2012/10/07

S Beam da Samsung Fragmentador do Android?


Há quem já comece a apontar o dedo às funcionalidades extra que a Samsung tem implementado nos seus equipamentos, como o método de transferência S Beam no Galaxy S3, como sendo "fragmentador" da plataforma Android, por ser incompatível com o método standard Android Beam.

Este Android Beam permite transferir conteúdos facilmente entre dois dispositivos, bastando para isso tocar um no outro. O sistema usa o NFC para o contacto inicial, sendo a transferência feita através de bluetooth. Mas, o bluetooth não é apropriado para transferências de ficheiros de grandes dimensões (como vídeo FullHD gravados com o smartphone), razão pela qual a Samsung decidiu usar o WiFi Direct para o seu S Beam.

Para ser sincero, não vejo isto como um "problema". A tecnologia avança, e faz todo o sentido que as marcas tirem o máximo partido das suas potencialidades. Neste caso, penso apenas que o Google e os seus parceiros deveriam fazer acordos para usar tecnologias compatíveis para impedir que se venha a ter coisas deste tipo (uma pessoa quer transferir um vídeo de um Galaxy S3 para outro Galaxy S3 e funciona, e depois se o tentar fazer com um HTC, já não funciona, por exemplo).

Não me parece difícil imaginar que o Android Beam pudesse ser facilmente actualizado para passar a ter um pouco mais de inteligência e fazer uma verificação inicial das capacidades dos equipamentos envolvidos, e usasse o WiFi Direct caso ambos o suportassem, ou revertesse para Bluetooth como método base.

Tudo tem solução... se houver boa vontade entre os envolvidos. :)

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Se uma marca consegue tirar partido do avanço da tecnologia...força! Aliás será estranho se assim não o fizer. as outras é que têm que se mexer no próximo lançamento. Se a Samsung (neste caso) não permitisse que outra marca mesmo com a mesma tecnologia lhe fosse compatível...aí a história seria outra. Outra maçã digo eu :))

    ResponderEliminar
  2. Neste caso é a Google que está atrasada na tecnologia, WiFi Direct é bem melhor que bluetooth, mas só acrescento isto:

    Bump!

    O calcanhar de aquiles da app é não dar para transferir ficheiros, mas nem precisa de NFC.

    ResponderEliminar