2012/10/28

Faz as tuas Lâmpadas LED


A electricidade está cada vez mais cara, e se é "suícidio ecológico" manter as gastadoras lâmpadas incandescentes, muitos poderão já começar a olhar para as mais poupadas CFL como não sendo ainda tão poupadas como se desejaria.

Restam então as lâmpadas LED... mas infelizmente, as lâmpadas LED são ainda bastante caras, especialmente se forem de marcas de qualidade que garantam a longevidade anunciada.

Este projecto do Instructables mostra que não é muito complicado fazerem as vossas próprias lâmpadas LED (e usando LEDs de qualidade).


O principal aspecto a ter em conta é proporcionar uma dissipação adequadas aos LEDs - que sendo de alta-potência, ainda aquecem consideravelmente - uma vez que é a temperatura excessiva que mais irá reduzir a sua longevidade. Um destes LEDs a trabalhar sem dissipador, poderá "fundir-se" numa questão de poucos minutos, ou menos ainda.

Mas... se desenrascarem uma solução engenhosa (num destes exemplos, ele uso um velho dissipador de um CPU Pentium), podem ter bastante luz em vossa casa gastando ainda menos que as lâmpadas CFL.

2 comentários:

  1. Ora aqui está uma excelente solução para substituir as lâmpadas que tenho nos candeeiros!

    ResponderEliminar
  2. Com um condensador de 3uF + 4 díodos e um condensador electrolítico de uns 5uF dá para fazer a fonte de alimentação para uma pequena série de LEDs de 300mA.

    ResponderEliminar