2012/11/07

Resultados do Google perdem Coluna Lateral


Não será fácil fazer alterações numa página que é visitada por milhões de pessoas a cada hora... mas o Google resolveu retocar a página de apresentação de resultados das nossas pesquisas.

A principal diferença salta à vista para todos aqueles que estivessem habituados a usar as selecções de categorias (como imagens, notícias, etc) na coluna lateral - pois agora deixa de haver coluna lateral. A secção das categorias passa agora para uma barra no topo dos resultados, com algumas das definições mais avançadas - como a filtragem por dimensão de imagens, ou de notícias por data - a ficarem escondidas por trás do botão "search tools".

Como sempre... a reacção inicial não é lá muito agradável, pois muitas das vezes o rato já se está a dirigir ao local "do costume" na coluna... quando depois nos lembramos que agora já não é ali. A habituação certamente tratará disso, e esta opção tem as suas vantagens quando consideramos a utilização da página em dispositivos móveis como smartphones, onde uma coluna lateral rouba demasiado espaço. (Embora ache absurdo que o espaço que dantes era ocupado pela coluna agora sirva para... ter apenas espaço em branco num browser desktop - para não falar que se forem à secção "shopping", volta a aprecer a coluna lateral esquerda com as secções... trabalho semi-feito?)

Quais são as vossas primeiras impressões desta alteração - e como a encaram a médio/longo prazo depois do período de readaptação?

7 comentários:

  1. Por aqui ainda tudo continua igual, mas efectivamente deixar o espaço em branco, não me parece grande ideia... mas...

    ResponderEliminar
  2. Pois... Aqui também. tudo igual a ontem :)

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também continua tudo igual... A tempos tive (por momentos) o Google assim:
    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/413881_356157971078127_1527645299_o.jpg

    Na altura até tinha partilhado a minha "surpresa" no Facebook.

    Algo me diz que não vou gostar lá muito da ideia... :S

    ResponderEliminar
  4. Pelo o que se vê na imagem é como apresenta-se no iPad. Prefiro assim, um estilo mais "limpo"

    ResponderEliminar
  5. Durante as pesquisas desta tarde, passei do layout antigo para o novo :P

    ResponderEliminar
  6. Deste lado continua tudo na mesma.

    ResponderEliminar