. Basta ver certos Clevos, Alienwares e portáteis de gaming que são mais potentes nas configurações certas. Pesando o dobro, lá isso é verdade, mas também falta ver como este vai lidar com a dissipação de calor...

      Os MBA estão completamente ultrapassados pelos novos Asus Zenbook com ecrãs IPS Full HD e mesmo por uma versão com gráfica dedicada.

      Eliminar
    2. Dos_Passos11/6/12 23:10

      Um pormenor ... acho que que a Applr Store está a "ferrar o bico". Não percebo como é que passaram o preço do McBook Pro de 15" que seriam uns €1800 para €1949.

      O mesmo para os restantes modelos.

      Eliminar
    3. Dos:Passos11/6/12 23:22

      "A Apple costuma fazer conversão directa de dólares para euros do preço dos seus produtos (1dólar = 1euro)".

      "Wrong". Os preços nos EUA é que são anunciados sem impostos. Fazendo o câmbio e somando os impostos, que é o que acontece na prática, como dá um número aproximado cria a ilusão do 1 dólar = 1 euro.

      Eliminar
    4. Muitos estados norte-americanos não têm IVA. Por isso o preço é mesmo conversão directa (se incluires os impostos claro mas o que interessa é o q te sai do bolso)

      Eliminar
  2. entendo q a qualidade se paga, mas a apple mais uma vez a quebrar a barra do exagero!

    ResponderEliminar