2012/11/05

Android 4.2 com Maior Segurança anti-Malware


Já por cá temos discutido os potenciais riscos de se instalarem Apps de uma loja "aberta a todos", ou - pior ainda - quando se instalam Apps manualmente, de origens "sabe-se lá de onde"!

No novo Android 4.2, o Google tem no entanto um novo sistema que poderá evitar surpresas desagradáveis: quando instalam uma App que não tenha vindo do Google Play, o sistema irá perguntar-vos se querem verificar se as Apps são seguras. Um pouco à semelhança do que faz um anti-virus, mas aqui de forma mais inteligente - idêntica à que eu recomendei como os anti-virus deveriam funcionar nos PCs. Ou seja, em vez de estar continuamente a verificar o vosso sistema, este método verifica apenas quando vão instalar uma App, fazendo uma verificação nos servidores do Google (assim evitando que tenham localmente uma base de dados sempre crescente de todos os virus/malware conhecidos), e alertando-vos para o caso de ser uma App detectada como maliciosa.

Um método simples, e que não gasta recursos desnecessários.


Também alvo de modificações foi o ecrã que mostra as permissões que cada App pede, que agora é de interpretação mais fácil e imediata.

Por último no caso de Apps que tentem enviar SMS para números de valor acrescentado, surgirá também uma caixa de aviso a perguntar-vos se querem mesmo prosseguir com a operação.

Agora, só falta que este Android 4.2 chege a "todos" os Androids... pois o problema que falta resolver nesta plataforma é mesmo fazer com que as actualizações cheguem rapidamente a todos os equipamentos.

2 comentários:

  1. Como já referi num comentário anterior, tenho só há cinco dias um Galaxy S 2 com o Android ICS 4.0.4, pergunto se em primeiro o meu telefone suportará o 4.2 e se sim, se será possível passar directamente do ICS para este 4.2 sem instalar o Jelly Beam 4.1!? Espero não estar a dizer um enorme disparate!? Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. é possivel, mas por agora ainda nem saiu oficialmente o 4.1 para o galaxy s 2 e o 4.2 ainda tem muitos bugs deve demorar a sair se é que chegam a actualizar no entanto já dá para actualizar para 0 4.1 no S2 porque eu tinha um e actualizei de fontes não oficiais o sistema fica muito bom tipo note e s3 gasta é muita bateria a meu ver....

    ResponderEliminar