2012/10/30

O "Rasto" Deixado pelos Aviões


Certamente já olhaste para o céu e viste aquelas linhas brancas deixadas pelos aviões a grande altitude. Mas afinal, o que são aqueles riscos no céu deixado pelos aviões?


Aqueles rastos são denominados de Contrails que vêm da junção das palavras inglesas Condensation Trails, ou seja: Rastos de Condensação.

Estes rastos são causados pelos gases a alta temperatura que saem dos motores e que, em contacto com o ar frio existente nessas altitudes, provocam a condensação e por vezes o congelamento das moléculas de água existentes no ar. Este fenómeno só costuma acontecer em altitudes acima dos 8 mil metros e quando a temperatura exterior é inferior a 40 graus negativos.

Ou seja, não tens que te preocupar, pois não se tratam de rastos de "fumo" causados pelos motores dos aviões; embora ainda não existam estudos conclusivos sobre quais os efeitos que estes rastos poderão ter no meio ambiente.

[por Pedro Cabido]

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da curiosidade! :) Pena que não se estude o impacto no ambiente, decerto fará algum mal tanto milhar de avião lá em cima a "riscar" o céu todo...

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, mas se "Estes rastos são causados pelos gases a alta temperatura que saem dos motores " é o q saiem dos motores, então isto "pois não se tratam de rastos de "fumo" causados pelos motores dos aviões" é verdade pq?!? Então n sao causados pelos motores?!?!
    Pode n se ter chegado a nenhuma conclusão cientifica, mas acho q é facil perceber-se, q tudo o q possa sair dos motores, decerteza q não faz bem à saude, hidrogenio é q n deve sair dali...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os motores a jacto continuam a produzir gases de escape, mas não são visíveis. E não têm nada a ver com estes rastos volumosos que se vêem, que no fundo são vapor de água.

      Eliminar