2012/11/07

Como Funciona o Espelho Retrovisor Anti-Encandeamento?


Quando conduzem durante a noite e um veiculo atrás de vocês vos ofusca com os faróis que reflectem no espelho retrovisor, a vossa primeira reacção será certamente activar aquela pequena patilha na parte de baixo ou atrás, que faz com que luminosidade do espelho baixe de intensidade.

Mas... já se perguntaram porque é que isso acontece?

O que acontece é que nestes espelhos com modo dia/noite é que o retrovisor consiste numa superfície reflectora espelhada na parte interior, mas com um vidro frontal com formato em "cunha" (mais grosso na parte superior e mais fino na inferior) cujo angulo é alterado pela tal patilha.

Portanto, quando o espelho está na posição normal, podemos ver o reflexo proporcionado pelo espelho traseiro, que reflecte cerca de 90% da luz que lhe chega da traseira do carro. Mas quando se vira o espelho para o modo nocturno, a mudança de ângulo do vidro faz com que o reflexo do espelho seja redireccionada, e passemos a ver apenas o reflexo da luz no próprio vidro, com muito menos intensidade (apenas cerca de 5% da luz) e que assim já não ofusca os olhos.

Nos veículos mais modernos esta comutação pode ser feita automaticamente, com base num sensor de luminosidade - e noutros ainda, este sistema foi substituido por espelhos com um vidro electrocromático, que pode mudar de cor e escurecer, limitando o brilho reflectido (sistema que também pode ser usado nos espelhos retrovisores laterais).

[por Pedro Cabido]

5 comentários:

  1. Errr... Falta um "n" no título! "Encandeamento".

    ResponderEliminar
  2. Então é para isso que serve a patilha debaixo do espelho.

    ResponderEliminar
  3. É com estes posts que vejo que sou pobre (não tão pobre assim já que tenho carro, mas mesmo assim pobre) xD

    ResponderEliminar
  4. Faltou explicar que apesar de só reflectir 5% da luz que é muito menos que os 95% do espalho principal, os nossos olhos focam essa origem porque o espalho principal não está a reflectir muito menos luz. Por isso é que o modo noite na cidade não funciona porque a luz que entra no carro é suficiente para tornar a origem principal mais luminosa que do espelho secundário. Acho que não consigo explicar melhor e ficou um bocado confuso mas o dom da palavra não nasceu comigo :P.

    ResponderEliminar
  5. O meu tipo escurece automaticamente se tiver algum palhaço com os máximos atrás de mim.

    ResponderEliminar

[pub]