2012/11/05

Notícias do Dia

Já está a decorrer a votação para o livro O'Reilly que querem ver oferecido este mês.


Lealdade ao iPhone desce pela primeira vez


O clima de crescente insatisfação (ou mero cansaço) face aos iPhones e iOS da Apple parece começar a fazer-se sentir também nas estatísticas. Pela primeira vez desde o lançamento do iPhone, descresceu o número de utilizadores que diz que irá quase seguramente comprar um novo iPhone no futuro.

Ainda assim é preciso não esquecer que mesmo descendo, estamos perante níveis bastante elevados de lealdade à marca - nos EUA o número desceu de 93% para 88%; na Europa ocidental passou de 88% para 75%. Mas, parece-me ser sinal evidente que a Apple precisa mexer-se para que esta tendência de queda não se mantenha, ou até venha a acelerar nos próximos tempos.

Pessoalmente, há muito que venho a dizer que a Apple precisa de um "abanão"... e que todos têm a ganhar com um combate saudável entre Apple, Google e Microsoft, que os faça combater para que nos tragam os melhores produtos possíveis para o mercado. (E se estão a investir 3.4 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento este ano, é bom que em 2013 se vejam resultados...)



Tweets removidos via "copyright" agora Deixam aviso


A vossa voz na internet pode ser livre... até ao momento em que um detentor de direitos de autor pense que estão a violar os seus direitos. Até ao momento, os tweets que violassem esses direitos eram simplesmente removidos, como se nunca tivessem existido. Mas agora, com a mudança das regras no Twitter, esses tweets passam a ser subtituidos por um aviso de que o seu conteúdo foi removido devido a um pedido dos detentores dos direitos.

Não deixo de ficar preocupado ao ver que nem mensagens de 140 caracteres escapam à fúria e perseguição dos ditos copyrights... Não se estará a entrar numa fase em que a defesa dos copyrights se assemelha demasiado à censura?

Microsoft fora da lista das 10 Vulnerabilidades mais graves da Kapersky


Se noutros tempos seria habitual ver alguns produtos da Microsoft na lista do top 10 das vulnerabilidades consideradas mais graves... agora poderão ficar surpreendidos por não ver o nome da MS no top da lista compilada pela Kaspersky.

Nela encontramos, como habitualmente, o campeão de vulnerabilidades: a Adobe, que ocupa cinco posições neste top 10 de vulnerabilidades críticas (Flash, Adobe, Reader, Shockwave); com a Oracle e o seu Java a ocupar as duas posições de topo; a Apple, com duas falhas, no Quicktime e iTunes; e ainda o... velhinho WinAmp.

Aqui está um top 10 que todos gostariam de não fazer parte.


Google e Microsoft querem Frequências Livres no UK para Internet Gratuita?



Há muito que se fala da possibilidade do Google ter interesse em se tornar num operador móvel, e agora esses rumores voltam a subir de tom com o interesse que o Google e a Microsoft parecem ter nas frequências não utilizadas no Reino Unido. Esta apetecível fatia do espectro está actualmente atribuído para utilização pelas rádios e TV, mas não está a ser utilizado pelos operadores - e são muitos os interessados em se apoderar dele para o utilizar nas redes móveis de dados.

Será desta que o Google abala o mercado mundial dos operadores, com a oferta de acesso móvel à internet de forma gratuita? Vamos lá ver...

O que é certo é que a Comissão Europeia quee que todos os estados membro libertem mais espaço para as redes 4G, algo que terá que ser feito até Junho de 2014.



Curtas do Dia




Resumo da Madrugada

3 comentários:

  1. No que toca as frequências que a Google e a Microsoft desejam, penso que se poderia dar a volta de maneira relativamente fácil, usando as gamas 5GHz em banda não licenciada.

    O maior entrave será mesmo a emissão "omni-direcional" em vez do comum link ponto-a-ponto.
    Para não falar de uma outra série de problemas que daí possam advir...

    ResponderEliminar
  2. Junta aí mais uma notícia do dia.
    Tarifa plana na Vodafone Espanha
    - chamadas para qualquer número e SMS, ilimitados (não é bem ilimitado, por mês são 6000 minutos e 1500 SMS para 200 números) e
    - 1,5 GB de downloads (a 21,6Mbps) e 10GB de armazenamento: €35+IVA

    São 2 anos de assinatura com troca de smartphone no fim do período. Concorência em Espanha há - a tentar fidelizar/agarrar o cliente o mais possível. Criaram também uma tarifa que se justifica cada vez mais - assinatura conjunta para um smartphone e um tablet. Curiosamente, ilimitado em voz e SMS parece não haver problemas. Já com os dados não é assim. A €70 só dá 5GB á velocidade máxima, depois começa a cair.

    http://economia.elpais.com/economia/2012/11/05/actualidad/1352115883_433982.html

    ResponderEliminar