2012/09/08

Samsung Mobile Unpacked - IFA 2012 - Dia 1

Como já tinhamos revelado, estivemos em Berlim para o acompanhamento em directo do evento Samsung Mobile Unpacked e para ver as novidades apresentadas na IFA, representados pelo meu caro amigo Luis Correia, a quem passo a palavra para nos fazer o relato da sua aventura na capital germânica.



Foi com muito gosto que aceitámos o convite da Samsung Portugal para assistir ao vivo ao evento Samsung Mobile Unpacked em Berlim. Foram três dias sempre em movimento, onde podemos dizer com honestidade que o descanso era opcional.




A aventura começou às cinco da manhã no aeroporto da Portela, onde me juntei à comitiva rumo a Berlim. Por razões que me ultrapassam, viajar para Berlim, implica sempre uma paragem a meio do caminho. Se podíamos ter uma viagem directa com perto de três horas e pouco, a viagem total chega às seis horas.

Finalmente chegados a Berlim, depois do stress da recolha de bagagem, ficámos a aguardar pela chegada do resto da comitiva que voou a partir do Porto. Como já estavamos com atraso face ao previsto, fomos directamente para o restaurante, onde nos aguardava o Presidente da Samsung Portugal, pois tinha feito questão em conhecer os reporters e bloggers.

Após uma breve passagem pelo hotel para checkin e troca de roupa, seguimos para o Tempodrom, local escolhido pela Samsung para apresentar ao mundo os seus novos produtos.

Tempodrom, aspecto exterior

Media badge
Esta parte do evento já foi coberta aqui no Aberto até de Madrugada em directo, no entanto, ficam aqui umas fotos dos novos equipamentos:

Tablet com teclado Windows 8 Série Ativ

Ativ Tab
Galaxy Camera

Sim, é uma câmera com Android

Acessórios hipster

nem parece uma máquina fotográfica

mais acessórios, estranhos...



De todos os equipamentos que foram apresentados (família ATIV e Galaxy Note 2), foi a Galaxy Camera o que mais me fascinou.

A nível pessoal, não acho o Windows 8 assim tão inovador, com seu novo interface a não fazer grande sentido para equipamentos que não tenham ecrã táctil. Mas por algum motivo, todos os equipamentos que lá estavam com Windows 8 tinham ecrãs tácteis, o que favorece claramente o interface homem máquina. Caberá ao mercado dizer se está receptivo a estas novas funcionalidades e isso é algo que ninguém conseguirá prever.

Poderia dizer quase o mesmo dos equipamentos da série Note. Mas claro que os Note estão orientados para um mercado muito próprio, sendo que este novo modelo funciona como amadurecimento da linha iniciada com o Note original.




O Note 2 com a nova S-Pen, apresenta funcionalidades melhoradas como o modo "hover" que permite visualisar o conteúdo dos items sem termos que abrir. É também de notar os 1024 níveis de pressão que esta nova caneta consegue detectar.

Mas ao contrário do Windows 8, que irá vingar pela injecção maciça, os equipamentos da série Note têm lugar em mercados que não estão interessados na oferta da Apple, nem da Microsoft. Temos que ter atenção que todo o mercado que está neste momento virado para a oferta da RIM com o BlackBerry, quer mais do que teclados físicos e ecrãs que apesar de terem uma qualidade excepcional, a grande maioria não é táctil. E será aqui, na minha modesta opinião, que os Note irão vingar, pois é um tipo de equipamento que foi desenvolvido tendo como alvo o mercado empresarial.


[Em breve teremos o relato do 2º dia desta aventura em Berlim, com a visita à IFA]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)